Saiu primeira reintegração no caso dos 200 trabalhadores demitidos pela CEEE

Já saiu a primeira reintegração ao emprego da leva de 200 trabalhadores demitidos por ordem do presidente da CEEE, Paulo de Tarso. A ordem judicial diz que o empregado Aimar Franco de Franco pediu liminarmente, reintegração ao emprego, sob a modalidade de tutela de urgência. O trabalhador pediu a anulação da sua despedida, em razão de demissão coletiva praticada pela CEEE-GT, já que ela "foi baseada em critério ilegal e discriminatório, que não foi objeto de efetiva negociação, além de desmotivada, pois trata-se de empresa integrante da administração indireta".

A CEEE começou as demissões sem concluir negociações com os trabalhadores e sequer aceitou a proposta de implementação de Plano de Demissão Voluntária.

Foram demitidos até mesmo empregados com mais de 30 anos de contrato, alguns dos quais trabalharam no plano de governo de Sartori.

CLIQUE AQUI para examinar a decisão da Justiça do Trabalho.

23 comentários:

Anônimo disse...

Pergunta: E esse cidadão devolverá a quantia que recebeu por conta das verbas recissórias?

Anônimo disse...

Editor:

Já são dois os reintegrados. E isso sem contar as decisões ainda mais favoráveis que irão ocorrer no TRT.
Paulo de Tarso, de modo truculento, não aceitou um PDV proposto pelo super moderado Desembargador Silvestrin do TRT e menosprezou aquela corte judiciária. Seria de longe o PDV mais barato para uma empresa, de todos os que foram lançados no Brasil.
E ano que vem o número de reintegrações irá disparar. Isso em face da maneira com que o judiciário trabalhista entende a indenização em dobro de que trata o art. 4º da lei 9029 de 1995. Essa interpretação faz com que a maioria dos demitidos entrem com ações de reintegração no ano que vem.
Mais de 70% dos casos de demissões em estatais, muitos deles do Trensurb, sob a batuta do diretor da CEEE que agora vai concorrer à Prefeito de Novo Hamburgo tiveram decisões de reingresso no TRT e isso apenas com o fundamento da necessidade de o ato ter que ser consistentemente motivado, conforme decisão do STF de 2013.
Pouco antes do Paulo de Tarso demitir, porém, deu-se decisão no TST envolvendo o Banestedes do ES em situação similar a da CEEE. E isso foi informado ao arrogante que não deu bola, pois acha que não será enquadrado em gestão temerária.
Calcula-se que em 2018 essa atitude temerária, troglodita e desnecessária de Paulo de Tarso, e seus amestrados diretores, irá gerar um passivo trabalhista superior a R$ 350 milhões. Com menos de dez por cento desse valor ele teria feito o PDV do Sivestrin e ainda com longo parcelamento.
Sartori traiu suas promessas de campanha ao colocar um inexperiente e desconhecedor do setor elétrico na CEEE. Espero que o MP e o MPT enquadrem esse Paulo de Tarso porque por trás das demissões existem objetivos não republicanos. Quem viver verá.

Anônimo disse...

A Justiça do Trabalho vai se responsabilizar pelo pagamento do salário do reintegrado? A empresa está proibida de falir? A medida abrange os clientes, que ficarão obrigados a dar lucro à empresa? Estão revogadas as leis de mercado?

Anônimo disse...

Assim o Brasil vai indo aos pedaços brincando com dinheiro público.O Brasil é uma merda com o dinheiro do povo.Quando Colares era Governador, a Neusa Canabarro,Secretária, deu um canetaço e todos os cedidos foram para a rua.resumindo,anos depois todos voltaram,onerando os cofres públicos,ninguém ganhou menos que 150,200 mil de indenização e a reintegração do emprego.Se deram bem os servidores.Bastava dar a ordem para todos os servidores voltarem para seus órgãos de origem,ao invés disso foram demitidos.Depois veio a paulada.O Estado gastou milhões em indenizações.Este é o País em que vivemos.Onde nada dá certo.Nada.

Anônimo disse...

