Sondagem industrial sugere alta da produção em maio

As informações da Sondagem Industrial, divulgadas na última sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), sugerem novo aumento da produção industrial em maio. O indicador de produção subiu 1,7% na margem, descontados os efeitos sazonais, sua segunda elevação consecutiva. No mesmo sentido, o número de empregados cresceu 2,3% em relação a abril, também excetuada a sazonalidade. Já a Utilização da Capacidade Instalada ficou praticamente estável no período, ao passar de 64,1% para 64,0% na série dessazonalizada. Por fim, os estoques apresentaram leve elevação de 0,2% na margem.

Em São Paulo, os dados são menos otimistas.

A indústria paulista cortou 7,5 mil vagas em maio, de acordo com dados divulgados na sexta-feira pelo sistema Fiesp/Ciesp. Em termos dessazonalizados, o resultado corresponde a uma queda de 0,6% do nível de emprego na margem, marcando a décima sétima contração consecutiva. Na comparação interanual, houve retração de 9,7%, fazendo com que o emprego na indústria paulista acumulasse declínio de 9,1% nos últimos doze meses. Acreditamos que o desempenho negativo do mercado de trabalho no setor industrial persista nos próximos meses, ainda que em menor intensidade.

Nenhum comentário:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/