Artigo, Francisco Ferraz - Antes que eu me esqueça

Acho importante comentar que os fatos políticos adquiriram tal velocidade que se sucedem em frenética sequência, o que dificulta muito uma análise de maior profundidade da situação política brasileira.
Em Antes que eu me esqueça ...  vou abordar aspectos pontuais da política brasileira que, a meu juízo  merecem sobreviver à força arrebatadora da frenética sequência de fatos políticos que, praticamente a cada dia, se renovam.
Vejam o que sucedeu com um aspecto da guerra do impeachment que, uma vez pautado para discussão e decisão, já ocupou a  centralidade nos debates e deliberações, tanto nas casas do Congresso, como no executivo e mesmo no STF: a questão do voto secreto.
Ontem, acompanhando a sessão do STF que decidia sobre o rito do processo de impeachment, a questão novamente foi trazida à discussão entre os ministros da Corte Suprema. Foi nesta ocasião que me ocorreu o seguinte pensamento: Na história da democracia o voto secreto sempre foi um instituto com o qual se pretendia defender a liberdade do cidadão, ao defender a liberdade de opinião e decisão dos representantes frente à pressão dos poderes políticos.
Neste sentido, a discussão separava os defensores do voto aberto na escolha dos membros da Comissão Processante do impeachment (governistas) dos defensores do voto secreto (oposição).
A questão subjacente era o poder do governo (caneta que nomeia e a chave que abre o cofre) para premiar ou punir os deputados conforme a decisão que tomassem, o que somente poderia ser praticado se o voto fosse aberto.
Hoje, com o rápido enfraquecimento de um governo fraco, com a megamanifestação do dia 13, com o desgaste das delações premiadas e das conversas telefônicas de Lula com a Presidente mais conveniente seria  para o governo que o voto fosse secreto!

Um comentário:

Unknown disse...

Inteligência do Exército confirma que dilma (em minúsculas) mandou monitorar Sérgio Moro, pela Abin https://www.youtube.com/watch?v=_fJAUjuw4wg

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/