Os advogados trabalhistas vão deitar e rolar sobre as burrada do inexperiente e truculento Paulo de Tarso. Sartori deveria demitir esse péssimo gestor que está trabalhando junto com o ex deputado Barbedo para entregar a fundação Eletroceee ao time do Barbedo. Referido time quebrou o sindicato e o plano de saude.
A bem estruturada Eletroceee será quebrada por Barbedo e Sartori é o pmdb irão pagar a fatura por muito tempo. E Paulo de Tarso é tucano. Uma das maiores nulidades da ceee. Quase vendeu o terreno de 33 ha a preço de banana ano passado. Estava tudo acertado com a RBS e denúncia do editor adiou aquela maracutaia.
Barbedo e Grippa, que vão dominar a Eletroceee já deram prejuízos para a fundação no passado. E agora vão partir fundo com muita sede ao pote. Os aposentados vão sentir na pele isso. Mas ai será tarde demais.
Eletricitarios aposentados e que irão se aposentar terão que se contentar com o inss. Porém, alguns idiotas seguem apoiando Paulo de tarso em troca de cargos. São uns vermes!

Anônimo disse...

"Depois não digam que eu não avisei".
Este será o manterá repetido à exaustão, pois o que está por vir - reintegrações e aumento das despesas juridicasa - foi dito e afirmado inúmeras vezes. Paulo de Tarso e seus asseclas, do alto de sua ímpáfia e arrogância, fizeram -se de surdos. E agora, senhor gestor? Vai manter em zero o provisionamento das ações? Assunto para o MP e para a BOVESPA.

Anônimo disse...

Tche ! Os patetas dos contribuinte vão pagar, como sempre.

Anônimo disse...

Os reintegrados terão que devolver as parcelas rescisórias de multa e o aviso prévio. Mas pela lei 9029 de 1995 podem receber meses não trabalhados em dobro. Empresa estatal não entra na lei de falências. Paulo de Tarso enganou a sociedade com a cascata da falência. Setor elétrico teve rombo de mais de 100 bilhões com a MP 579 da Dilma. Os medíocres assessores da diretoria anterior ajudaram aquela gestão a dar mais de 2 bilhões de prejuízo para o grupo ceee com a adesão a MP 579. Copel, Cemig etc não aderiram aquela porcaria. Esses vermes se aliaram ao Paulo de tarso na ansia de demitirem os experientes. Rubrica compra de energia consome de 70 a 80 por cento da ROL receita operacional liquida da distribuidora. Já a Folha de 11 a 13 por cento da ROL.
No primeiro trimestre de 2016 a distribuidora da ceee deu lucro superior a 195 milhões. E judiciário vai perceber que esse lucro aconteceu com os demitidos ainda na Folha.
Paulo de Tarso enganou aos tolos gaúchos, mas não o fará sempre. Vai cair a máscara desse sujeito.

Anônimo disse...

É incrível o corporativismo, até mesmo demonstrado aqui nos comentários, que os empregados celetistas da CEEE acharem serem tratados como personalidades de último quilate. Ora o que essas pessoas tem baseadas no seu orgulho e egocentrismo para achar que o Governo tem que manter tudo que é empresa e fundação, só aqui neste estado atraso mesmo para essas coisas acontecerem, em um Estado sério essa CEEE já tinha sido privatizada.

Anônimo disse...

ESTATAL só presta para seus funcionários e políticos!

CEEE é a grande geradora da DIVIDA do Estado do Rio Grande do Sul.

Tem funcionários aposentados que recebem remuneração em dobro, um parte fundação ou do caixa do estado. Tudo homologado por Juiz trabalhista. Juízes estes que quebram a produção e o Estado, aumentam desempregados ao criarem mais despesas.

Anônimo disse...

É o resultado da gestão de pessoas desqualificadas que fazem listas e demitem com critérios inventados! Foi uma demissão persecutória, o critério foi vil, a idade! Quem fez 55 anos foi demitido!
Qual o juiz vai ser a favor disso?

Anônimo disse...

Não é questão de proteção de empresas estatais e coisa e lousa, para esse pessoal que está malhando a CEEE e os empregados tem que entender que ninguém é contra demissões, só que tanto na área pública ou privada, existem regras, não pode entrar um psicopata, um político, que olhe para cara de um empregado e por não gostar ou para por alguém no seu lugar, resolva demitir!
Não adianta inventar critérios, ninguém é bobo, pelo menos a justiça não está sendo!
Se fosse você que está postando e na iniciativa privada, iria buscar seus defeitos com certeza na justiça!

