Número de cheques sem fundo já é o segundo maior desde 1991

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,29% em julho de 2015, revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. É o número o mais alto para um mês de julho desde que a série foi criada, em 1991, superando a inadimplência de 2,24% observada em julho do ano passado.

Considerando os sete primeiros meses do ano, o percentual de devolução de cheques sem fundos foi de 2,20% o segundo maior atingido nos sete primeiros meses de um ano, desde o início do levantamento. O primeiro foi entre janeiro e julho de 2009, quando o índice de devoluções pela segunda vez por falta de fundo chegou a 2,29%. No mesmo período do ano passado, o percentual ficou em 2,11%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento das taxas de desemprego perante a atual conjuntura marcada por recessão econômica, aumento da inflação e dos juros, está impondo sérias dificuldades aos consumidores honrarem seus pagamentos. Assim, aumenta-se a incidência dos cheques que acabam sendo devolvidos pela segunda vez por falta de fundos.

Conheça todos os números e análise do assunto:
www.serasaexperian.com.br



5 comentários:

Anônimo disse...

Políbio,

As operadoras de Cartões(Visa, Master ..) também bloquearam os inadimplentes.

Com a perda do cartão, o consumidor voltou ao "checão pré"!!

O Brasil da Dillma voltou ao anos 90!!

JulioK

Anônimo disse...

Cheques? Que cheque? Tem alguém que ainda usa cheque? Tem alguém que aceita cheque?

Anônimo disse...

BRASILEIROS E EMPRESAS DEVEM MUDAR O HÁBITO DO CHEQUE. NÃO TER, NÃO USAR. DEIXA EXPLODIR TUDO, MAS NÃO USE. É ASSIM QUE SE FAZ A LIÇÃO DE CASA.

LÓGICO QUE É COMPLICADO INICIALMENTE, MAS DEPOIS VEM A RECOMPENSA.

Anônimo disse...

BRASILEIROS E EMPRESAS DEVEM MUDAR O HÁBITO DO CHEQUE. NÃO TER, NÃO USAR. DEIXA EXPLODIR TUDO, MAS NÃO USE. É ASSIM QUE SE FAZ A LIÇÃO DE CASA.

LÓGICO QUE É COMPLICADO INICIALMENTE, MAS DEPOIS VEM A RECOMPENSA.

Anônimo disse...

Não utilizo cartão,só em casos esporádicos,sempre utilizei cheque desde 1976 e nunca passei um cheque bumerang.Para a garotada que acha estranho a utilização de cheque eu digo.Administradora de cartões cobram entre 3 a 5% por cento na operação e no cheque nao têm,eu quanto utilizo cheque a vista,negocio o preço, em vez dessa porcentagem ir para a administradora, fica no meu bolso.Ex:Neste mês mandei fazer uma porta de aluminio,valor cobrado 1460,00 em até 3 vezes no cartão,paguei no cheque a vista por 1380,00.Procuro juntar o dinheiro e pagar avista com um bom desconto do que fazer prestações a perder de vista e pagar o dobro do valor.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/