Economia de Caxias do Sul recuou devastadores 18,7% no ano passado

Maior município do interior e mais importante polo da indústria metal-mecânica, portanto maior polo da industria dinâmica do Estado, a economia de Caxias do Sul sofreu uma queda de 18,7% no ano passado.

São dados liberados hoje pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Já tinha ocorrido fechamento negativo em 2015 em relação ao ano anterior: uma queda de 7,3%. 

Indústria e comércio registraram as maiores retrações: 23% e 29%, respectivamente. 

Para o vice-presidente de Indústria da CIC, Carlos Zignani, a economia sofre os reflexos da instabilidade política e se ressente da falta de confiança nos rumos do País. Zignani acredita que a economia local viverá um primeiro semestre ainda negativo, e espera alguma retomada somente a partir do segundo semestre de 2016. 

Empregos - O ano de 2015 se encerrou com um total de 165.560 postos de trabalho em Caxias do Sul, com a perda de 14.171 vagas, 7,9% a menos em 2015 em relação a 2014. A indústria foi o setor com pior desempenho, com queda de 13% no volume de empregos. 

CLIQUE AQUI para examinar todo o estudo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Terra eleitoreira do PT, depois de POA, agora vão reclamar pro Lula/Dilma e o resto da PTRALHADA!

Aviso não faltou desde 2002.

Anônimo disse...

O grande problema de Caxias do Sul eh estar no RS. Estivesse em SC, PR ou SP seria uma potencia.

Caxias no RS equivale a colocar o MEssi pra jogar no Sao Borja FC.

Anônimo disse...

Chamem para explicar os "grandes" Assis Melo (PC do B), presidente dos sindicato dos metalúrgicos de Caxias do Sul, que foi deputado federal na última legislatura e sempre foi esbirro do PT e o Sr. Pepe Vargas de caxias do Sul, atual deputado federal do PT que defende com unhas e dentes o atual governo petralha. Esse último, aliás, foi aquele ministro que teve que mudar de opinião em rede nacional após uma carraspana da presidentA. Expliquem-se aos trabalhadores que perderam seus empregos graças as lambanças feitas pelo (des) governo que tanto defendem.

Anônimo disse...

O PT e os que deram sustentação acabaram com o país e estão passando a conta aos brasileiros via aumento dos combustiveis, energia elétrica com a bandeira vermelha do PT,Etanol, inflação, Pagamentos das correções da poupança abaixo da inflação, descontos nos salarios dos aposentados e não aposentados que pagam Fundos de Pensão e agora com essa maldita CPMF, prejuizos nas Empresasa Estatais etc, etc e etc...

Anônimo disse...

Não esqueçam de colocar na lista os grandes empresários de Caxias alinhados com o PT. Um deles recebe Dilma em sua casa inclusive a da praia em Xangrila. Também uma das economias mais fechadas do país e desleal com fornecedores de fora.

Anônimo disse...

Caxias,Detroid da colônia!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/