Artigo, Astor Wartchow - Clima: perguntas sem respostas

- O autor é advogado no RS.

A ilustração é escolha do editor.

O debate acerca da questão climática planetária reune palpiteiros e cientistas. Há teses para todos os gostos. Otimistas e pessimistas. Mesmo os especialistas têm sérias e razoáveis divergências.
                
Também proliferam as teorias conspiratórias. Destacam-se  aquelas que relacionam a urgência e a dramaticidade a inconfessos objetivos comerciais e geopolíticos (jogos de poder entre nações).
                
Admitamos a procedência e a veracidade dos indicadores negativos e suas causas, e, inclusive, as datas futuras e limitrofes entre o hoje suportável e o futuro "inferno".
                
Porém, este quadro contraria a possibilidade de continuidade do modo de organização social (principalmente, desde a revolução industrial), seja tocante aos meios de vida, produção e consumo de bens industriais e alimentícios. 
                
CLIQUE AQUI para ler tudo.

10 comentários:

Anônimo disse...

SOS. Alguém tem que avisar esse pessoal que a terra tem 4,5 bilhões de anos. Utilizam-se dados de 150 anos para praticar o eco-terrorismo.

Anônimo disse...

Falta lucidez e honestidade nesses debates. A Eco-"G"retinice (trocadalho do carilho....foi inevitável) é absurda e cientificamente insustentável. Basta ler, buscar informação. Pq ninguém fala do aumento comprovado da atividade geotérmica- mensurável p/exemplo em Jellowstone? É isso que está aquecendo o planeta.
Agora sobre conter explosão populacional... passou da hora de abordar o assunto. Mas os muito ricos querem escravos em profusão. São piores que qqr faraó da antiguidade.
Outra abobrinha: derretimento da calota polar. Santa ignorância, Batman!...
Em 1912 ( época do titanic) havia profissão de "olheiro de iceberg", de tanto que se soltavam blocos de gelo, e não havia radares sofisticados. Veneza submerge, enquanto Peruíbe tinha oceano 3 km adentro, onde hj é terra firme. O mar vai e vem. Um dia, ele volta para Araçoiaba e deixa a Costa italiana "capisce"?
Mas, até lá o excesso de população voltará à prática do antropofagismo?

Anônimo disse...

Aquecimento global é uma grande armação para alguns ganharem muito dinheiro!

Anônimo disse...

Essa é a grande farsa, Aquevimento Global, do final do século XX e se estende pelo século XXI com outra nomenclatura, Mudança Climática. Todos sabemos que o Cliba no mundo muda em períodos próximos de 30 em 30 anos, estamos no periodo5de resfriamento Global até próximo a 2040.Coitado dos paises que já sofrem no inverno,com neves, frios intensos, a tendência e ficar frios intensos. etc...

Anônimo disse...

Super população...esse é o grande problema. Uma coisa leva a outra.

Ontem pela primeira vez vi um 'cientista' admitir o aquecimento do sol e a variabilidade natural do planeta, mas os eco-chatos insistem com suas 'gretinices'.

Anônimo disse...

Há 65 milhões de anos um meteorito gigante caiu no golfo do México e destruiu quase tudo sobre a faz da terra. A terra sobreviveu a a vida renasceu. O ecoterrorismo praticado por esquerdistas só serve a um objetivo, arrecadar dinheiro para combater o capitalismo. Aquela ONG que estava queimando floresta na Amazônia é um exemplo bem real. São capazes de qualquer coisa para continuar mamando do dinheiro dos governos. E o que aquela ONG estava fazendo lá? Nada, rigorosamente nada!

Anônimo disse...

Os ecoterroristas acharam uma forma bem criativa de arrecadar dinheiro. Eles sabem que toda essa questão do aquecimento e mudanças climáticas é uma farsa. Eles querem o dinheiro dos governos!

Anônimo disse...

Tudo, desarmamento, machismo, feminismo, ideologia transgênera, aquecimento global, mudanças climáticas, gayzismo, ateísmo, racismo faz parte de uma pacote que visa isolar, dividir e enfraquecer o individuo para que ele seja dominado como recentemente ocorreu na Venezuela mas o aquecimento e as mudanças climáticas são as formas mais eficientes de arrecadar dinheiro para abastecer os movimentos.

Anônimo disse...

O dia que EUA, China, Noruega, Inglaterra, Alemanhã, França, Rússia e Japão cortarem suas plantas industriais, pensamos em reduzir qualquer produção por aqui. Enquanto os grandes seguem queimando a todo vapor, vem querer impor amarras aos paises subdesenvolvidos.

Anônimo disse...

Quase o mapa da Terra Plana.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/