Martha Medeiros inclui Porto Alegre na lista das cem cidades a evitar antes de morrer

Edifícios e casas como as da foto, zona Norte, enfeiam toda a cidade de Porto Alegre. Mesmo a rua mais badalada da cidade, a Padre Chagas, é um amontoado de construções horrorosas; calçadas descoladas, sujas, irregulares: mobiliário urbano de quinta categoria. Não existe uma só rua de Porto Alegre que chegue perto do que se imagina ser a Padre Chagas, que só existe no sonho de quem sonha acordado. As exceções são exceções. 


Martha Medeiros, hoje, na sua coluna do jornal Zero Hora

Hoje eu caminahva pelo meu bairro e quase fui sugada por um buraco da calçada. Reparei nos fios de luz qaue se enroscavam entre os postes. Vi uma parede pichada, que é bem diferente de um grafite. Edifícios sem personalidade. Nenhuma provocação visual, nada de cor, humor e graça pelas ruas. E me ocorreu que um viajante desavisado das nossas atrações culturais poderia muito bem incluir Porto Alegre entre as cem cidades a evitar antes de morrer. 

É o que é.

Sem tirar e nem por.

O caso não se resume ao mobiliário urbano.

38 comentários:

Anônimo disse...

Também com mais de 700.000 funcionários públicos morando aqui, até que é boa demais, pois deveria ter aranhas, escorpiões e tigres para devorá-los na rua.

Anônimo disse...

Penso que poderia o governador Sartori poderia alterar a capital do estado para outro lugar. Não sei como conseguem viver em Porto Alegre, cidade suja.

Lucaspsb disse...

É incrível a semelhança de partes da zona norte e da cidade baixa com Havana, em Cuba. Prédios baixos, feios e velhos, caindo aos pedaços e pichados. Não por acaso, o bairro perto do centro é um dos redutos esquerdistas, ricamente servido por botecos e pub's onde "intelectuais de esquerda" choram suas aflições e utopias.
Poderiam aproveitar ao menos para revitalizar os prédios, pintando e deixando os baixinhos estilosos e agradáveis aos olhos.

Anônimo disse...

Muda o nome para Havana Riograndense.

Anônimo disse...

E os repórteres da RBS insistem em enaltecer que os jogadores de futebol da dupla grenal dizem que a cidade é ótima... Hahahaha
É razoável pra quem tem guarda costas...

Anônimo disse...

A cidade está virando um cu, onde nós somos as berbelas e pentelhos. E pior: o horizonte é uma merda. Deu pra entender?

Geraldo disse...

Ei, Anônimo das 17h03: clap... clap...clap...clap...clap...
É bem isso, Porto Alegre é o retrato de uma "repartição pública"... suja, imunda... "trabalhadores" cabisbaixos... mal humorados... ou então alegremente contando piadas e com as persianas baixas para que não vejam que não trabalham...

Anônimo disse...

A colunista lançou a safra de comentários para favorecer as candidatas ungidas pela RBS para uma vaga no 2o turno da eleição de 2016, as deputadas Luciana Genro e Manuela D'Ávila.

Anônimo disse...

Coxinha cagalhao

Anônimo disse...


Nem precisava a colunista chamar à atenção da "feiúra" da maioria dos bairros da nossa cidade, é só dar uma volta de automóvel, ônibus ou mesmo à pé para constatar.

Mas, o pior de tudo é a legítima imundície do nosso Centro Histórico. Parece um filme de terror. Nestes dias abafados de verão, o odor da urina fica pior ainda. É um relaxamento do tempo das cavernas, e ninguém toma uma atitude.
Hoje nos degraus da agência Centro do Banrisul, estavam sentados uns 5 marginais, alcoolizados e drogados.

Para quê 54 vereadores ??????????

Marcelo A. Pires BH/MG. disse...

NOOOSSA PARECE COM A CIDADE DE BELO HORIZONTE! AQUI SÓ TEM PIXAÇÕES E PLACA DE ALUGAM-SE E VENDEM-SE! SR. POLIBIO ADOROS SEUS VÍDEOS!

Anônimo disse...

Mas o "Grande Pau de Virar Tripa da Capital", ao invés de cuidar da cidade, fica puxando o saco da Mulher Mandiocona Sapiens, que não sabe nem mesmo que esse pulha existe. Acha-se "grande estadista", mas é um inútil capacho petista que não vale o que o gato enterra!

