Proposta de elevar IR prevê 4ª faixa de cobrança e aumento para PJs

O enviado especial da Folha de S. Paulo a Paris, ouviu do próprio ministro Joaquim Levy (Fazenda) nesta terça-feira, que o aumento do Imposto de Renda é uma das alternativas em estudo pelo governo para equilibrar as contas públicas.

Assessores do governo disseram à Folha que há pelo menos duas ideias em discussão. Uma delas seria criar uma quarta faixa de cobrança para pessoas de renda mais alta, com alíquota entre 30% e 35%.

Outra seria aumentar a tributação de pessoas que recebem rendimentos de suas próprias empresas, que pagam 4% a 5% de IR em vez da alíquota de 27,5% cobrada dos assalariados da faixa de renda mais alta existente hoje.


Preocupados com a reação negativa às declarações de Levy, assessores presidenciais destacaram ao longo do dia que ainda não há uma posição fechada e lembraram que propostas de aumento de IR sempre enfrentaram fortes resistências.

12 comentários:

Anônimo disse...

Todo o governo que tem como solução para a falta de verba para fechar o orçamento, AUMENTAR INPOSTOS.É UM GOVERNO INCOMPETENTE...!!! O Sartori apresentou a mesma solução, aumento do ICMS. I N C O M P E T E N T E S.....!!!!!!

- Uma pegunta a todos os jornalista, inclusive prá ti, Políbio. Pq até HOJE, 4a feira, 09 de setembro, NENHUM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO, seja a rádio gaúcha, TV Globo, as rádios da minha cidade, etc... Criticam os GASTOS COM OLIMPÍADAS E COPA DO MUNDO...?????????? PQ...??? não é conveniente para esses meios de comunicação, SE INDISPOR COM O GOVERNO FEDERAL...?

Anônimo disse...

Carissimos,
Só se houve falar e ajustes fiscais aumentando aliquotas e criando novos formas de arrojar o trabalhador e o empresariado. Até quando nós iremos aguentar passificamente esta imposições postas pelos governantes, não podemos simplesmente aceitar. Partindo do presuposto que uma andorinha não faz verão, precisamos nos unir e dizer "NÂO" chega... O povo brasileiro não aguenta mais.

Anônimo disse...

UMA QUARTA FAIXA É ÓTIMO ...SERIA INDIRETAMENTE A REGULAMENTAÇAO DO IMPOSTO DAS GRANDES FORTUNAS...ÓTIMO ...VÃO CONTINUAR RICOS...E VÃO CONTRIBUIR COMO TODOS OS OUTROS ...

Anônimo disse...

Dilma coloca sua filha na zona para dar um dinheiro a mais no galinheiro que você não preside. E faça um favor a nação e de um tiro na cabeça. Vagabunda cretina e mentirosa.

Anônimo disse...

Esses veículos citados por ti faturam horrores com as cotas de publicidade para a cobertura desses eventos. Eles estão é muito agradecidos pelos gastos do governo pra trazê-los pra cá.

Anônimo disse...

PB !!
Este ministro não entende de tributos. O IR das PJs não é 4% nem 5%, é 4,8% que somado a 2,88% de CSSL, 3,65% de PIS/COFINS, totalizando 11,33% sobre a receita bruta das empresas.

Dependendo no nível de despesas pode ficar mais oneroso que os 27,5% da PFs, que admite os abatimentos pessoais de saúde, educação, previdência, etc.

Anônimo disse...

A regra e eterna se nao tem como aumentar receita,cortar custos.Aumento de impostos e suicidio eleitoral,com alto custo para toda sociedade....

Anônimo disse...

Até seria uma boa ideia se for para os ricos pagarem mais. Afinal só classe média trabalhadora e pobre paga a maior parte dos tributos no Brasil, por causa dos tributos indiretos. Proporcionalmente, ricos pagam pouco. Sócio de empresa não paga imposto de renda pessoa física(esse benefício praticamente inexiste em países desenvolvidos). Então, têm-se duas opções, ou cria-se um outra faixa para as rendas mais altas ou acaba-se com a isenção do imposto de renda pessoa física para sócios de empresas. Alguns podem afirmar que sócio de empresa já paga imposto de renda pessoa jurídica, no entanto, a alíquota é bem menor, e além disso, permite compensar os prejuízos. Dessa forma, muitas empresas, que possuam prejuízos(ou as inventam) em alguns anos, praticamente não pagam nada de imposto de renda nos anos seguintes.
Mas sabemos que não irá passar. Impostos diretos não são bem-vindos no Brasil. Rico não gosta de pagar imposto e tem meios para evitar a cobrança via pressão sobre o Congresso.

Anônimo disse...

Isso que está aí não administra nem loXinha de 1,99, que dura um pais...

Anônimo disse...

Gostei, indiretamente é a taxação dos grandes salários

Anônimo disse...

Sempre mais do mesmo!

Anônimo disse...

Infelizmente estamos seguindo e mesmo caminho da Grécia! Escrevam aí!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/