Análise, Bradesco - Redução da população ocupada no segundo trimestre ocorreu de forma desigual entre as regiões do País

O aumento da taxa de desemprego do País, de 8,3% para 11,3% entre o segundo trimestre do ano passado e o segundo trimestre deste ano foi observado, ainda que em velocidades diferentes, em todas as regiões brasileiras. 

Isto foi o que analisaram os economistas do Bradesco, esta manhã, na sua newsletter diária. O editor replica o que recebeu:

A região Sudeste apresentou a maior alta, nessa base de comparação, ao passar de 8,3% para 11,7% no período. O resultado refletiu o recuo interanual de 0,9% da população ocupada, bem como a alta de 2,9% da população economicamente ativa (PEA). A região Sul também apresentou retração de 0,9% da população ocupada, fazendo com que a taxa de desemprego subisse de 5,5% para 8,0%. Chama atenção a forte redução de 3,9% da ocupação na região Nordeste, também em relação ao segundo trimestre de 2015, que levou a taxa de desocupação crescer 2,9 pontos percentuais, ficando em 13,2% no trimestre findo em junho. No Norte, o declínio da ocupação foi mais ameno, de 0,2%. Assim, o desemprego cresceu 2,7 pontos percentuais, atingindo 11,2% no segundo trimestre. Por fim, o Centro-Oeste apresentou alta interanual de 0,2% da ocupação, fazendo com que a taxa de desemprego da região registrasse a menor elevação do País, ao passar de 7,4% para 9,7% entre o segundo trimestre do ano passado e o mesmo período deste ano. Acreditamos que a estabilização da atividade em curso, que tem se dado de forma desigual entre os setores e as diversas regiões do País, tende a amenizar o avanço do desemprego nas grandes regiões. A recuperação da produção industrial nos últimos meses, juntamente com o desempenho positivo esperado do setor agropecuário, deve levar as regiões Sudeste e Centro-Oeste, principalmente, a apresentarem altas mais moderadas da taxa de desemprego.

4 comentários:

Anônimo disse...

reclamam de desemprego mas a industria dos processos trabalhistas só aumenta e muitas vezes por oportunistas...

Unknown disse...

É a carroça na frente dos bois... a locomotiva nacional sendo puxada pelos vagões... marcha a ré...

Anônimo disse...


Eu participei das mobilizações pela derrubada da Dilma.
Tudo continua igual ou pior.
O desemprego, um dos principais motivos, SÓ AUMENTOU

Anônimo disse...

BRADESCO É UM ROUBO PIOR QUE HSBC!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/