Anônimo disse...

Medeiros é de origem portuguesa? Neste caso esta senhora deveria ler o Livro 1808 do Jornalista Gomes. Vai gostar por mostrar os seus costumes originais.



Anônimo disse...

Pois é,mas é nessa cidade "tipo assim"que a nossa querida Marta está enricando.Pena que só agora notou tantos defeitos,que realmente existem.Mas que Porto Alegre é demais,há isso é.

Alberto disse...

...e na Cidade Baixa fazem os famosos 'coxinhaços'! Nordeste está dando um banho de bola nos gaúchos. Já assistiram o programa 'Brasil visto de cima' do + Globosat? Lugares bonitos, limpos, conservados...

Anônimo disse...

CUBA DOS PAMPAS!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse pessoalzinho da RBS é muito engraçado mesmo. A vários anos está empresa de comunicação da o amparo/suporte/respaldo pra esta organização criminosa chamada PeTe, que quebrou POA, depois o RS e agora o Brasil, e um preposto desta empresa vem falar agora que a cidade está acabada.... Marta, Marta, depois de Olívio, Tarso, Pont, Werle e cia querias o que? A arquitetura e obras de arte de Berlin????

Anônimo disse...

Estive em Porto Alegre recentemente e me assustei com a feiura do local. Em torno da rodoviaria parecia um setor do Iraque ou Afeganistao, varios strip teases fechados e abandonados. De resto mato, favelas, calcadas esburacadas, predios pobres e mal cuidados, e os gauchos exibindo-se por causa de uma "perimetral" que possui dois viadutos e uma passagem subterranea.

E precos mais caros que em Sao Paulo. Gente feia e assustadora no tal de Shopping Iguatemi, que garantiram ser o top da cidade. Meu Deus...

Triste ocaso de uma capital esquerdista.

Anônimo disse...

as cidades brasileiras sao horrorosas..

e falo cidade no que se atem ao que o homem construiu...

nao me venham com belezas naturais, isso nao conta...

cidade é o que é planejado pelo homem...

ha ilhas de alguma prosperidade em algumas cidades, mas, virando a esquina, já sabem como é...

Anônimo disse...

Eh a porto alegre gauderia e provinciana interiorana e atrasada de gente tacanha direitista qcgosta de fogacas e fortunatis...agora guentem coxinhas

Anônimo disse...

Esse tipo de comentário "nada a ver" deveria ser bloqueado pelo editor. Serve para quê?

Anônimo disse...

Acho que a saída prá POA é eleger de novo, o Olívio Dutra, cara competente taí....

Anônimo disse...

Na verdade a maioria das capitais brasileiras são decadentes, cheias de lixo e mendigos.
Nossas cidades só são bonitas nas fotos, dr cima.
Ah, as do nordeste são imundas, meu caro das 18:58 !

Anônimo disse...

Não há nenhuma cidade brasileira que mereça ser visitada por um ser humano. Todas as cidades brasileiras são um lixo. Levi-Strauss que o diga!

Anônimo disse...

Somos um pais POBRE com um povo POBRE e esta ficando pior.
O Brasil esta doente.
Ou seja:

"Todos os políticos NÃO TEM IDEIAS eles tem somente INTERESSES"

Enquanto o povão defende os partidos políticos entre si (o teu também fez isso e chamando de coxinha e mortadela e etc.) eles, os políticos vão ficando no poder por meio das coligações e o eleitor que se dane.
Mas não adianta o povo é medíocre mesmo.

Anônimo disse...

São os anos de chumbo da ditadura petista a la Fidel, que tentou e conseguiu virar nessa bosta de hoje!

Basta ver o cais do Porto. Igual a 1950. Só mudou o muro pixado!

Unknown disse...

Porto Alegre e demais - LIXO.

Anônimo disse...

Auguste de Saint-Hilaire, em 1820 (Viagem ao Rio Grande do Sul), descreveu Porto Alegre como uma cidade imunda. É o retorno ao passado em ritmo acelerado, tudo de acordo com a cartilha esquerdista, sempre em moda na mente dos preguiçosos que não olham para a frente. Sujeira e depredação é atitude de cada um, não é culpa exclusiva de "uma prefeitura que não limpa".

Gilmar Moschen disse...

