TCU diz que Dilma recebeu 467 presentes como presidente e levou 461 embora para MS, RS e Rio

O Tribunal de Contas da União já concluiu seu relatório sobre os presentes recebidos pelos ex-presidentes Lula e Dilma Roussef, no qual ambos são acusado de se apropriar de bens públicos.

Lula saiu com 23 jamantas de Brasília. Ontem, em Brasília, duas jamantas estavam no Alvorada recolhendo pertences de Dilma. 

A força-tarefa da Lava Jato, Curitiba, recebeu hoje todos os documentos da auditoria patrimonial feita pelo TCU.


Segundo o TCU, Lula e Dilma receberam um total de 1.073 presentes, enquanto ocupavam a presidência. Desse total, 361 foram considerados de uso pessoal. Os outros 712 foram incorporados ao patrimônio dos próprios. Fizeram a gentileza de deixar, para o país os 15 restantes;

A auditoria do TCU identificou “graves irregularidades” no tratamento dado por Lula e Dilma aos presentes que receberam, durante o período em que estiveram no Planalto.

Segundo o tribunal, o Decreto 4.344/02 determina que todos os presentes recebidos em cerimônias de troca de presentes, audiências de chefes de Estado, visitas e viagens oficiais devem ser incorporados ao patrimônio da Presidência... e não ao do ocupante do cargo.

As exceções admitidas pela lei são os presentes de uso “personalíssimo”: bonés, camisetas, perfumes, gravatas, chinelos e medalhas gravadas com o nome da pessoa.

14 comentários:

Anônimo disse...

Devolvam o que não lhes pertencem.

Anônimo disse...

Lula e Dilma deixaram somente 15 ( quinze) presentes dos 1073 ( mil e setenta e tres ) recebidos como Chefes de Estado. Os mais de1000 ( mil ) presentes, Lula e Dilma levaram consigo . Das duas uma , ou " nao sabiam" , por ignorancia , que os presentes recebidos na condicao de Chefes de Estado pertencem a Uniao ou sao simplesmente ladroes. Caso prevaleca a ultima opcao, o lugar de ladrao eh na cadeia. Pelo menos isto eh o que meus pais e professores das Escolas Publicas em que estudei me transmitiram !!!

Anônimo disse...

NUNCA ANTES NESTE PAÍS UM EX-PRESIDENTE SURRUPIOU OS PRESENTES RECEBIDOS E QUE, AFINAL, PERTENCEM AO ESTADO BRASILEIRO. ESSE É O DNA DO PETISMO.

Anônimo disse...

Já tinha falado aqui e no facebook, e volto a falar:

Para uma mulher só, é muito caminhão pra carregar a muamba que não cabe em um apartamento.Deve estar fazendo igual ao LULA que os presentes recebidos pela PRESIDENTE são só dela e não do ESTADO BRASILEIRO.

Tem que botar ordem na casa (Presidência).

Anônimo disse...

Nem os grandes grupos de rock possuem uma logistica deste porte, vergonha em dose dupla, roubar, e não poder carregar.

Anônimo disse...


Políbio,

Você é jornalista e sabe das coisas, e, como não encontro resposta para duas perguntas, que considero importantes, gostaria que você me ajudasse.
1-Com quantas jamantas Lula chegou em Brasília para assumir a presidência e o que
ele levou?
2-Com quantas jamantas Dilma chegou em Brasília para assumir a presidência e o que ela lavou?
Acho que este problema é apenas meu pois não encontro ninguém preocupado com entradas e saídas de jamantas em/de Brasília
transportando pertences de presidentes.

Ficarei muito grata,

FLÁVIA




ALMANAKUT BRASIL disse...

Se tivesse uma réplica do cofre do Ademar de Barros ela também levaria!

Anônimo disse...

Chinelos...ela se diz honesta. Baita ladra. Mesmo que ir na casa do Contribuinte e roubar algo da casa. Estes presentes são do acervo da União. Acho que Polícia Federal deve ir atrás do Patrimônio da Uniao.

Anônimo disse...

Devolver? Isto é coisa pra honesto.

Anônimo disse...

JAMANTA. Agora o editor foi longe. É melhor explicar para os mais jovens o que é jamanta.hehe

Anônimo disse...

Muita esculhambaçao...

CaioB disse...

Será que levou também um congelador cheio de aves congeladas?

Anônimo disse...

Podem chamar eufemísticamente de peculato.
Eu chamo de ROUBO.
São gafanhotos deixando terra arrasada por onde passaram.
Que a nação jamais esqueça de seus crimes.
Ser pobre nunca foi passe livre para ladrão. Os humildes honrados são esbofeteados por essa corja que usa isso como desculpa.

Anônimo disse...

Garanto que os seis presentes que ela não quis,não valem nada.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/