Artigo, coronel Paulo Mendes, Correio do Povo - A segurança e a responsabilidade de todos

Em 1988, com o advento da Constituição da República – a cidadã – foi introduzido um capítulo específico para a Segurança Pública, iniciando-se pelo seu artigo 144: “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio [...]”.
         
Pois bem! O legislador constituinte sabendo do tamanho e envergadura do tema – Segurança Pública – introduziu o texto “direito e responsabilidade de todos”, ou seja, “todos” passaram a ser corresponsáveis pela nossa “segurança” do dia-a-dia. Parece-me, que ali, no “todos”, vislumbrou-se a possibilidade de melhorar a segurança da população ou quem sabe de “tirar” a responsabilidade do Estado.
         
Mas vamos em frente, o que “todos” fizeram neste tempo? 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

13 comentários:

Anônimo disse...

POLIBIO! ESTIVE EM 4 CIDADES DO PERU, E EM CADA UMA HAVIA CENTENAS (SEM EXAGERO) DE POLICIAIS ENCHENDO RUAS, ESQUINAS E PRAÇAS DA ÁREA CENTRAL, ENVOLVENDO POLÍCIA MILITAR, POLÍCIA DE CHOQUE COM ESCUDOS,POLÍCIA FEMININA, POLÍCIA TURÍSTICA, POLÍCIA DA CIDADE (SERENAZGO), POLÍCIA EM VEÍCULOS E POLICIA EM MOTO; O POVO PASSEIA NAS RUAS À NOITE TRANQUILO E NÃO ASSISTI UM FURTO, UM ROUBO OU OUTRO DELITO; EM UMA PASSEATA DE PROTESTO DE SINDICATO, A POLÍCIA DE CHOQUE ACOMPANHOU O GRUPO LADEANDO O MESMO COM QUATRO TURMAS DE 6 POLICIAIS CADA, COM ESCUDOS, MANTENDO-OS NO CURSO DA RUA, EVITANDO EVENTUAL INVASÃO OU DEPREDAÇÃO. ISO OCORRE POLÍBIO, EM QUALQUER PAÍS DO MUNDO, MENOS NO COMUNOPETISTA BOLIVARIANO BRASIL. TRÁGICO.

Anônimo disse...

Concordo plenamente! Está na hora da população exigir um setor público mais eficiente e menor, muito menor. Não faz sentido tantos tributos para receber tão pouco.

Anônimo disse...

Quando os "politicos"sentirem que já não têm segurança nenhuma, aí correm chamar homens de saco roxo,Militares,"como dizia um ex presidente" ou elegem um Fujimori brasileiro com pulso firme para colocar nossos Senderos Luminosos em seus devidos lugares.No Brasil o que mais está tendo, são gestores, politicos covardes e uma sociedade cada vez mais acovardada.Como um jovem que serviu a Patria e manuseou todo tipo de armamento, depois de ir para a reserva não pode possuir uma arma para sua defesa,da familia ou da sociedade?Brasil, Pais de Tolos.

Alberto disse...

Estamos em guerra e a reação deve ser à altura de uma batalha.

Unknown disse...

Constituição da República(1988)... boas intenções cidadãs mas, na realidade, propiciou más ações de bandidas!!!
Ela teve a finalidade de proteger cidadãos em um estado dito autoritário, mas o que houve, de fato, foi proteger maus cidadãos bandidos que tornaram o estado refém!!!

Anônimo disse...

Este "TODOS" a que se refere a CF, seriam os mesmos cidadãos de bem que o ESTADO desarmou, ou os bandidos armados até os dentes e sem controle por parte deste mesmo estado?

Anônimo disse...

Coronel, coronel...Constituicao cidada? Onde? Onde esta a liberaca das armas para nos cidadaos de bem?
Deve ser mais um milico preocupado com a sua "cidadania": aposentadoria...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Este nunca sera um pais livre de verdade! Formado pelos restos da Europa...deu nisso! Kkkkkkkkkkkk!

Anônimo disse...

Ao anonimo das 09:13 hs e a quem tiver curiosidade, verifiquem no Google a Biografia do Presidente do Peru. Como podemos avançar no Brasil votando nos menos instruidos/competentes em pleno século XXI? Século do conhecimento, Século da informatização. O povo vota em quem ainda discute ideologias do Século XIX, ideologias do atraso.

CaioB disse...

Excelente artigo e excelentes comentários.
Devemos nos ater ao fato que nas últimas três décadas a ideologia comunista e esquerdista está mandando no Brasil, fazendo a cabeça dos brasileiros a aceitar os seus propósitos de destruição da nossa atual sociedade em favor de uma nova ordem.
A destruição da Segurança Pública é um dos pilares dos seguidores do mal, para chegar aos seus propósitos.
Na política, primeiro "destroem" os adversários, haja visto que desde 1990 não há candidatos à presidência república que não acene ou seja identificado com a esquerda.
No poder promovem direta ou indiretamente as suas diretrizes em direção ao desastre.
Os mal-intencionados orquestram e definem parâmetros e os idiotas-úteis as executam, estes se achando heróis na ação de suicídio.
Temos que acordar deste torpor, incentivar matérias como este artigo, colocar e cobrar dos nossos dirigentes eleitos as ações que nos coloque no bom rumo.

Anônimo disse...

MENOS BUROCRATAS PARA ROUBAR O NOSSO DINHEIRO COM MULTAS E LEIS, E MAIS POLICIAIS PARA PRENDER OS VAGABUNDOS E NÃO QUEM TRABALHA.

MENOS JUÍZES LADRÕES QUE RECEBEM SALÁRIO DE NOSSOS IMPOSTOS PARA DEFENDEREM BANDIDOS OU DAR-LHES "DIREITOS DOS MANOS"...

MENOS OAB E MAIS POLÍCIA!!!!

PAU NOS VAGABUNDOS É ESSA MINHA RESPONSABILIDADE.

A RESPONSABILIDADE DA SOCIEDADE É EXIGIR A VOLTA DO DIREITO DE PORTE DE ARMA E AUMENTAR A SEGURANÇA PRIVADA!!!

Anônimo disse...

Boas soluções para esses problemas são priorizar vagas em penitenciárias para quem quiser usufruir desse tipo de serviço. Para não sair muito caro, basta explorar a mão de obra do penitente (presidiário) em obras de infraestrutura. Assim, o sistema será autossustentável. E tudo isso está permitido na Constituição da República, mas é prpreciso que algum alfabetizado a interprete corretamente.

Anônimo disse...

Se liberar o uso de armas,minha parte na segurança eu faço.Protejo a mim e minha familia.
Com todo o respeito,coronel,mas cara feia não assusta bandido.O que assusta bandido é a capacidade da policia de caçar e eliminar quem não cumpre as regras de convivencia social.

Anônimo disse...

PRIVATIZEM AS PENITENCIARIAS COMO É FEITO NOS PAISES RICOS

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/