Negociações entre governos federal e estadual começaram com boas propostas do RS

A primeira da série de reuniões que o ministro Joaquim Levy prometeu fazer entre técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda e do Tesouro Nacional saiu ontem, quinta-feira. Os gaúchos pediram a redução do peso das parcelas da dívida do Estado, de 13% da receita corrente líquida todos os meses, R$ 265 milhões, para 10,5%, mas nada ficou definido.

O governo gaúcho saiu satisfeito do encontro:

- Apresentamos nossas propostas, e eles não fecharam as portas. Sabemos que o momento é complicado para o governo federal, mas fomos bem recebidos. Eles pediram mais informações .Entenda a história do endividamento do Rio Grande do Sul

Os representantes do governo do Estado também solicitaram autorização para fazer um novo financiamento em 2016. A ideia é reestruturar parte da dívida extra limite — composta por débitos contraídos após a renegociação do passivo com a União, em 1998, no governo Antônio Britto (PMDB).

A ideia é trocar um empréstimo caro por outro mais barato e com prazo mais longo, de preferência, com carência para o início do pagamento.

Houve sinal verde para levar a proposta adiante. 


Também foi discutida a possibilidade de parcelamento da dívida do Estado com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), estimada em mais de R$ 400 milhões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nessa altura do campeonato não tem boa proposta, tem apenas uma proposta para empurrar a crise com a barriga.

Anônimo disse...

Dado da Previdência apresentado pelo Governo gera nova polêmica

Executivo diz que gastos chegam a 54%, mas tabela da Secretaria da Fazenda aponta para 28,8%. (cpovo)

Como governador Sartori quer aumento de impostos se dados não fecham.

Será que não temos ninguém capaz de realmente apresentar dados corretos ? Onde querem chegar com isso ? Ministério Público deve investigar e se for o caso a Polícia Federal.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/