Cheguei a Porto Alegre para fazer um curso em 1979. No
Centro. Ainda havia alguns indícios de "centro". Passadas mais de
três décadas, passeio pelo centro em 2016. O que vejo? Na quadra principal da
Rua da Praia, 10 farmácias. Duas livrarias meia-boca. Lojas fechadas. Nenhum
café. Restaurantes? Nem falar. E a praça da Alfândega tomada por barracas.
Venda de quinquilharias. E mais farmácias. Sujeira pelo chão. Prédios mal
cuidados. Descendo por algumas ruas, encontra-se até um cortiço. Em ruas
próximas, pessoas andam com suas bolsas seguras na parte da frente do corpo.
Furtos a mancheias. À noite, conta-se que há tiroteios. E proxenetismo.
Por que os governos municipais deixaram que o Centro se
degradasse a esse ponto?
CLIQUE AQUI para ler tudo.
24 comentários:
Coitada de Porto Alegre.Anos nas mãos dos petistas corruptos...agora com o Fortunati,que até fez alguma coisa com a praça da Alfândega e pretende modificar a rua da praia,salgado filho,mas aquele charme de cidade grande,ou aquelas cidades que apostam num centro aconchegante,com bares,cafés,restaurantes,sem maloqueiros com suas tendas,não existe.E se entrar uma Luciana Genro da vida,se preparem para a Capital Gaúcha voltar no tempo,com carroças,maloqueiros sujos,fedorentos com suas bandeiras vermelhas fazendo protestos.Assim caminha a capital que tendo com seu quintal o grande rio lago Guaíba.
É muito fácil explicar. Qual cidade no mundo resistiria a 3 anos de Alceu Collares, 16 anos de PT (Raul Pont, Olivio Dutra, Tarso duas vezes e Verle), 5 anos de Fogaça e mais 6 de Fortunatti !!!! è como se todo mês jogassem uma bomba atômica em cada região da cidade. São 30 anos initerruptos de administradores incompetentes i otras cositas mas.
É que a esquerda gosta mesmo é de degradação!! Lutam por ela, dia e noite!! E o povo...o povo? Que povo?
FOI O PT, FOI A ESQUERDALHA VAGABUNDA PORTO ALEGRENSE, FORAM OS PORCOS COMUNISTAS... EIS AI O SOCIALISMO DO PT
O centro de São Paulo também está abandonado, esse são legados dos escarlates.Falam muito e produzem pouco ou nada.
Mas tu Sr. Lênio era ou ainda é partidário dos petistas, não reclama. Eu me lembro bem dos programas do Flavio Alcaraz onde você , Maria do Rosário e outros petistas faziam a festa. Te muda para Paris. Bem feito. Quer ver imundície vai pegar um ônibus em baixo do Camelódromo aí tu vais ver o estado de Porto Alegre dos petistas que só fazem para as periferias.
Quer ver outra cidade entregue é Novo Hamburgo. Adivinha qual o partido do prefeito?
Joel
Efeito da administração popular, ou seja, povão gosta de comer/beber qualquer coisa em qualquer lugar, até sentado na sarjeta, sem frescura, tudo é bom. Saudades do Centro, tomado pelas "zelites".
Dezesseis anos de administração do PT seguido Fogaça e depois por Fortunati, que é PTralha de coração (se é que PTralha tem coração).Dá pra entender ou quer que eu desenhe? Se der Luciana Genro esse ano, vamos mudar o nome da cidade para HAVANA do Sul!
ESSE SENHOR É UM DOS QUE AJUDOU A FORMAR ESSE BOLSÃO DE MISÉRIA COMO MEMBRO DESSA ESQUERDA CAVIAR...MUITO ME ADMIRA O ESPANTO DELE, DEVERIA ESTAR CONTENTE ERA TUDO QUE ELES MAIS LUTAVAM.
Do ponto-de-vista ideológico em nada me identifico com as ideias do Dr. Leno Streck. Contudo, em relação ao seu post que trata do Centro de Porto Alegre(Centro Histórico)não posso deixar de acompanhá-lo na irresignação. Nos anos 60, saíamos das aulas na Faculdade de Direito da UFRGS, à noite, e ainda assistíamos algum filme nos cines Cacique e Guarani. E, depois, se podia, tranquilamente, fazer um lanche e só depois ir para casa.
