Artigo, Astor Wartchow - O preço de uma ilusão

A maioria dos povos admira e gosta das olimpíadas. Afinal, é uma extraordinária e pacífica reunião de pessoas e nações em torno dos esforços de superação das limitações físico-humanas.
Mas, gostar não basta como razão para uma nação sediar os jogos. À época da candidatura, e conseqüente escolha do Rio de Janeiro como sede, muitos brasileiros foram contra. Aliás, como acontecera nas demais cidades candidatas.

E por quê? Por causa do excesso de comprometimento de dinheiro público e o prenúncio de escândalos e corrupção, a exemplo do que ocorrera no Pan-Americano (Rio de Janeiro, 2007).
Recordemos. Cinco anos antes dos jogos do Pan, a União, o Estado e o município do Rio de Janeiro afirmaram que gastariam R$ 409 milhões na organização. Pois a conta alcançou R$ 3,7 bilhões. Um custo 800% maior que o previsto!

O Pan-Americano custou muito mais que qualquer outra edição dos jogos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Pan-Americano, Copa do Mundo de Futebol, Olimpiadas . Em nenhum desses eventos o povo foi consultado se concordava ou nao em sediar a sua realizacao. A resposta provavelmente seria um "NAO" . Foi decisao do megalomaniaco Lula, assessorado pelo PT , com a concordancia da Presidenta autoritaria. Pura propaganda!
A conta ja chegou , expressa em mais de 12 milhoes de desempregados, caos na Saude, Educacao e Seguranca Publica e as contas publicas no vermelho !!!

Anônimo disse...

Uma tremenda lavagem cerebral de rede bobo. Ficam passando a mao na cabeca de atletas mediocres e descompromissados. A rede fatura muito com os jogos. Estou pagando para que um punhado de atletas tenham um vidao no Rio!

Anônimo disse...

ILUSÃO em relação ao "pré-sal"; Ilusão em relação a uma estatal como salvadora do Brasil; ILUSÃO, principalmente, sobre a pessoa de um ANALFABETO FUNCIONAL, com personalidade psicopata liderar um País continental.


Anônimo disse...

E sempre tem uma raposa de plantão pra dizer que o problema do país é a aposentadoria do sevidor público, não é memsmo?

Anônimo disse...

POLÍBIO,TUDO ISSO,COPA,OLIMPÍADAS,COPA AMÉRICA,TODOS ESTES EVENTOS FUTEBOLÍSTICOS,CARNAVAL,E ATÉ ENCONTRO DE GRANDE LÍDERES MUNDIAIS,NÃO PASSA DE UMA GRANDE ILUSÃO E FANTASIA.DESTES JOGOS NADA SE TIRA DE PROVEITO PARA A VIDA,PORQUE NÃO PASSA DE UMA COMPETIÇÃO FERRENHA,ESSE PAPO DE UNIR OS POVOS É BALELA,NO FUNDO FICAM SE PEGANDO NO PAU.ONDE EXISTE COMPETIÇÃO,JAMAIS EXISTE A PAZ.

Anônimo disse...

Alguns ganham muito dinheiro com isso, essa é a realidade.

Anônimo disse...

A Copa de 1998 na França foi nitidamente manipulada para a França ser a campeã. Muitos atletas da seleção brasileira de futebol que estavam nos bastidores saíram envergonhados, um deles foi o Edmundo e o outro foi Leonardo. Mas todos ficaram calados até hoje para manterem seus empregos. Mas na época a França estava em uma situação econômica problemática e um título mundial de futebol poderia dar um melhorada no ânimo do povo. E deu certo. Esses eventos grandiosos são muito usados para isso. Autopromoção dos dirigentes esportivos e políticos da época, uma meia dúzia de atletas vencem em alguma modalidade e quem realmente lucra são os patrocinadores e as instituições internacionais, além das TVs. Cansei de ver histórias de atletas que não ganham nada depois desses eventos, em termos de "legado".

Foram 31 Olimpíadas na história e os eventos que deixaram "legado" conta-se nos dedos. Geralmente os países mais bem colocados nos quadros de medalhas são países que levam o esporte amador e profissional muito a sério desde a escola básica até os grandes eventos. Como os USA, Rússia e China que usam o esporte como projeto nacional para se mostrarem mais eficientes do que os demais concorrentes. Só lembrar das Olimpíadas de 1980 na Rússia e 1984 nos USA, a rivalidade entre os 2 era nítida.

Hoje virou negócio de multinacionais lucrarem mais e de atletas pré-fabricados que ganham milhões. O Resto só vê pela TV e paga a conta.

Anônimo disse...

Legado mesmo é o sistema educacional dos Estados Unidos que há 1 século forma campeões esportivos e acadêmicos. É impressionante, de 31 Olimpíadas 16 os USA foram o número 1 em quadro de medalhas. Não é a toa que os melhores centros de treinamento estão lá. Tem atleta do mundo todo treinando lá. Isso sim é legado. O resto é propaganda para enganar desavisados.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/