Sartori conhecerá, hoje, usina de R$ 30 milhões movida a gás de lixo. Operação já começou em Minas do Leão.

Dirigentes do grupo Solvi e Copelmi, apresentarão hoje ao governador José Sartori a primeira usina de produção de energia elétrica a partir do gás gerado em aterro sanitário. A usina funcionará em Minas do Leão.

Foram investidos R$ 30 milhões no empreendimento.

A usinas gerará 15 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 200 mil habitantes.

Atualmente, o aterro sanitário de Minas do Leão recebe resíduos de 130 municípios, incluindo Porto Alegre. São 3,5 mil toneladas de lixo por dia.

O terro sanitário gaúcho foi um dos primeiros do brasil a obter crédito de carbono e o primeiro no mundo a incluir uma termelétrica no projeto de crédito de carbono.

4 comentários:

Paulo Dora disse...

De fato, só se sustenta pelos crédito de carbono. É muito custo para produção e pouca geração no total disponibilizado na rede. Vale como medida ambiental, não como alternativa para resolver algum problema de geração de energia que há hoje no sistema integrado.

Anônimo disse...

Perfeita a colocação do anonimo das 9:27, realmente o que importa são os créditos de carbono. Prefeituras da regiao metropolitana estudam assunto, mas devem garantir uma quantidade de toneledas de lixo por um período longo de anos. E o financiador é que fica com os direitos do crédito de carbono.

Anônimo disse...

Se eliminar o lixo ja esta bom. Qualquer coisa que gerar e lucro.

Anônimo disse...

Concordo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/