MWM International quer fechar fábrica no RS. 700 poderão ser demitidos em Canoas.

A fabricante americana de motores MWM pode fechar sua fábrica em Canoas, no Rio Grande do Sul. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do município, Paulo Chitolina, disse ao jornal O Globo que a empresa já anunciou que vai transferir o Centro de Distribuição de peças para São Paulo em janeiro e que, a partir de fevereiro, não mais montará os motores para a General Motors (GM). O contrato com a GM valeria até 2018, mas como a montadora construiu uma fábrica em Joinville, Santa Catarina, o fim do acordo foi antecipado, segundo o sindicalista. Em Canoas, a MWM mantém também uma linha de montagem de caminhões da marca Navistar International.

— A MWM está tentando vender a linha de montagem de caminhões. Havia um acordo com a chinesa Sinotruk, mas foi desfeito em maio quando os executivos assinariam o contrato na China. Se não vender essa linha, a fábrica será fechada —, disse Chitolina, acrescentando que até o final de agosto a empresa definirá o destino da unidade.


Em Canoas, a MWM emprega cerca de 700 pessoas. Somente na operação de caminhões são 150 funcionários. Ainda de acordo com Chitolina, a empresa já fez um acordo com o sindicato para a dispensa dos colaboradores.

12 comentários:

Anônimo disse...

Apertaram 13 e confirmaram? Tai o resultado.

PT = perda total.

Anônimo disse...

Políbio,

Mais um chinês roendo a corda!

O Yuan acaba de ser desvalorizado em 2%(BC) perante o dólar, para recuperar os exportadores chineses(afeta commodities).

Se acham que esta feio, pois aguardem 2016 ..... para ver o que realmente é feio.

JulioK

Anônimo disse...

Enquanto isso a presidANTA inaugura umas maloquinhas lá no Maranhão.

Anônimo disse...

Conforme dito acima, aperta o 13 e confirma, só não falta dinheiro para o Bolsa-Família, já foram gastos 13,95 bilhões desde o começo do ano, pagos sem contrapartida de ninguém, só mesmo dos contribuintes!!!

Anônimo disse...

Aqualito e Pingo de Cristal
Muitos estão contentes com iniciativas como essa! Afinal de contas, reza uma cartilha que circula por aí já faz muito tempo, que a eficiência do mercado e da livre iniciativa atuando sem a interferência do estado trarão a prosperidade para todos... O mercado se regula sozinho, buscando as melhores oportunidades e melhorando o sistema como um todo... Por isso o RS vai privatizar mais, enxugar mais ainda a "pesada" máquina do estado, com menos professores, menos hospitais, menos policiais, menos escolas, menos estradas, menos energia elétrica, etc... Aí, passamos tudo isso aí para a iniciativa privada e logo logo chegaremos ao paraíso!

Anônimo disse...

Se não houver uma repactuação no âmbito da CLT visando um abrandamento nas obrigações trabalhistas das empresas, estaremos condenados à ter um "paraíso de garantias " no papel e um contingente enorme de cidadãos sem emprego. Estamos nos encaminhando à Passos largos para o caos social e para a miséria.
Tudo isto graças à nossa esquerda que defende com unhas e dentes "as conquistas sociais".

Anônimo disse...

Não sou economista como a Véia da Mandioca. Pergunto, não seria pq aki no estado, os impostos são maiores, ainda querem aumentar mais o ICMS, é o MAIOR SALÁRIO MINÍMO REGIONAL, aumentado pelo incompetente, que fugiu para o Rio com medo de não poder andar nas ruas de POA, tarso genro...???

Justiniano disse...


O mercado de caminhões está paradíssimo há mais 130 mil caminhões parados nas transportadoras no país.

Lula tem razão "nuncaantesnahistóriadessepais" roubou-se e quebrou tantos ao mesmo tempo.

Isso somente é o começo da crise, a GM já economizou mandando telegramas de demissão, logo serão enviados e-mail de demissão.


O ano de 2016 será muito pior que esse 2015, segundo os analistas econômicos.

O PT conseguiu algo até considerado impossível que era quebrar o Brasil e conseguiram.


Leandro Arona disse...

Será o fim de uma era na história industrial de Canoas. O marido de uma amiga minha ficará em sérias dificuldades financeiras (vide-se: desemprego) caso o fechamento dessa linha de produção se confirme. E Santa Catarina segue a atrair mais investimentos e empresas que os RS. Tremendamente lamentável!

Anônimo disse...

Muitas empresas vão embora do estado,porque não querem devolver o imposto que o mesmo incentou por vários anos.

elias disse...

Aqualito: tudo funciona maravilhosamente por um tempo na sua concepção, enquanto tiver gente trabalhando para pagar impostos e os demais mamarem sem fazer porra nenhuma.
Tudo isso que você falou não gera renda por mais necessário que seja.
Todos os estados gigantescos e totais faliram após o "patrocinador" ir pro brejo(cuba-russia-agora tem o pt quebrando o galho )Alemanha oriental(russia), e outros e outros mais.
Tem que investir em empregos e não cabides.O fim nós já estamos vendo.Meia duzia trabalha para 600 ainda fazerem greve!

Anônimo disse...

E por que os funcionários públicos não fazem chororô na frente da fábrica nesse caso? Milhares sendo demitidos no RS, mas se tirarem uma vírgula dos direitos dos funcionários públicos aí o RS todo pára e povo que toma na bda de novo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/