Eis o que o secretário Schirmer precisa saber para abrir novas 2.100 vagas no Presídio de Canoas

O editor conversou há pouco com o secretário de Segurança Pública de Canoas, RS, Alberto Koppitke, que mandou este recado para o novo secretário estadual da área, Cezar Schirmer:

- Mande os líderes das facções criminosas para presídios federais de segurança máxima.

São 5 presídios federais e neles há vaga.

O RS também precisa de um presídio federal de segurança máxima.

A idéia é desobstruir vagas e imobilizar chefes de organizações criminosas.

O município de Canoas colabora ativamente para que o governo estadual conclua e coloque em funcionamento três mega-unidades do novíssimo presídio local. Só a unidade 1, 390 vagas, está em operação, mas as unidades 2, 3 e 4, 700 presos cada, embora com seus prédios totalmente concluídos, dependem da instalação de bloqueadores de celulares, contratação de 500 agentes penitenciários e de 60 brigadianos para funcionar. A infraestrutura (esgotos, fiações, salas de aula, arruamento externo) e a "vestimenta" das novas unidades podem ser concluídas rapidamente, até porque as verbas já existem.

 

13 comentários:

Anônimo disse...

.....depende de bloqueadores de celular. A esquerda constrói presídios no centro das cidades...façam os presídios lá no chuí, longe das cidades.

Anônimo disse...

A correta grafia das palavras da língua portuguesa não é requisito para ser um bom jornalista?

Anônimo disse...

Joguem os vagabundos no mar. OU pra ficar mais barato no arroio Diluvio, a morte sera instantanea.

Anônimo disse...

O exemplo vem de Santa Catarina botou containers como celas e foi aprovado.

Anônimo disse...

A VENDA DA FDRH VAI GERAR UNS 20 MILHÕES,SÓ PARA REFORMAS DOS PRESÍDIOS,VAI AJUDAR BASTANTE.

Unknown disse...

Temos que partir para Colônias Penais ou Cooperativas de Presidiários... tem que produzir alguma coisa útil... só o trabalho dignifica o homem... e o recupera!!!

Anônimo disse...

Tem um lugar melhor, Santa Vitória do Palmar! Há espaço de sobra.

Anônimo disse...

Com o Schirmer na Segurança vamos ter mais do mesmo...
Total insegurança e o mesmo mimimi de quem não tem compromisso nenhum com a seriedade...
Se fosse sério, na sua administração NUNCA teríamos tido uma boite Kiss ...

Anônimo disse...

Fujimori no Peru, colocou os lideres do Sendero Luminoso em presidios de segurança máxima e incomunicável, acabou com o grupo em pouco tempo . Não sabemos o motivo que com os novos governos no Peru essa facção está retornando.

Anônimo disse...



Faltou lembrar que só poderão transferirem os apenados que as facções permitirem.
Vide o caso ocorrido nesta terça, onde um preso não foi conduzido pela SUSEPE, porque os lideres da facção não permitiram;

06/09/2016 11h52 - Atualizado em 06/09/2016 12h47
Júri é cancelado após facção impedir saída de preso do Presídio Central
Caso ocorreu na manhã desta terça-feira, em Porto Alegre
Felipe Daroit
felipe.daroit@rdgaucha.com.br

Despacho da juíza cita que preso não foi deslocado pela Susepe.
Foto: Reprodução
Uma sessão do Tribunal do Júri marcada para às 9h30 desta terça-feira (6), em Porto Alegre, foi cancelada porque uma facção criminosa que atua dentro de presídios impediu que o réu fosse levado pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). O preso Arílson Luiz de Oliveira seria julgado na 1ª Vara do Júri por dupla tentativa de homicídio. No entanto, a Susepe esteve no Presídio Central para fazer o deslocamento, mas não levou ele para o Fórum porque os criminosos que integram a facção impediram que saísse da galeria. O Judiciário foi comunicado sobre o ocorrido.

Em despacho, a juíza presidente da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Taís Culau de Barros, citou que "embora tenha sido intimado, o réu não foi conduzido pela Susepe sob alegação de que os apenados da facção "bala na cara" teriam se recusado a sair da galeria. Dessa forma, estando o réu preso e não tendo sido conduzido, impossibilita a realização da sessão".

O promotor do Ministério Público Eugênio Amorin, que iria atuar na sessão, taxou a situação como um fracasso. Segundo ele, o fato de hoje exemplifica como o Estado não tem mínimo controle dos presídios.

"A facção "os bala na cara" impediu o deslocamento do réu e não houve autoridade pública da Susepe para ingressar nas galerias e levar o réu coercitivamente. É o fracasso das instituições. Nós somos dominados e não dominamos. Quem manda no sistema prisional são os criminosos e não as autoridades. Alguma coisa tem que ser feita, imediatamente", desabafou.

Com o cancelamento, o júri foi remarcado para o dia 16 de setembro, às 9h30.

GAÚCHA

elias disse...

A primeira coisa é dar um pe na bunda dos juizinhos que gostam de bandidos. E são quase todos!
A segunda é dar um ´pe na bunda dos juizinhos que são extremamente preguiçosos. Que marcam inumeras oitivas para não darem seus despachos e penas.
Em terceiro - armem a população e vejam com simpatia os que conseguirem matar essa bandidagem que julga, penaliza e mata em segundos qualquer um sem dó nem piedade.
Quarto e mais importante: proibam votar em lixo!

Anônimo disse...

A extinção da FDRH e a troca do terreno por vagas de presídios vai ajudar em muito os investimentos em segurança pública, com o corte de despesas inúteis gastos com a fundação poderão ser realocados para contratações na SUSEPE e na BM

Anônimo disse...

Não foi responsabilidade da SUSEPE a não apresentação do preso a justiça foi sim incompetência da BRIGADA MILITAR que é quem administra o presídio Central.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/