Senado aprova reforma política mitigada, mas é um bom começo

O Senado aprovou nesta quarta-feira, em primeiro turno, por 58 votos favoráveis e 13 contrários, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece o fim das coligações nas eleições proporcionais a partir de 2020 e cria cláusula de desempenho para acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda gratuita de rádio e TV. De autoria dos senadores tucanos Ricardo Ferraço (ES) e Aécio Neves (MG), a emenda quer conter a proliferação de partidos no país. A medida ainda tem de ser aprovada em segundo, previsto para ocorrer dia 23, e, depois, será encaminhada à Câmara, onde deve enfrentar maiores dificuldades.

Encaminharam contra a medida o PT e a Minoria. 

Segundo levantamento feito pelo GLOBO, a aprovação da cláusula de desempenho pode acabar com 26 dos 35 partidos existentes hoje. Segundo a PEC, para superar a cláusula de barreira, os partidos precisam atingir 2% dos votos válidos em todo o território nacional, além de obter 2% dos votos válidos em, pelo menos, 14 unidades da Federação. O cumprimento de apenas um desses requisitos não é suficiente para que o partido ultrapasse a cláusula de barreira.

14 comentários:

ATENTO disse...

CLARO O PT ESTÁ DIMINUINDO,SUMINDO,TENDE A SER UM MICROPARTIDO

Unknown disse...

PT... sempre atravancando a nação!!!

Façanha, o advogado do povo disse...

Diga-nos quais são esses 26 partidecos?

Anônimo disse...

TEM QUE ACABAR COM OS SINDICATOS,TUDO UMA MÁFIA,COORDENADOR PELO PT.ESSA OBRIGATORIEDADE DO DESCONTO SINDICAL É UMA EXTORSÃO.TEM SINDICALISTAS QUE ENRIQUECE POR ESTE BRASIL AFORA.NUNCA TRABALHARAM,MAS LIDERAM UM BATALHÃO DE FUNCIONÁRIOS DE MILHARES DE EMPRESAS,DESCONTANDO UM BELO DESCONTO NO CONTRA CHEQUE DO TRABALHADOR.QUADRILHEIROS.

Anônimo disse...

Tá boa mas não é suficiente.

Anônimo disse...

Tem que limitar, 8 partidos é mais que suficiente para atender todas as tendências de Direta, Centro e esquerda.Até porque o povo não quer saber de direita, esquerda de cima ou de baixo, o povo quer competência e honestidade, fazer mais com menos, usar bem seus impostos pagos.Nesses 14 anos não vimos competência e estamos vendo o quanto foram maléficos para o povo, pelo menos para a grande maioria, em torno de 85% foram prejudicados.

Anônimo disse...

Celebrar a cláusula de desempenho para acesso ao fundo partidário e horários gratuitos é como agradecer ao estuprador por usar preservativo antes do atentado violento ao pudor.

O fundo partidário e o horário gratuito são as verdadeiras indecências.

Partidos políticos devem sobreviver e fazer suas campanhas com doações. Se temem o abuso do poder econômico, mais sensato seria estabelecer limites ao que podem gastar com campanhas e comerciais nas mídias.

As igrejas sobrevivem (e muito bem) há milênios só de doações, e não conheço qualquer caso de padre ou pastor que tenham morrido de fome, a não ser por iniciativa própria, o que é outro caso.

Agradeço o espaço.

Anônimo disse...

No Brasil é sempre assim, só se faz algo quando já não é mais possível adiar ou empurrar com a barriga e quando afeta todo mundo, principalmente as elites políticos e empresariais do país.

O Plano Real do Itamar Franco só foi feito por que o Brasil passou de 1965 até 1992 passando por instabilidades de todos os tipos. Instabilidade política com a queda do João Goulart, 20 anos de ditabranda militar, presidente morto na redemocratização, eleição indireta do Sarney afundando em hiperinflação o país, um político criado do nada pela rede globo como o Collor afundando mais ainda com planos econômicos e escândalos. Enfim, de 1965 até 1992 o Brasil só teve instabilidade em quase todas as áreas. Como não suportavam mais tanto caos resolveram tomar vergonha na cara e fazer um Plano Econômico, Político e Social que funcionasse e fizeram um Plano Real de 20 anos que funciona até hoje. Mas por que fizeram e deu certo? Por que todo o país precisava disso e os ricos, empresariado, políticos e os poderosos precisavam mais ainda para sobrevivem economicamente aí apoiaram o plano por muito tempo. Agora é a reforma política que o povo não aguenta mais tantos partidos, tantos escândalos, tanta burocracia, tanta imoralidade e etc. Como o povo nunca tem vez para nada por que nunca tem acesso a cargos estratégicos a única forma de protestar é votando nulo e branco em toda eleição. Em 2016 já é a segunda ou terceira eleição que os votos brancos e nulos são a maioria em cidades ou estados importantes como São Paulo e Rio de Janeiro e os políticos ficaram desesperados por que não foram eleitos ou reeleitos como esperavam e o povo resolveu apoiar os novatos como Dória Jr, Bolsonaro e outros mais que foram tirando espaço de velhos marajás mafiosos. Então como os políticos não conseguem mais sobreviver com o sistema atual, resolveram mudar para benefício próprio e não do país e do povo. Isso demorou de 1988 até 2016, foram 32 anos de enrolação.

