No Brasil, economia gaúcha é a mais aberta para o Mercosul, constata estudo da FEE

Agora, o momento é de expectativa para todos os países do bloco, uma vez que, às vésperas de completar 25 anos, o Mercosul pode passar por uma readequação a partir da proposta da Argentina de abertura de negócios com a Parceria Transpacífica

Este estudo da FEE,RS, acaba de ser divulgado, segundo informa a repórter Adriana Lampert, Jornal do Comércio. Vale a pena ler o que ela conta:

A exportações gaúchas para os países do Mercosul superaram as do Brasil desde a criação do bloco, segundo Panorama Internacional elaborado pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) Rio Grande do Sul. De acordo com o levantamento, um dos fatores que contribuíram para que as vendas para o Mercosul representassem em torno de 15% (do total exportado pelo Estado entre 1991 a 2014) foi a sua localização. Neste mesmo período, as exportações brasileiras para o bloco representaram cerca de 10% do volume total de vendas externas do País. “O Rio Grande do Sul se tornou uma economia mais aberta ao Mercosul do que a média nacional, e um dos motivos está relacionado ao fato de o Estado ser a porta de entrada das importações que chegam à economia brasileira”, observa a pesquisadora em economia da FEE Cecília Hoff.

O estudo ainda mostra que as importações do Mercosul significaram 32% das compras do Estado e 10% das do País. “Mesmo que as importações representem mais, as exportações gaúchas para o Mercosul cresceram muito, a ponto de o bloco se tornar o terceiro maior destino de produtos do Estado, só perdendo para a União Europeia e os Estados Unidos”, destaca Cecília, que defende uma maior integração das cadeias produtivas do Estado com o país vizinho. No período de vendas para o bloco, a maior parte das comercializações gaúchas ocorreu para a Argentina (62%), no entanto o Estado também supriu demandas de produtos para o Paraguai (20%) e o Uruguai (20%).


De 1991 a 2009, o valor das exportações do Rio Grande do Sul para o Mercosul cresceu a uma taxa média anual de 15%, enquanto o total das vendas externas do Estado aumentou em 9%. Já de 2010 a 2014, as exportações gaúchas para os países vizinhos caíram 2%, enquanto o total de vendas do Estado para o exterior cresceu 4%. “Boa parte da queda se deu por conta da crise na Argentina, que estabeleceu uma série de embargos, bem como também ampliou seus negócios com a China”, destaca a economista.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

Um comentário:

Anônimo disse...

E foi a economia estadual mais penalizada pelo alinhamento das estrelas do bolivarianismo. Quanto mais cresceram as esquerdas no Brasil, mais massacrada foi a economia do Rio Grande.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/