A lei municipal exige, mas a CEEE ignora cabos subterrâneos em Porto Alegre

Gramado, cidadezinha de apenas 35 mil habitantes, já enterrou na zona central todos os seus inúmeros cabos. 

Os serviços da CEEE entraram em colapso na sexta-feira a noite e até esta quarta-feira não foram plenamente restabelecidos, forçando com isto apagões também no fornecimento de água e tratamento de esgoto, tudo por não cumprir a lei municipal 10.337.

A lei é de 2007 e foi sancionada pelo então prefeito José Fogaça.

Antes dele, nenhum dos "opersos" quatro prefeitos do PT pensaram em algo semelhante.

A lei 10.337 determina o uso de redes de infraestrutura exclusivamente subterrâneas para a transmissão de energia elétrica, de telefonia, de comunicação de dados via fibra óptica, de televisão a cabo e de outros cabeamentos.

A lei nunca saiu do papel.

CLIQUE AQUI para conhecê-la. 

10 comentários:

Anônimo disse...

Bem, Políbio. Se a lei é de 2007 e o Fogaça governou até 2010, então nada foi feito no seu mandato e nem do sucessor.

Anônimo disse...

Lei inconstitucional pois o serviço público de distribuição de energia elétrica é de competência da União.

Anônimo disse...

Enterrar os cabos é sinônimo de civilização.

Anônimo disse...

A lei nunca saiu do papel porque é ridícula. Compete à ANEEL autorizar tamanho investimento, uma vez que será repassado à tarifa de todos os consumidores. Lembre-se todos: o setor elétrico é privado, embora atuem empresas de propriedade do estado, isto significa que não existe almoço grátis. Falam como se uma lei fosse uma magica. Incompetente é o município de pantano grande, que não decretou lei que exija duplicação da br290. Pergunta: se a lei de redes subterrâneas está em vigor, porque a prefeitura continua aprovando projetos de redes aéreas? Alguém perguntou para a população se está disposta a pagar 20% a mais na tarifa por redes subterrâneas? Ou será que preferem ficar 6 horas a mais por ano sem energia (em media). Neste ultima evento pouco mudaria, o centro de poa é subterrâneo e falhou porquê? Porque não existe subestação subterrânea. Burros são os australianos, americanos, e o resto do mundo, que continua construindo redes aéreas para manter o melhor custo x benefício.

Anônimo disse...

E pensar que nada disso seria necessário se levassem adiante as idéias e invenções de Tesla.

Diogo Zaddor disse...

kkkk... gente atrasada! A regulamentação da distribuição de energia elétrica é federal, mas a regulamentação do uso do solo urbano é do município.
Se a prefeitura fincar pé e disser que não pode ser aérea, a CEEE é obrigada a fazer subterrânea, pois é obrigada a dar suprimento de energia elétrica a quem requerer.

Anônimo disse...

Caro editor ignorante. As redes de distribuição do centro são subterrâneas desde 1927. Se a CEEE "enterrasse" todo o sistema de distribuição da cidade, o senhor gritaria aos sete ventos pelo repasse do custo na sua conta de energia. Esperneia e esperneia contra a CEEE mas não admite que a empresa se empenhou e restabeleceu 99% em 4 dias, coisa que a AES Sul nunca consegue em cada ventinho que dá no vale dos sinos. Eu sei que é triste não ficar bem classificado num concurso para jornalista para trabalhar na comunicação social da CEEE, mas continue tentando, um dia tu podes conseguir.

Unknown disse...

Eu estaria disposta a pagar um pouco mais na conta de energia para financiar o cabeamento subterrâneo. Políbio, você poderia fazer uma enquete sobre essa questão: os consumidores estariam dispostos a pagar mais na conta para ter cabeamento subterrâneo.

Anônimo disse...

Eu não verei, e talvez maus filhos também não vejam, um Brasil sem postes e emaranhado de fios sobre nossas cabeças.
Brasil é terceiro mundo por opção, por gosto.

Anônimo disse...

Ja pagamos um valor altíssimo. O cabeamento subterrâneo não é nada mais do que a obrigação deles. Se a ceee tomasse multa por tempo que deixa de fornecer energia elétrica, isso ia ajudar e mto a decisão de fazer valer a lei. "Enqto ninguém cobra, deixa assim pq está cômodo."

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/