Artigo, Denis Rosenfield, Estadão - A nova direita

A ideologia de esquerda está perdendo espaço para a emergência de novas forças políticas
  
O quadro eleitoral mudou a face do País. Novos parlamentares, novos governantes. Os padrões que vinham orientando a conduta dos políticos sofreu uma brusca transformação, desde a importância da televisão, que perdeu a sua força em detrimento das redes sociais, até a afirmação do antipetismo como ideia transformadora. A ideologia de esquerda perde a sua aderência, abrindo espaço para a emergência de novas forças.

Até estas últimas eleições tínhamos um critério definido, articulado em torno da oposição PT-PSDB. O esquema vigente estruturava-se a partir de uma alternativa entre uma esquerda social-democrata e uma que detestava essa denominação, fazendo o jogo da democracia, apesar de não reconhecer o seu valor universal.

Os valores da esquerda funcionavam como uma espécie de terreno comum, balizando os termos da disputa. Segundo as necessidades eleitorais, os tucanos faziam uma leve inflexão à direita, para capturar os seus votos, embora não se reconhecessem nesse movimento.

CLIQUE AQUI para ler tudo

12 comentários:

Mordaz disse...

Ora, não existe esquerda democrática, a não ser como farsa.

Mordaz disse...

PSDB não ouviu a voz das ruas, ficando muito tempo envergonhando em ser anti-PT. Por fim, estava quase abraçando o PT, novamente envergonhado de confessar. Mostrou que era a mesma coisa que o PT em termos de corrupção.

Mordaz disse...

João Amoedo não tem força alguma da direita com 2,5% de votos. Até mesmo perdeu o barco da história não apoiando a direita no segundo turno.

Anônimo disse...

o texto esta cheio de bla, bla, bla e omite o mais importante (pelo menos na parte publicada no post)...

o responsável pela nova direita: professor Olavo de Carvalho...

o homem que pode morrer em paz porque viu, em vida, os frutos dos seus longos anos de trabalho e estudo, coisa rara de acontecer para pensadores e filósofos, cujas obras sempre tendem a repercutir tempos depois, quando ja se foram desse plano...

Chico Valente disse...

Faltou ao filósofo o relato da Teoria das Tesouras encenadas pelos declaradamente comunistas fabianos pt e psdb.
A teoria das tesouras formulada pelo assassino stalin propõe que enquanto uma segura a outra corta. Parecem oposição, parecem se opor, mas na verdade o objetivo é recortar a vítima, ora uma lâmina, ora a outra.
O que mais se tem visto é o psdb fazer "escadinha" para o pt.
É uma dupla de enganadores!

Anônimo disse...

Lenin O Genocida era social democrata até a revolução comunista de 1917. Tem que abrir o olho com esses sociais democratas.

Anônimo disse...

Cedo ou tarde sempre acontece algum ponto de inflexão em qualquer área. Aqueles que acham que podem viver a vida inteira em um determinada situação acreditando que nunca irá ter mudanças significativas, podem acabar no ostracismo ou sumiram da vida produtiva ou da relevância na sociedade.

Não é a toa que em regiões na liderança do desenvolvimento no mundo estão sempre procurando a próxima novidade, a próxima mudança, o próximo ponto de inflexão. Sempre se antecipando as mudanças e quando elas chegam, já estão preparados.

As empresas, políticas, profissionais e quem for na qual se antecipou a todas essa mudanças, foram eleitos, cresceram e tiveram mais sucesso. Está notório em todo lugar. Os que não souberam fazer isso, ficaram para trás. Sempre foi assim e sempre será, é a ordem natural da vida.

JOÃO FERNANDO CUNHA DA CUNHA disse...

o responsável pela nova direita: professor Olavo de Carvalho...
CONCORDO COM VOCÊ, anônimo das 17:09
OLAVO DE CARVALHO BATEU DURO, FOI IMPLACÁVEL E DESTRUIU UM POR UM OS ARTIFÍCIOS E TODA A ARGUMENTAÇÃO DAS ESQUERDAS.
NÃO HÁ MARGEM PARA ENGANO:
PT + PSDB + PDT + PSOL + PSTU + PCB + PC DO B + REDE= TUDO FARINHA DO MESMO SACO.
TUDO ESQUERDA ALINHADA IDEOLOGICA E PRAGMATICAMENTE.
TUDO COMUNISMO EM VARIADOS TONS.
FHC= fernando henrique cardoso É 1.000 VEZES PIOR DO QUE O PRÓPRIO LULA!
SERRA, FHC E LULA, DIVIDIRAM QUARTO EM HOTEL QUANDO FUGIRAM.
SÃO CU E CALÇA UM DO OUTRO E VICE VERSA.
NÃO VI AINDA A CONFIRMAÇÃO DE OLAVO DE CARVALHO PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO!
ASSISTI, NO YOUTUBE O OLAVO DE CARVALHO ACEITANDO O CONVITE. E SÓ.

Anônimo disse...

Eu não vou subestimar esse Partido Novo, nem o João Amoeado e nenhuma novidade que surgiu nesses últimos anos. O MLB também começou pequeno, com pouco força em 4 anos já ajudou a eleger vereadores, prefeito de capital, agora governador, deputado federal e apoiou o presidente eleito. Em apenas 4 anos. O partido Novo elegeu o governador de Minas Gerais, o terceiro estado mais rico do Brasil. Isso é um feito enorme para um partido recente. Eu nunca vi na vida nenhum movimento igual ao atual, onde lideranças e partidos novos ganharam eleições relevantes em um espaço tão curto de tempo.

Partidos antigos como o PT demoraram 22 anos para eleger presidente e para cargos menores demoraram muito mais tempo. Esses atuais partidos conseguiram feitos altamente relevantes com 4 anos de existência e candidatos que venceram sendo a primeira eleição deles na vida.

Não subestime a modernidade. A sociedade brasileira esta mais exigente, mais informada, mais experiente, mais organizada e com mais recursos financeiros. Esse tipo de situação favorece candidaturas de personalidades novas porém com um nível maior de qualificação e recursos financeiros.

João Dória arriscou, venceu 2 eleições seguidas de primeira. Roberto Justos, Luciano Huck e outros mais poderiam ter ganho eleições de senador, deputado federal, governador e outros mais se tivessem tentado. Mas visar somente a presidência é um erro muito grande.

E é bom lembrar que atualmente há um movimento de economistas valorizando mais cargos de prefeitura e governadores por que estão mais próximos ao povo e cuidam de problemas e situações mais próximas da sociedade, defendem a decentralização da economia. E essas figuras como Amoedo poderão fazer isso. João Dória se antecipou e já está fazendo.

Anônimo disse...

17;09- olavo de carvalho um mestre- concordo- merece-obrigado olavo

Anônimo disse...

professor Olavo foi ridicularizado, metaforicamente cuspido, zombado e achincalhado quando falava, SOZINHO, sobre o Foro de SP...

agora que a realidade se desnuda tem muita gente querendo tirar casquinha da coragem e do conhecimento do professor...

conheci o trabalho do professor ali por 2007, 2008 através do saudoso True Outspeak, uma espécie de programa de radio pela internet...

não havia imagens, produções, penduricalho algum...

apenas a voz de um homem dividindo conosco, por UMA HORA, todo o seu conhecimento de maneira GRATUITA...

e havia semianalfabeto que cobrava 200 mil por palestra para transmitir burrice e a mais completa estupidez...

e tinha quem pagava...

Anônimo disse...

O astrólogo olavo de carvalho expôs verdades como a estratégia das tesouras mas também várias asneiras ao longo dos anos... como dizer que o nazismo é de esquerda e várias outras.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/