Os dados do primeiro trimestre deste ano revelam que o PIB do primeiro trimestre registrou queda bruta de 1,6% quando comparado com o mesmo período do ano passado.
O número equivale a recessão clara.
A inflação dos últimos 12 meses já está em 8,2%.
A razão principal da queda bruta é a retração do consumo, que no período caiu 0, 9%, mas nem isto tem conseguido evitar a alta de preços, sobretudo dos alimentos, remédios e utilidades domésticas, todos de uso contínuo por parte das famílias.
Eis algumas variações de preços dos últimos 12 meses:
Sabão em pó Omo, 47%; ovos vermelhos, 12%; arroz Camil, 5 kg, 22%; papel higiênico Neve, 12 rolos, 11%; margarina Qualy, 13%; cotonetes Johnson, 58%; fraldas, 37%; desodorante Rexona, 28%.
Os preços da gasolina subiram menos, apenas 8%, mas os preços dos carros subiram 16% e os dos ingressos de cinema aumentaram 24%.
2 comentários:
Para as esquerdas o PIB não caiu, o que houve é um "realinhamento" de valores. Mentir é a mais clara e insofismável capacidade das esquerdas.
Ta na hora de o PT assumir a responsabilidade de seu fracasso . Na epoca de vacas gordas em que a economia parecia que ia bem , diziam que era pela " competencia " do presidente .Agora que as bolhas estouraram a culpa e' "da crise " internacional . O PT esta a 14 anos no poder e a culpa da corrupcao da Petrobras e' do FHC . O que e' positivo do ajuste fiscal o merito e' do PT . O que for impopular a culpa e' do PMDB que " governa " esse pais .
Ninguem mais aguenta tanta hipocrisia
Postar um comentário