Não havia qualquer problema de segurança ou violência. Tinha um colega que morava na Salgado Filho, local de pessoas de destaque na sociedade de Porto Alegre (O pai desse colega havia sido deputado estadual e exercia a medicina, com destaque, em uma cidade do interior.
Saudades dessa Porto Alegre bucólica, ingênua, se preparando para se 'cosmopolizar'.
Atualmente, quem ousar cruzar pela rua dos Andradas depois das 20;00 horas, com toda a certeza, estará na iminência se sofrer as mais diversas violências, inclusive contra a própria vida.
O lamento do Dr. Streck, ainda que lúcido, veraz e lamentoso, não terá qualquer atenção dos nossos políticos. O mais certo seria as nossas instituições republicanas (e o MP - órgão ao qual o brilhante Dr. Streck atuou por muito tempo - é uma das mais relevantes)ensinarem nosso povo a votar. As eleições municipais se avizinham e, com outro lamento, constataremos que esses mesmos criminosos que infestam a nossa Câmara Municipal e a Prefeitura serão reconduzidos.
Quem cruzar, pela manhã, embaixo do Viaduto da Borges de Medeiros ficará perplexo com algo que nem Graciliano Ramos poderia descrever. É a miséria ao extremo objetivada.
Os Senhores precisam ver o que aconteceu com Sâo Leopoldo então....
CONCORDO EM TUDO O QUE FOI ESCRITO E ACRESCENTO OS GOVERNOS ESTADUAIS DIRIGIDOS POR PETRALHAS E SUAS GANGUES.
Nem New York ou Los Angeles, com toda sua capacidade econômica, resistiram essa sucessão de incompetentes na administração!!! Falta agora os "politizados" porto-alegrenses elegerem a tiririca da manu
Em São Paulo existem faixas vermelhas denominadas ciclovias, feitas a peso de ouro. O resto, degradado. Mas não tem importância, Erundina vem aí e aí sim, a capital vai virar um imenso camelódromo cheio de lixo e mendigos. E a administração PT (perda total).
Este sujeito, Leno Estreque, tem que fazer esta pergunta diretamente aos camaradas dele, comunistas petistas !
Não se faça de surpreendido, como se tivesse caído de paraquedas, sr. Leno.
Vocês, comunistas, não enganam mais ninguém !
Porque interessa aos shopping centers.
Dizia um velho mestre que quando a lógica não está escancarada... é porque ela está oculta.
Igualzinho ao centro de São Paulo: lixo para todo lado, craqueiros, mendigos, odor insuportável, muros e monumentos pichados, calçadas quebradas, marreteiros aos montes e muito mais. A praça da Sé, então, é a visão do inferno (e cheiro também). Não dá para andar no centro de São Paulo. Só vou para lá quando sou obrigada por algum compromisso.
Eu cheguei em POA, em outubro de 1973. Vindo do interior do estado. No interior na época, era costume as famílias, nas noites quentes, passearem pelo centro da cidade vendo vitrines de lojas.
Em dezembro de 73, lembro bem, minha mulher grávida do 2º filho e um pequeno de 4 anos pela mão, passeávamos pela rua da Praia às 22,00 hs. Tudo tranquilo, vários casais passeando, bares, lanchonetes, cinemas cheios.
Onde foi parar a capital do estado. O centro não tem vida, só marginalia, drogas, prostituição, assaltos. SEM VIDA.
Há anos moro no interior, num balneário marítimo. Vida calma, que aos poucos tb vê-se problemas de cidade grande. O Brasil está num clima de pré-guerra. Aconselho meus netos, a se formarem e irem para um país, em que não se perca a vida por um par de tênis. Dois netos já partiram para o Canadá.
Mas o Lula, a Dilma , o Juremir é toda a petralhada não disse que depois de 13 anos tinham acabado com a miséria no Brasil ??
Ou é tudo mentira do PT?
Que cara de pau, hem Lenio?
Não sabia de nada?
Maior defensor de Ptista e não se deu conta do mal que eles fazem à população, à economia, as pessoas???
Tu é um bundao!
Vai te catar!
Políbio,
Esse petralha, é um grande conversador fiado metido a intelectual, mamador das tetas públicas, legítimo esquerda caviar.
Pior, vão eleger a Psico da atrasa genro...
culpa dos americanos que exploram nosso povo.
Postar um comentário