Anônimo disse...

Já era de se esperar! Os desmandos desse psicopata que o governador Sartori colocou na CEEE estão ficando famosos! Não é só demissões intempestivas , existe perseguição aberta a colegas que ele imagina estar contra ele!
Ó sujeito tem mania de perseguição e está fazendo a empresa virar um caos!

Anônimo disse...

À CEEE parou! Esse Paulão, presidente, congelou o orçamento e brigou com todos os seus diretores! Motivo foi que os diretores querem tocar a empresa e ele não da autonomia para eles!
Não libera recursos para as obras, tranca todos as licitações, está inviabilizando tudo!

Anônimo disse...

Não serão as últimas demissões, O presidente pretende demitir mais 600 pessoas, assim vai continuar acabando com a CEEE , depois vende para os paulistas, deixa a dívida para o RS, é claro, ou ninguém avisou pra o Sartori que é assim?

Anônimo disse...

Qual juiz que avaliando como se deram as demissões, unilateralmente, com a motivação mentirosa , pois. não existia prejuízo em nenhuma das empresas, com critério de idade, o que vai contra até o estatuto do idoso, vai ser a favor da empresa?

Anônimo disse...

Só ignorantes acreditam ser a ceee responsável pela dívida do RS. Isso vale, e só parte, para o Banrisul que para ser mantido no RS tem causado, desde 1997, um serviço da dívida superior a 3 bilhões por ano. Em 1997 dois terços da distribuição da ceee foi privatizada com arrecadação de 3 bilhões para o RS. No PR, MG, SC etc optaram por se livrar dos bancos estaduais pelas exigências do PROER. De novo a gauchada foi contra a maré. Bastaria ter passado o Banrisul para o BB, como fez SC ou privatizar como fizeram outros Estados e se teria 3 bilhões a mais ao ano no tesouro do RS. Políticos gaúchos ouvem apenas os fazendarios burros. Ceee é vítima da classe política mais incompetente do Brasil e de alguns eletricitarios como o ex deputado Barbedo. Mas agora Paulo de tarso o queridinho da fiergs e da rbs vai entregar a Eletroceee para o Barbedo quebrar. Vai rolar muito pixuleco.
Se o governo do RS passasse o Banrisul para o BB os empresários venais que devem ao Banrisul seriam cobrados. Isso nossos políticos não querem. Em lugar de malhar a ceee vão se informar seus ignorantes!

Anônimo disse...

É incrível como ainda tem ignorantes que acreditam nas balelas que os pro privatização alardeiam. Essa história de estado máximo X estado mínimo é coisa velha. Importa ser bem administrado. E isso não acontece com pessoas despreparadas e politicamente indicadas. RBS está na corda bamba. Gerdau idem. Agora vão deixar voltar o monopólio da distribuição no RS? Vamos reclamar da tarifa pra quem?

Fernando disse...

Só a privatização salva os contribuinte gaúchos de ter que pagar altissimos salários para a maioria destes Marajás. Sim! ainda existem Marajás.

Anônimo disse...

E lá nave va!
Tudo conforme o planejado, agora só falta entregar a CEEE para quem pagar mais!
Paulão está a serviço, precisa levar grana, vai lá, põe mais uns 400 pra rua e entrega logo!

Anônimo disse...

Como disse Malba Tahan( Júlio César de Mello e Souza) em seu livro O Homem que calculava: " Enquanto os cães ladram a caravana passa".

Anônimo disse...

Quero destacar que tanto o Presidente quanto os Diretores foram alertados pelo Jurídico da empresa, pelos Advogados de todos os 14 Sindicatos, pelos Juízes do TRT 4 e pelo Conselho de Administração. Fizeram de modo conciente, então......

Anônimo disse...

Que papelão vem fazendo esse presidente da Ceee. Esse palhaço vem de fora do estado, não sabe nada de energia, nem de administração, cai de paraquedas na maior empresa de prestação de serviços do estado e se acha um reizinho?
Ninguém chamou esse infeliz e deu o norte para o sujeito?
Que tal? Demite, persegue, faz e acontece e ninguém diz que gaúchos não são capachos não?
Sartori tu é uma besta mesmo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/