Artigo, Cesar Maia - Onda azul cobre a América do Sul. A onda vermelha desaparece.

1. O costumeiro georreferenciamento do voto nos quadros que a imprensa apresenta vai mostrando nos últimos dois anos uma progressiva redução da mancha vermelha, que simboliza as forças políticas do centro para a esquerda, e uma enorme expansão da mancha azul, do centro para a direita.
                
2. Esse processo se inicia uns anos antes, com o aumento da rejeição dos governos da mancha vermelha. E se acentua mês a mês. Com o novo ciclo de eleições, as altas taxas de rejeição se transformam em mudanças nos governos. Apesar da enorme máquina peronista de Cristina Kirchner e sua resistência à rejeição, as eleições presidenciais surpreenderam as pesquisas no primeiro turno e mostraram a ascensão de uma frente de centro/centro-direita. No segundo turno, a vitória de Macri se deu sem sustos. A mancha azul ocupou quase todo o país.
                
3. As eleições parlamentares na Venezuela, em dezembro de 2015, apesar de todas as manipulações e prisões perpetradas pelo chavismo, representado pelo pior populismo, o de Maduro, confirmou de forma aplastante o que diziam as pesquisas. A mancha azul ocupou todo o país e a oposição venceu com a maioria constitucional de pouco mais de 2/3 dos parlamentares. O quadro político se inverteu e o governo aprovou lei delegada antes da posse do novo parlamento e –em seguida- passou a agir de forma obstrutiva lastreado por confirmações da Corte Suprema de lá.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

10 comentários:

Anônimo disse...

a onda azul que temos no Brasil é farsa. Não se iludam.

Anônimo disse...

ONDA AZUL BRASILEIRA É COMO AQUELE PERSONAGEM DO CHICO > 'VAMPIRO BRASILEIRO! > FICTÍCIO.

Anônimo disse...

Essa nossa pobre e miserável América Latrina, não tem jeito mesmo. Se agora, o povo expulsar essa gente DEMAGOGA, POPULISTA E CORRUPTA dos governos, eles voltarão, logo, logo pq passarão todo o tempo atacando o governo estabelecido.

- Qdo estão no governo, essa máfia, enche a boca falando EM DEMOCRACIA(assim ensinava Lenin, fale em democracia o tempo todo e uma vez no poder, acabem com essa democracia). Esses governos populistas, são um CICLO nesta região. Como o dizia historiador de ZH, Décio Freitas...::: " os políticos latinos-americanos, são populistas, demagogos e corruptos."

Emmanuel disse...

O motivo é simples: essa gente da "mancha vermelha" é o maior grupo de larápios, vigaristas e mal intencionados de que sem tem notícia, de sorte que, por mais parvo que o povão seja, uma hora veem suas paciências esgotadas com a roubalheira.

Anônimo disse...

VIVAAAAAA O BRASIL VIVAAAAAA SÉRGIO MORO VIVAAAAAA A JUSTIÇA E A LIBERDADE... É O FIM DO LULARAPIO E DO PT ESSA MALDITA MÁFIA COMUNISTA DE LADRÕES E VAGABUNDOS, LULA E SUA PROLE TEM QUE MORRER NA CADEIA. CHUPAAAA PETZADA VAGABUNDA

Anônimo disse...

Eduardo RJ

Este sujeito péssimo gestor enterrou em seu delírio gastador quase 1 bilhão na tal Cidade da Música na Barra da Tijuca, um caixote gigantesco e hororoso, há anos abandonado. E ainda tem gente ainda vota no rei da fanfarra!

Anônimo disse...

Hoje a noite vamos cantar pro Xi:

Dorme Xi, que o japa vem te pegar;
Mamãe tá no Sitio;
E papai no Guarujá.


Anônimo disse...

Cocaleiro boliviano Evo Morales e o ditador assassino Maduro, com Dilma e Lula estão mortos e fedendo politicamente

Dia13 todos na rua,fora bandeiras vermelhas com foice e martelo

Anônimo disse...

Mais um imprevisão de César Maia.

Anônimo disse...

A onda azul parece que não vai visitar POA e Canoas.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/