O petralha que postou as 19,32 hs e voltou as 19;45 e postou novamente, que se faz de doido, (não precisa porque por ser petralha já é doente) não tem mais q 2 neurônios para qq lógica e menos ainda para memória. Faz mais de 30 anos que a esquerda está comando da prefeitura de P.Alegre. O último prefeito decente e centro direita que tivemos foi o DIB no inicio dos anos 80. Antes dele o Villella. Depois deles, Começou o Collares e a desgraça de P.Algre, e piorou com PT por 16 anos.... e o inferno se instalou definitivamente. Fogaça se declarava e se declara SOCIALISTA NATO, de esquerda, e FORTUNATI continua sendo PT . Ele saiu do PT mas o PT não saiu dele. Aliás ele saiu do PT só para poder concorrer pois no PT tem muitos candidatos BÃO pra acabar de vez com o resto dos Porto Alegresente. Petralha idiota, vai pra cuba.

Anônimo disse...

Fico aqui pensando , se Gramado, Canela, Nova Petropolis para citar alguns exemplos de cidades arrumadas consegum ser o que são e sim lá tem o turismo, mas cada cidade tem o que tem Porto Alegre é uma capital. Por quê Porto Alegre não?

Anônimo disse...

ESTE LOCAL É A VOLTA DO GUERINO NA ASSIS BRASIL ONDE MOREI POR ANOS LOCAL DE MUITO COMERCIO DE PORTO ALEGRE MAS TAMBÉM SOFRE COM O ECA (ESTATUTO DO MENOR), POIS ELES PODEM FAZEREM PIXACOES E NÃO SEREM PUNIDOS ADEQUADAMENTE!!

Anônimo disse...

Desconfio que a campanha eleitoral para a prefeitura já começou... Quem acha que Porto Alegre está um lixo, está na hora de passear por outras capitais brasileiras e conhecer ruas e avenidas que não aparecem nos lindos folders de agências de viagem. Correm o risco de achar que Porto Alegre não está tão mal assim.

Anônimo disse...

Vale a pena ler o texto abaixo:
http://www.conjur.com.br/2016-jan-07/passado-limpo-pedido-indenizacao-pacificacao-rio-grande-sul

Anônimo disse...

Que decadência, meu Deus! Há lugares exclusivos para turistas como em Havana? Sou portoalegrense exilada no interior de SC e não pretendo gastar tempo e dinheiro para rever parentes e enfrentar tanta feiura. Valeu a informação, editor.

Anônimo disse...

Certa vez, em meados do século XIX, os alemães, cujo país ainda não era unificado, resolveram por mãos à obra e transformar o que eles mesmo chamavam de "burguinhos podres" em cidades de verdade. Não foi fácil, nem foi de um dia para outro, mas o resultado disso ainda podemos ver. E ainda resistiu a duas guerras. Detalhe importante: os prefeitos eram formados em escolas constituídas para este fim - administrar cidades.

Anônimo disse...

Concordo com o Sr Gilmar, os ultimos bons prefeitos que tivemos foram o Villela e o Dib. Depois, a esquerda de todas as matizes assumiu a Prefeitura de Porto Alegre . O resultado eh este , cidade feia, suja, esquecida. O Alegre da cidade pertence ao passado , hoje deveria ser chamada de Porto Alegre do Passado. Hoje, praticamente todas as capitais do Nordeste tem servico de metro. Aqui, nem o Uber consegue emplacar. Nos , gracas aos " excelentes" Prefeitos Collares, os do PT e demais aliados , permitimos que a cidade chegasse ao estado de abandono em que se encontra !!!

Anônimo disse...

E qual o espanto? Cubalândia Sulista Bananeira está de bom tamanho

Anônimo disse...

A cidade padece mesmo! E há outros fatores que pioram a vida em Porto Alegre. Como gaúcha minha infelicidade só cresce e tenho vontade de ir embora como muitos amigos fizeram. Impressionante o machismo, o nariz empinado coletivo, as mulheres que só se preocupam em estar na última moda (um resquício forte das Prendas), as universidades e acadêmicos que só pensam no próprio umbigo, a vida cultural agonizante. E o pior é que escondem isso do resto do Brasil. Pra todos somos Gramado e Canela. Quanta mentira. Todos os outros estados falam de seus orgulhos e de suas fraquezas, pobrezas etc. Aqui não! Escondemos nossos problemas embaixo do tapete. Ainda acreditamos que nossas façanhas devem servir de modelo a toda a terra. Vergonhoso!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/