Artigo, Claudia Costin, Follha - Por uma universidade relevante

Há poucos dias, a “Folha” divulgou seu ranking de universidades do país, o RUF, baseado em dados do Censo do Ensino Superior do Inep e de entrevistas com acadêmicos e empregadores. Usou cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização. Com base neles, assim como é feito por outras instituições no mundo, como o Times Higher Education ou o Shangai Jiao Tong University, a qualidade de cada universidade é comparada com as demais.

Ao ler o resultado, pareceu-me oportuno refletir sobre a contribuição da universidade para o desenvolvimento do Brasil. Afinal, para que um país cresça de forma integrada, a universidade surge como um caminho para formar cidadãos autônomos, tornar a nação mais independente no governo dos seus destinos, pronta para uma inserção competitiva no cenário internacional.

CLIQUE AQUI para ler mais.

10 comentários:

Anônimo disse...

Algumas de nossas universidades não se preocupam em que seus alunos sejam destacados. Exemplo:um aluno de uma de nossas universidades particulares ao se candidatar a uma vaga para o mestrado no Reino Unido,apesar de ter sido o melhor aluno do curso,teve que recorrer a outros professores para obter uma carta de recomendação de determinada disciplina porque a mestra em questão não forneceu a referida carta sem nenhuma justificativa. Mesmo assim o referido aluno foi aprovado para o mestrado nas 8 universidades em que se inscreveu,sendo aprovado com louvor. Feito o mestrado e de volta ao País,recebe frequentemente telefonemas da universidade inglesa interessada em acompanhar a carreira do seu ex aluno,que vai muito bem obrigado.
A sua antiga universidade jamais se interessou em saber como ele vai na carreira. Isso se chama falta de envolvimento,desinteresse o aluno é um mero tomador de serviço e no momento que se encerra o contrato,adeus

Anônimo disse...

Ah, a velha Cláudia Costin, é a mesma MINISTRA DA DESBUROCRATIZAÇÂO do Collor de Mello?

Anônimo disse...

O problema da nossas universidades é o aparelhamento politico ideológico. Enquanto não se fizer uma limpa nada vai mudar.

Joel

psmorales disse...

A folha não tem credibilidade, seus critérios são totalmente ideológicos e iguais ao PT.

Anônimo disse...

Concordo, a Universidade brasileira deveria inserir-se no Século XXI. O problema é que nossas Universidades públicas ainda vivem a Guerra Fria,a luta de classes, a ditadura do proletariado, a revolução castrista de 59 , a divisão ideológica. Uma lástima ,falta de visão, perda de tempo e desperdício de dinheiro público !!!

Anônimo disse...

Essa Cláudia já trabalhou no Banco Mundial, trabalhou na Secretaria da Cultura em SP, e foi do Ministério da Administração do FHC. Parece que a passagem dela pelo governo do Estado em SP foi desastrosa. Isso tem que verificar...

Porque o Instituo Millenium não entrevista um profissional da Educação sobre o tema das Universidades?

Anônimo disse...


O maior desastre por conta dessa tal claudia costin foi a invenção de triste lembrança do fator previdenciário do inss (naquele tempo o instituto também ia quebrar e os que fosse se aposentar deveriam, então, pagar a conta) aprovado pelo então presidente fhc e adotado pelos governos delle e della, de modo que nos últimos 20 anos subtraiu em torno de 35% do valor da aposentadoria via inss. Hoje parece morar nos eua e que bom se ficasse por lá para sempre.

Anônimo disse...

folha, estadao, uol,. yahoo, bol... sao todos vermelhos assim como os comentaristas da globo news

Anônimo disse...

fhc com o fator previdenciario era para ser pouco tempo mas o pt nao fez nada e continuou

Justiniano disse...

A universidade brasileira forma repetidores de questões. Não há nenhum senso critico nas universidades, os professores fazem que ensinam e o alunos fazem que aprendem.

As universidades jamais fazem pesquisa de mercado para ver as necessidades de cada área, porque, imagina nós somos doutores sabemos melhor que o mercado, isso é a soberba das universidades.

A China cada grande empresa tem uma universidade própria para atender a sua demanda de mercado. Isso o ocidente não aprendeu a fazer, quando a GM ou a Ford vão ter uma universidade, a maioria das fábricas de automóveis chinesas tem universidade. O mesmo ocorre no setor eletrônico chinês. Hoje os bolsistas chineses estão nas melhores universidades europeias e americanas buscando know-how e levando para as universidades e empresas chinesas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/