Eleição da Comissão Especial do Impeachment ficou para amanhã. Haverá disputa de mais de uma chapa no plenário da Câmara.

Ele voltou a assombrar o governo.


O Jornal da Band informou ainda há pouco, 20h10min, que a indicação e a escolha da chapa com 65 deputados seria realizada nesta segunda-feira às 18 horas, mas ficou para terça depois de opositores articularem a eleição de uma chapa alternativa. A intenção é evitar que líderes dos partidos da base governista que têm deputados com posições divergentes indiquem apenas integrantes alinhados ao Palácio do Planalto para barrar o processo. O primeiro racha foi na bancada do PMDB, depois de o líder Leonardo Picciani (RJ), defensor declarado de Dilma, sinalizar que não reservaria vagas para deputados pró-impeachment.

"Não temos quórum na Casa e em qualquer circunstância não se conseguiria fazer a eleição. Tínhamos 185 parlamentares. De qualquer maneira seria adiado", disse Cunha. O presidente da Câmara negou que a decisão tenha objetivo de protelar a instalação da comissão e ressaltou que o adiamento tem o intuito de evitar questionamentos no Supremo Tribunal Federal por parte de deputados que queiram disputar vagas na comissão: "Agora tem duas chapas, mas pode haver outras. Não posso impedir o direito de um parlamentar de querer fazer parte e disputar o voto no plenário. Preferiria que isso não tivesse acontecido. Se isso está acontecendo, é porque dentro dos partidos está havendo dissidências. A bancada do meu partido, do PMDB, indicou oito titulares e oito suplentes em avulso".

A indicação dos nomes e a escolha 
dos integrantes da comissão deverão ocorrer 
às 14 horas desta terça-feira,
Isto  pode esvaziar também a sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar programada para votar, no mesmo horário, o relatório preliminar do processo contra Cunha. Ele negou uma tentativa de interferir no funcionamento do colegiado e disse que a indicação dos parlamentares só deve ocorrer de fato a partir das 17h30. "Não há qualquer intuito de impedir o Conselho de Ética. Ele [presidente do conselho, José Carlos Araújo] foi quem marcou a reunião no mesmo horário da sessão. Poderia ter marcado de manhã", disse o peemedebista.

Aliados de Cunha, como o deputado Paulinho da Força (SD-SP), retiraram as indicações que já haviam sido feitas e vão apresentar nomes apenas na chapa paralela, nesta terça. Cunha disse que já tinha recebido oficialmente 29 nomes, que poderão ser alterados até as 14h de terça.
Para concorrer, as chapas têm de ter metade mais um dos membros da comissão, ou seja, 33 integrantes. As chapas podem ser inscritas na eleição pelas bancadas divergentes ou pelos líderes partidários. Se uma chapa for eleita incompleta, os partidos que não tiverem indicado membros farão eleições suplementares dentro de cada bancada para ocupar as cadeiras, que continuam reservadas proporcionalmente ao tamanho de cada partido na Câmara.

"Está permitida uma briga interna 
de cada bancada", disse Sibá Machado (AC), líder do PT.
"É inaceitável. Eu abandonei a reunião de líderes. Está tudo contaminado. Nós temos uma única chapa. Essa história de chapa avulsa tem o dedo dos tucanos para criar problema."

"O governo desejava sufocar a oposição e iniciou um movimento de amedrontar as forças que desejam o impeachment. O nosso objetivo é desmontar essa equação construída pelo governo de controlar a comissão", disse o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE). Ele acrescentou que o Planalto "manobrou ao tentar construir uma chapa branca" no colegiado.

6 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

Agora esta na hora destes "queimadores de impostos" mostrarem para que servem.

JulioK

Anônimo disse...

Ciro chama Cunha de ladrão e diz que Temer assinou decretos de “pedaladas”.

