Exame mostra enorme avanço da inovação em Caxias do Sul. Porto Alegre é a segunda melhor do País em capital humano.

A reportagem da revista Exame deste final de semana (edição quinzenal) que trata das melhores cidades para empreender, mostra os principais aspectos da pesquisa feita no País pela Endeavor, conforme nota abaixo, elaborada pelo editor. 

O RS emplacou Porto Alegre e Caxias na lista das 32 melhores. 

No Sul do País, um aspecto que chamou atenção dos pesquisadores foi o tamanho da indústria inovadora em Caxias do Sul, que representa uma proporção muito maior se comparada às demais cidades da região como Florianópolis, Blumenau e Curitiba. É superior a 5%, enquanto que a média é de 0,96%; para se ter uma ideia, a segunda maior proporção, em Joinville, é de 2,02%, diz o estudo.

Já a capital gaúcha se destacou na qualificação da mão de obra. Porto Alegre tem a segunda maior proporção de alunos em cursos de alta qualidade e é a terceira colocada na proporção de adultos com ensino médio (61%) ? atrás apenas de Florianópolis e Vitória ?, o que a leva à segunda colocação no determinante de capital humano.

Embora as duas cidades apresentem vários pontos positivos, nem tudo é motivo para comemoração. A começar pelo ambiente regulatório. Em Porto Alegre, leva-se 260 dias para abrir uma empresa, enquanto em Caxias do Sul, a pior entre todas as analisadas, mais de 300 dias ? podendo passar de um ano, dependendo da complexidade do negócio. A média geral é de 190 dias.

O estudo completo pode ser conferido no site da Endeavor.

3 comentários:

Anônimo disse...

"Porto Alegre tem a segunda maior proporção de alunos em cursos de alta qualidade..."

Bah, a petezada do MEC vai ver isso e vai descer rachando! Como pode um lugar ter cursos de alta qualidade? O negócio é nivelar por baixo, distribuição igualitária da ignorância para gerar votos pra esquerda.

Anônimo disse...

Cassias não admite concorrência. Portanto, dificulta qualquer empresa de fora para lá se instalar.

Anônimo disse...

RS e Poa foram de ponta até alguns atrás, especificamente até a década de 80.
Bem, aí veio o PT e ... vocês já sabem o que aconteceu !

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/