Memórias do editor - Minha história com Ramón Castro em Havana.

A morte do irmão mais velho de Fidel e Raul Castro, Ramón, 91 anos (leia mais abaixo), permite que o editor relembre uma curiosa conversa da qual participou com ele e os jornalistas Adão Oliveira, José Barrionuevo, Gilberto Simões Pires e Bira Valdez, na embaixada do Brasil em Havana, tudo em homenagem ao ex-governador Antonio Britto, que visitava Cuba naquele momento. Adão e Bira já estão mortos.

No momento em que Ramón preparava-se para ir embora, bastante embrigado pelo ótimo rum cubano, Adão Oliveira resolveu bancar o revolucionário e bradou para o irmão de Fidel:

- Hasta la vitoria, comandante !

Ramón Castro imediatamente voltou e dedo em riste advertiu o jornalista, que também estava bem alto:

- De que vitoria hablas, hombre ? Nosostros ya la conquistamos. Usted tiene que hacer la suya !

Quem foi Ramón

Ramón Castro Ruz, o irmão mais velho dos ditadores Fidel e Raúl Castro, morreu nesta terça-feira em Havana aos 91 anos de idade, informou a imprensa oficial nesta quarta. O falecimento de Ramón Castro aconteceu na manhã de terça, segundo informação divulgada no noticiário da televisão estatal e no site do jornal Granma.

Após o triunfo da revolução, desempenhou diversas atividades no setor agropecuário, fundamentalmente na lavoura de cana de açúcar e na criação de gado e chegou a ser diretor em alguns cargos do governo e assessor dos ministros da Agricultura e do Açúcar.

Ramón Castro era o mais velho dos filhos do casal formado pelo espanhol Ángel Castro e a cubana Lina Ruz, pais também de Angelita (falecida em 2012), Fidel, Juanita, Emma, Raúl e Agostiniana. Fidel e Raúl ainda não se pronunciaram sobre a morte do irmão.

19 comentários:

Anônimo disse...

Deve estar abracado com o Capeta nessa hora.

Anônimo disse...

Já ouvi comentários que os Castro são naturais do Brasil, especificamente de uma cidade do interior do Pará e que o pai deles se mudou para Cuba quando eram crianças. Alguém saberia dizer se isto tem fundamento?

Anônimo disse...

não me diga que o dito cujo chegou a ter cargo publico na ditadura dos irmãozinhos...

estou chocado...

Anônimo disse...

Hummm teve historia é?

Anônimo disse...

Bem feito babacas coxinhas qrendo posar de esquerdistas

Anônimo disse...

MORREU um CORRUPTOR da sociedade CUBANA!

Muito bem tratado na vida, viveu um tempo razoável.

Qual é a média de vida dos cubanos?

Emmanuel disse...

É ... já vai? Tarde!!

Anônimo disse...

Ta raivoso MAV 09:44? Vai pegar no cabo duma enxada e carpir um lote, seu mulambento.

Vigilante da Luz disse...

Se inferno existe este MERDA já esta lá. Junto com outros comunistas e demais aproveitadores da boa fé do povo. Todos falam das atrocidades de Adolf Hitler mas esquecem o que o regime comunista fez na união soviética. Por tal motivo os militares diziam que comiam criancinhas um trocadilho que as criancinha eram os intectualoides e os demais que acreditavam nestes MERDAS Fidel e sua família Lula e sua família e demais ditadores e suas familias.

Anônimo disse...

E assim a natureza cumpre o seu papel.

Anônimo disse...

EIS UMA COISA QUE CORRUPTOS NÃO PENSAM (MORTE), DEDICAM-SE A VIDA A CORROMPER GERALMENTE POR 'INSTITUIÇÕES', CORPORAÇÕES, E OUTROS QUE DEPOIS FICAM, E ELES (CORRUPTOS) VÃO PARA O ALÉM. COMO TODOS NÓS EM UM DADO MOMENTO.

Mordaz disse...

Que pena. Obama não vai poder beijar os pés dos seus novos ídolos completos. Vai chorar no colo do Papa Francisco.

Alberto disse...

VIVA o PCdoB! Há Há Há...

Anônimo disse...

E tu sabe PeTralha idiota o que é fazer uma revolução? Nós fizemos a nossa em 64 e ganhamos, botamos vocês, comunistas de merda, prá correr. Tentem fazer a de vocês!

Anônimo disse...

O editor também teve a fase da bobeira. Deveria ter ido pescar em vez de perder tempo com um comunista.

Anônimo disse...

Outro lixo.

MauroT disse...

A eterna luta entre coxinhas vs pamonhas.

Anônimo disse...

O PT ESTÁ DE LUTO! QUANDO MORRE UM DITADOR ASSIM,O PT ENTRA EM ESTADO OFICIAL DE LUTO POR VÁRIOS DIAS.ESTES CASTROS ACABARAM COM CUBA,DEIXARAM AQUELE PAÍS LINDO NUMA FAVELA,PORQUE NUNCA ABRIRAM MÃO DE SUAS IDÉIAS MORTAS E ULTRAPASSADAS...50 ANOS PRATICAMENTE JOGADOS NO LIXO...ENQUANTO ISSO FIDEL SEMPRE VIVEU NO LUXO,MORANDO EM MANSÃO,COM IATE ANCORADO E O POVO SEMPRE NA PINDAÍBA.O MESMO ACONTECENDO AQUI NO BRASIL,O PT COM O VELHO DISCURSO PARA OS POBRES MISERÁVEIS,E VIVENDO NO LUXO DA ROUBALHEIRA.O POVÃO SEMPRE ACREDITANDO EM FANTASIAS.É FÁCIL DEMAIS ENGANAR ESTAS CABECINHAS DE ARAQUE.BASTA SUBIR NUM PALANQUE E FAZER DISCURSOS DEMAGÓGICOS

Anônimo disse...

É bom saber que os canalhas também tem prazo de validade! Cuba em breve voltará a ter liberdade de melhorar e crescer, quem sabe até paguem o empréstimo dado por Lula com o dinheiro de nossos impostos para construir o Porto de Muriel, dinheiro este que deixou de ser aplicado na saúde de brasileiros, estes desprezados pelas esquerdas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/