Câmara conclui votação que abre o pré-sal para investidores internacionais

A Petrobrás está desobrigada de ser a operadora exclusiva de todos os blocos de operação do pré-sal no regime de partilha de produção. Isso porque a Câmara dos Deputados concluiu, na noite dessa quarta-feira, a votação do Projeto de Lei 4567/16, exatamente como veio do Senado. Até então, a empresa era obrigada a participar de todos os contratos, o que se torna inviável em tempos de crise financeira. 

Com a mudança na Lei, o Governo espera aumentar a participação privada na exploração dos campos. 

Para entrar em vigor, basta a sanção do presidente Michel Temer.

Segundo explicou o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), vice-líder do governo na Câmara e designado para defender a proposta em plenário, a Petrobras passa a ter opção, de querer ou não participar. Pela legislação atual, a petrolífera atua como operadora única dos campos, com uma participação mínima de 30% nos consórcios. Com a nova legislação, mais flexível, a estatal passa a ter o direito de abrir mão de campos que considerar inviáveis ou pouco interessantes economicamente.

O que disse o deputado gaúcho, ainda há pouco, em conversa com o editor:

- De acordo com especialistas, o investimento no setor de petróleo pode subir dos atuais US$ 20 bilhões anuais para cerca de US$ 50 bilhões. educação e saúde”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Como assim?
Diziam que o pré-sal não existia que era uma invenção do PT para se perpetuar no poder.
Os mais otimistas diziam que era economicamente inviável.
Agora virou um baita negócio!

Anônimo disse...

Pois é, petralha azarado 16>32, bem na horinha que ias meter a mão prenderam
teus colegas de "trabalho", hem???

Anônimo disse...

Infelizmente a ORCRIM roubou tanto da Petrobrás que ela ficou sem dinheiro para investir mais no pré sal. No momento a saída realmente é esta, abrir ao capital estrangeiro a exploração do pré sal. Só assim aumentará a produção e criará mais empregos gerando mais impostos para a União.

Anônimo disse...

nao se sabe ainda se tem pre sal mas parabes agora vai poder ser explorado

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/