Fernando Brito · 05/12/2015

Em entrevista dada ontem a Mariana Godoy, na Rede TV, o ex-ministro Ciro Gomes, de maneira direta, além de dizer com todas as letras que Eduardo Cunha é “ladrão”, acusa o vice-presidente Michel Temer de estar conspirando pelo golpe de Estado contra Dilma Rousseff.

Ciro, que acusa Temer de ser “sócio em tudo” de Eduardo Cunha, diz que o vice-presidente está sendo hipócrita em coonestar o discurso das “pedaladas fiscais” porque, além de não serem crimes de responsabilidade, são uma prática comum e diz que já tem separados decretos assinados por Michel Temer, nos seus períodos de interinidade, onde ele também praticaria “pedaladas” orçamentárias.

Xi, editor e tias do jô, o temer achava que ia sair de lombo liso e ainda com o cargo de presidente vai levar um trolhaço e ficar bem quetinho na função que foi eleito. O Temer vai ter de explicar porque o PMDB que quer cassar dilma e não ele junto, já que também assinou Decretos de Pedaladas Fiscais.

Anônimo disse...

Dilma, por que temes tanto? Tens toda a imprensa chapa branca a teu favor, tem vários mensaleiros camuflados a teu favor e tens pixulequentos a teu favor. O que temes tanto Dona Dilma? Sim ,ela teme apenas algo que passou a vida inteira evitando que é a sua verdade, a da terrorista que nunca renegou ao terror, a terrorista que nunca pediu desculpas as suas vítimas ,a terrorista desafiadora e que agora desafia o povo brasileiro. Tem mais, uma gestora tão incompetente que assinou papéis que deram centenas de milhões de reais de prejuízo na Petrobrás somente em Pasadena. Dilma é a gestora inepta que ajudou a quebrar a Petrobrás, pois nunca soube de nada, e certamente nunca saberá! A gestora que aniquilou o setor elétrico brasileiro e que agora nos obrigou a ter a famigerada bandeira vermelha de seu partido em nossas contas de luz! Dilma teme as pedaladas de dezenas de bilhões de reais que apenas os idiotas não vêem! Teme também a quebradeira de outras empresas públicas como os Correios,ou os fundos de pensões das grandes estatais. Dilma, tu temes que alguém mostre que a presidente está nua e toda sua feiura interior mental está exposta. Não tem a grandeza de renunciar, pois quer levar o plano de poder bolivariano até as últimas consequências, mesmo que isto destrua o Brasil e possa até provocar uma guerra civil. Dilma lastimo ter tu como presidente de nosso país e por estares junto com teu padrinho Lula destruindo nosso futuro que poderia ser como o de um Canadá, mas estás nos levando para uma Venezuela, tão feia quanto são teus pensamentos mais sórdidos. Tenha dignidade de verdade uma vez na vida e renuncie para o bem do Brasil!

Anônimo disse...

Eu tô babo na foto!

Anônimo disse...

Enquanto isto, Cunha continua como presidente, Renan nem é mencionado. O tempo passando, o país afundando e os desonestos rindo de nossa cara. Dia 13 devíamos ir para rua para exigir que Dilma, Temer, Lula, Renan e Cunha deixem o poder. E que assumam somente Fichas Limpas e não mencionados em processos de corrupção.

Anônimo disse...

Mas , afinal de contas, o que é Dilma Houssef? Não é nada. Uma marionete, uma fantoche. Galgando postos governamentais não pela capacidade profissional e técnica, mas por ser ideologicamente simpática à esquerda, por ser do pardido e por ter sido escolhida por Lula, que, com seu faro político, detectou que o país aceitaria uma mulher como presidente, mesmo sendo uma desconhedica e incompetente administradora.
O povo simplesmente aceitou de olhos fechados a indicação de Lula e o resultado é esse: Um país quebrado, economia despedaçada, um Congresso corrupto e subornável, pior que a casa da Mãe Joana e essa pouca-vergonha social, conivente com o crime, com a corrupção e com um fisiologismo nunca visto. O Lulopetismo DESTRUIU o país. É o que merece esse povo BURRO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/