Artigo, Francisco Weffort, Veja - Lula: O mito estraçalhado

Na revista Veja de hoje, Francisco Weffort escreve que a trajetória de Lula o levou da posição de “sindicalista combativo”, por meio da qual se projetou no país, a lobista das grandes empreiteiras. Um fim melancólico.

Leia tudo:

Luiz Inácio Lula da Silva vai chegando ao fim do caminho. Mesmo ele é capaz de perceber que está acabando o terreno à sua frente. Antes do petista, tivemos casos semelhantes desses meteoros da política que vêm não se sabe de onde, passam por grandes êxitos, alcançam rapidamente o topo e depois caem miseravelmente. Já nos esquecemos de Jânio Quadros? Lula é diferente de Jânio em um ponto: veio de mais baixo na escala social e conseguiu uma influência mais organizada e duradoura na política do país. Dilma Rousseff, embora pareça um meteoro, não é propriamente um caso político. O fato de ela ter chegado à Presidência da República foi apenas um enorme erro de Lula cometido em um dos seus acessos de personalismo. Erro, aliás, que o empurra com mais rapidez para o fim. "O cara", de que falou Barack Obama quando Lula tinha 85% de aprovação, não é mais aquele...

Há algum tempo, muitos gostavam de ver em Lula um "filho do Brasil". Era o seu primeiro mandato, quando se pensava que surgia no país uma "nova classe média". Com a crise dos dias atuais, essa "nova classe" provavelmente desapareceu. Outra das veleidades grandiosas do petista, já no fim do seu governo, foi um suposto plano para terminar com a fome no mundo. Também naqueles tempos, alguns imaginavam que o Brasil avançava para uma posição internacional de grande prestígio.

Muitos desses sonhos deram em nada, mas, para o bem e para o mal, Lula foi um filho do Brasil. Aliás, também o foram os milhares, milhões de jovens fruto do "milagre econômico" dos anos Médici, assim como, antes deles, os filhos da democracia e do crescimento dos anos JK, ou, se quiserem, algumas décadas mais atrás, da expansão aluvional das cidades que assinala o nosso desenvolvimento social desde os anos 1930. No Brasil, temos a obsessão permanente do progresso, assim como uma certa vacilação, também permanente em nosso imaginário, entre a ditadura e a democracia. Lula foi uma variante desse estilo brasileiro de vida. Queria resolver as coisas, sempre que possível, com "jeitinho", ao mesmo tempo que sonhava com as benesses do "Primeiro Mundo" e da modernidade.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Não estou triste nem surpreso, antes o contrário. Nunca me enganou.

Anônimo disse...

O Lula não errou em indicar Dilma para a presidência. Ele achou ela
a MAIS PREPARADA para OBEDECÊ-LO, CONTINUAR E ESCONDER O ESQUEMA DE ROUBALHEIRA GERAL que ele montou. O "ERRO" é a tremenda dificuldade
qualquer que fosse o outro larápio escolhido A DEDO em "ESCONDER"
tamanha PUTARIA GERAL E IRRESTRITA.

Emmanuel disse...

Quanta bobagem! Nem precisaria ser muito inteligente para perceber que o gajo era uma fraude.
A única coisa que catapultou esse elemento ao poder, foi a eterna vocação do brasileiro a ser palhaço, crédulo, de ingenuidade torpe, e nenhum senso crítico ....
Lula nunca se fez ... quem o fez foi o brasileiro ingênuo, sempre em busca de um salvador da pátria!

Anônimo disse...

NUNCA FOI MITO!

CORRETO: O MÁGIO, ILUSIONISTA, desmascarado!

Vamos pagar o preço alto para sair da infantilidade, deixar de chorar por presentes que vem de cima, trabalhar, produzir, aí estaremos na idade adulta.

O "pai de todos", Getúlio Vargas, já morreu faz tempo; O ILUSIONISTA, Luis Inacio, fanfarão desmascarado. ACORDEM!!!!!!!!!!


Anônimo disse...

O futuro do Brasil foi determinado por todos os que votaram em Lula ou Dilma, desde 2002. Os 85% abestalhados que elegeram Lula como o grande estadista são os grandes culpados, Lula foi o vigaristas de plantão. Todos os governantes que subscreveram o Foro de São Paulo levaram seus países a uma situação de penúria. O que o PT fez com o Brasil não foi incompetência, foi premeditado.

Anônimo disse...

O futuro do Brasil foi determinado por todos os que votaram em Lula ou Dilma, desde 2002. Os 85% abestalhados que elegeram Lula como o grande estadista são os grandes culpados, Lula foi o vigaristas de plantão. Todos os governantes que subscreveram o Foro de São Paulo levaram seus países a uma situação de penúria. O que o PT fez com o Brasil não foi incompetência, foi premeditado.

Anônimo disse...

Lula sempre foi uma farsa. Só que agora a máscara caiu!

Anônimo disse...

Na História do Brasil " NUNCA " devemos dizer que a Esperança de dias melhores de um povo, passou por esse que dizem ser um mito. Porque " mito "é algo infinitamente respeitado. E em nossa História não temos nenhum. Não manchem a biografia do Brasil com vigaristas de plantão. Hoje as estatísticas mostram que somos mais de " dez milhões " de desempregados. Onde estaria o " Mito " ?

Anônimo disse...

LULA = LIXO-ESCROTO-LADRÃO-VAGABUNDO-CRIMINOSO-COVARDE-DEDO-DURO-QUADRILHEIRO-MAFIOSO-COMUNISTA-VIGARISTA-CANALHA-MENTIROSO-IGNORANTE-INCOMPETENTE-ANALFABETO-ASSASSINO E DECEPADOR DE DEDO PARA NÃO TRABALHAR. São por esses adjetivos que o Lula será lembrado na história deste país!

Anônimo disse...

Piloto Angolano, dos Caças Mig 15 e Mig 17, alguns hoje trabalham nas lavouras do RGS, colocando inseticida. Veja o que faziam la na Angola entre outras atividades.
Escoltaram o avião que carregava o "da silva" e os brilhantes havidos por bons serviços la prestados. "da silva" levava os diamantes para a Suíça.

te mete...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/