E assim por diante. Reforma Tributária sempre é adiada, reforma fiscal sempre é adiada, reforma trabalhista sempre é adiada, reforma educacional sempre é adiada, reforma industrial sempre é adiada, reforma na saúde sempre é adiada.

Então me diz algo. Dá para confiar em um país desses onde todo mundo só pensa em benefício próprio? Tanto o povo quanto os pseudo líderes em qualquer área? Todo mundo que precisou resolver algum problema na vida durante esse período de enrolação e adiantamento de reformas foi prejudicado, perderam empregos, perderam vidas, perderam oportunidades, perderam saúde, perderam negócios, perderam viagens, perderam bolsas de estudos, perderam projetos e etc simplesmente por que o maldito congresso não queria trabalhar e os congressistas não queriam tomar medidas impopulares adiantadas para ter recompensas futuras.

Por isso que nos USA o povo apoiou o Trump por que ele prometeu tomar medidas impopulares porém poderão ter grandes benefícios futuros. Povo lá aprendeu a sofrer sacrifícios, se adiantar o máximo que puder em tudo, aprender a valorizar conquistar duradouras a longo prazo e etc. Por isso são líderes em quase todas as áreas. Já aqui, é o país da enrolação, do jeitinho, da preguiça, do egoísmo, dos aproveitadores, dos imediatistas por isso nada por aqui é duradouro. Povo só pensa em tirar proveito em um determinado momento e depois querem continuar mantendo isso o máximo possível.

Não é a toa que tem aumentado muito a popularidade de políticos novos, sem experiência em cargos públicos que prometem reformas impopulares e não precisam do cargo público para viver logo tem mais liberdade para tomar decisões impopulares. Vai do Trump nos USA até o Dória Jr em São Paulo, povo quer gente nova com atitude, resultados e ação. Estão cansados de velharias cheia de vícios, sem atitude, sem resultados e com raras ações com puro marketing.

Anônimo disse...

BOA, SÓ QUEM É CONTRA COMO SEMPRE SAO OS PARTIDECOS VERMELHOS REDE, PSOL, PCDB COMUNISTA DA BANDEIRA VERMELHA , PT

Anônimo disse...

O PLANO REAL NAO ERA DE ITAMAR FRANCO QUEM ELABORA PLANO É O MINISTRO DA FAZENDA QUE ERA O FHC E A EQUIPE ECONOMICA TAMBEM ERA DE FHC, O FALECIDO ITAMAR FRANCO ERA BEM FRAQUINHO NEM ERA PRESIDENTE ERA VICE .PRESIDENTE ERA O COLOR ELE APENAS FICOU NO LUGAR DE COLOR PORQUE COLOR CAIU FORA

Anônimo disse...

PARABENS AO PSDB COMO SEMPRE COM OS MELHORES PROJETOS E PLANOS JA APROVARAM O QUE PROIBE INDICAÇAO NA DIRETORIA DA PETROBRAS POR PARTE DE POLITCOS AGORA TEM QUE TER EXPERIENCIA E CURRRICULO P SER DIRETOR NAO VAI MAIS SER INDICADO COMO FEZ O PT.....

Anônimo disse...

A ÚNICA e verdadeira REFORMA é com O VOTO DISTRITAL, o resto é perfumaria.

Anônimo disse...

Terminar com o FORO PRIVILEGIADO = IMPUNIDADE. Todos somos iguais perante as leis. Justiça para todos. Isso se tornou vergonhoso para o país. Renan Calheiros tem 11 processos, não responde a nenhum e é presidente do Senado. Isso só acontece no Brasil. Não tem moral para coisa alguma.

Anônimo disse...

adoro parabens chega de trocentos partidos se nao cortasse agora seria pior pois tem 35 na fila inscritos para se tornarem partidos, assim iamos ter uns 70 partidos em breve

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/