Artigo, Luís Milman - A ralé e a desordem institucional

- O autor é jornalista e filósofo

 O país atravessa momento de aguda crise política, com a dissolução de fato de seu sistema partidário, imerso na corrupção revelada pela Operação Lava-Jato e com a deterioração de sua escora institucional, o sistema judicial superior, vazado pelo casuísmo atrelado a interesses oligárquicos. O estado brasileiro está, assim, em condição falimentar. Os partidos, numa república constitucional, são entidades que representam o povo, em seus diversos segmentos, apenas se tiverem a capacidade de o organizarem politicamente e, nessa medida, o afastarem de tentações extravagantes, como a salvação autoritária. Para isso, devem possuir capital moral e consistência programática, justamente as virtudes cívicas das quais, nos últimos anos, os grandes partidos nacionais se afastaram.  Já no plano judicial, a degeneração ocorre quando a aplicação da justiça se torna o seu contrário, passando a ser condicionada pela proteção de grupos ou indivíduos privilegiados. O Supremo Tribunal Federal, que se tornou palco rotineiro de disputas de vaidade e de acusações de má conduta recíprocas por parte de seus membros, de modo inaceitável ainda se expõe à sociedade como fonte de insegurança jurídica, de desordenamento, pelo simples fato de admitir, ou pior, ameaçar, alterar decisão consagrada em jurisprudência recente, quando está em jogo a execução da pena de um ex-presidente, por corrupção e lavagem de dinheiro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

7 comentários:

Brasil acima da lei dos poderosos disse...

Desordem gera luta para se restabelecer a Ordem. O STF está sendo avalista do embate civil que se aproxima. Entre a sobrevivência da Nação e a dos ministros irresponsáveis deste STF, o que se escolhe?

Anônimo disse...

--O Brasil parece o celeiro de filósofos... poderíamos até exportar...

Anônimo disse...

Matou a pau com esse artigo! O Brasil não pode ficar refém de 11 "ministros" canalhas corruptos nomeados por políticos corruptos, vamos pras ruas hoje, eu estarei no Parcão...
...IMPEACHMENT, EXONERAÇÃO, CASSASSÃO SEJA LÁ O QUE FOR, O FUTURO DO BRASIL NÃO PODE FICAR NA MÃO DE 11 PILANTRAS...ME AJUDA AÍ FFAA!

Anônimo disse...

filósofo...eee

Anônimo disse...

Vamos pra rua hoje pessoal 03/04/18, o Brasil não pode ficar nas mãos de 11 "ministros" pilantras corruptos indicados por políticos pilantras corruptos! ME AJUDA AÍ FORÇAS ARMADAS!

EU VOU ESTAR NO PARCÃO AS 18:00hs!

Chamamento do candidato do partido Novo, Mateus Pereira para as manifestações contra esses canalhas do STF, hoje no Parcão:
https://www.facebook.com/MateusBandeiraRS/videos/469209496815319/

Anônimo disse...

Parabéns.

Anônimo disse...

A Degradação do STF chegou ao seu limite. A impunidade consentida por esses, está ficando insuportável. Extinção do STF! Prisão em segunda instância é muito tempo. Deveria ser prisão em primeira instância e discute-se recursos preso. O povo não deve mais aceitar ordeiramente, pois tornaram o país e Leis em desordem.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/