Gilmar Mendes e Teori Zavascki examinam ações diferentes contra a posse de Lula. 17 delas já foram protocoladas. STF reage às críticas de Lula.

CLIQUE AQUI para examinar 
a íntegra do discurso do ministro Celso Mello.

No total, até as 16h22min, 17 ações já tinham sido protocoladas no STF. Esta tarde, o ministro Celso Mello disse que falas de Lula foram arrogantes, que ele não passa de um ignorante e que os criminosos não escaparão da cadeia.

O Mandado de Segurança protocolado pelo PPS para impedir a posse de Lula caiu nas mãos do ministro Gilmar Mendes, cuja posição sobre o caso já é conhecida.

Outra ação, a de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ADPF, está com o ministro Teori Zavascki. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) foi protocolada pelo PSB na manhã desta quinta-feira, instantes antes de o petista ser oficializado como o mais novo integrante do alto escalão do governo, e independe da decisão dada pela Justiça Federal de Brasília que barrou a nomeação de Lula no ministério. Como é esperado recurso ao despacho dado pelo juiz Itagiba Catta Preta, o caso, de qualquer forma, deve ser solucionado na corte superior. A ação ingressada pelo PSB tem como base a indecorosa conversa em que a presidente Dilma Rousseff afirma que está encaminhando ao presidente Lula um "termo de posse" para ele usar "em caso de necessidade". A avaliação é a de que a petista agilizou a nomeação de seu aliado na Casa Civil para evitar uma possível prisão dele na Lava Jato. "O Lula não assume com o compromisso de resgatar o governo, mas sim o de se proteger. Esse é o gesto", afirma o deputado Júlio Delgado (MG)

6 comentários:

Mordaz disse...

Evidente que Presidentes não ligam para subordinados para tratar de detalhas burocráticos e nem servidores tomam posse me casa. Foi tudo para blindar Lula se ele não fosse a posse.

Anônimo disse...

Boicote. Se todos boicotarem as empresas que financiaram o PT e sua catrefa, durante um ou dois dias, ou seja não comprar os seus produtos, vão sentir na carne. a primeira é não comprar produtos da Friboi e suas associadas. Vamos pesquisar quais as empresas que os financiaram e vamos boicotar.
Joel

Anônimo disse...

Por Favor prendam o meliante....

Anônimo disse...

Aguardemos sentados, pois esses dois ministros não são nada ágeis nos seus julgamentos.

Anônimo disse...

Agora vamos ver até que ponto às instituições estão funcionando ou estão vendidas!

Anônimo disse...

Lula generalizou, o recado era somente pros amigos LEWANDOWKI e BARROSO!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/