Saiba como transformar em modelo, qualquer escola de alunos e professores atrasados e desordeiros

As diferenças começaram nos muros. Antes inteiros pichados, agora dão espaço ao branco, ao azul e só. E não foram só as paredes que mudaram na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, em Manaus. Depois que passou para as mãos da Polícia Militar, virou 3º Colégio Militar da PM Waldocke Fricke de Lyra e, junto disso, viu sua rotina mudar drasticamente. O desempenho dos alunos também mudou — e para melhor.

O trecho acima é de reportagem de O Globo.

Leia tudo:

São 2 mil alunos dos ensinos fundamental e médio que passaram para as mãos da PM local em 2012, a pedido do governo estadual. O colégio fica em uma das regiões mais violentas de Manaus e registrava furtos, banheiros quebrados, brigas no pátio e trânsito livre de armas brancas. Os policiais mudaram isso com rotina rígida e uma gestão linha dura.

Para entrar, farda e horário rígido. para sair, só após a realização de todas as tarefas. Celular? A ordem é que ele fique sem bateria até a saída do colégio. Tudo isso sob a batuta do coronel aposentado Rudnei Caldas, que afirma ter encontrado resistência dos professores no início da implantação do novo sistema. Mesmo assim, ele não desistiu e manteve o que julgava melhor para a escola. Três anos depois, os alunos já estão completamente dentro da rotina extremamente rígida.

Quando passam, por exemplo, pelos policiais armados que atuam como inspetores, endireitam a coluna e batem continência. Dentro das salas de aulas, gritos de guerra são ouvidos antes das jornadas e distintivos de patentes são distribuídos para os donos das melhores notas. Uma indisciplina até é aceita, mas se reiterada, leva à expulsão. Em 2015, até maio, foram cinco alunos expulsos, média de um por mês — todos por não se adequarem à política do colégio. Os professores antigos, resistentes ao novo sistema, foram quase todos mandados embora e substituídos.

E as mudanças não são visíveis apenas na estrutura física do colégio e nas normas extremamente rígidas. De 2011 para 2013, a escola deu um salto no Ideb. O ensino fundamental passou de média 3,3 para 6,1. No ensino médio o salto foi de 3,1 para 5,8. Os novos coordenadores do colégio ainda se orgulham em afirmar que o índice de reprovação, de 15,2% em 2012, foi zerado em 2014. Alguns alunos ainda apareceram, de maneira inédita, entre os primeiros colocados nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas.


Quem também se adaptou às regras novas foram os professores. Uma das poucas remanescentes da administração antiga, Maria do Rosário de Almeida Braga, de 54 anos, afirmou ao jornal O Globo que não só os alunos têm exigências vindas da diretoria: os professores também. E, por isso, acredita ela, a imagem da escola e, principalmente, os desempenhos dos alunos, mudaram tanto nos últimos anos, tornando a escola modelo para o estado.

17 comentários:

Antônio Maria disse...

Essa matéria faz sangrar os olhos da petralhada...

Anônimo disse...

Alguém tem alguma dúvida de que educação rima com disciplina ???

É só dar uma olhada nos alunos que entram e saem do Colégio Militar nas cercanias da Redenção e confrontar seus desempenhos no vestibular da UFRGS e olimpíadas de educação : excelentes !!!

Mas a esquerda brasileira burra (que nunca leu Gramsci ou Marx), decretou que disciplina , uniforme , conteúdo , são coisas arcaicas...Esqueceram do sucesso cubano e de outras experiências socialistas , que não abandonaram esses itens, muito pelo contrário..

Se a experiência relatada fosse implantada por aqui , ouso dizer que 80% dos docentes teriam que ser afastados : eles não têm disciplina !!!



Anônimo disse...

Alguém tem alguma dúvida de que educação rima com disciplina ???

É só dar uma olhada nos alunos que entram e saem do Colégio Militar nas cercanias da Redenção e confrontar seus desempenhos no vestibular da UFRGS e olimpíadas de educação : excelentes !!!

Mas a esquerda brasileira burra (que nunca leu Gramsci ou Marx), decretou que disciplina , uniforme , conteúdo , são coisas arcaicas...Esqueceram do sucesso cubano e de outras experiências socialistas , que não abandonaram esses itens, muito pelo contrário..

Se a experiência relatada fosse implantada por aqui , ouso dizer que 80% dos docentes teriam que ser afastados : eles não têm disciplina !!!



Anônimo disse...

Ordem, disciplina, seriedade, realmente são palavras que não fazem parte da doutrinação esquerdista.

Anônimo disse...

O que aconteceu? Aumentaram a autoestima e deram dignidade e um futuro promissor aos jovens que, disso, se aperceberam.

Anônimo disse...

escola do exercito...

funciona como nenhuma outra...

e presidio com rotina militar...

vagabundo vai pensar duas vezes antes de cometer um crime novamente...

Anônimo disse...

as soluções para o país sao tao obvias que da ate preguiça...

essa praga desses esquerdistas progressistas transformou o Brasil nesse banho de sangue que é hoje com as suas politicas frouxas e de conceder direitos antes de cobrar os deveres...

só vamos sair dessa lama quando dermos um pé na bunda bem dado dessa vagabundagem esquerdista que implantou a imoralidade e a falta de todos os valores na sociedade...

Anônimo disse...

passei muita colonia de férias no Exercito!!

era o costume da época...

aprendíamos ali a ter responsabilidade e a sermos cidadãos...

nunca roubei, nunca matei...

era no 63 Batalhão de Infantaria, no Estreito, em Florianópolis...

acordar cedo, arrumar a cama, participar de atividades esportivas, aprender a conviver em grupo, enfim, o tipo de ferias impensável para esses folgados de hoje em dia...

bons tempos...

Anônimo disse...

Esse tipo de materia tortura esquerdopatas.Na Bandeira Brasileira está "Ordem e Progresso". Os esquerdopatas querem Progresso sem Ordem, é de uma miopia atroz.

Anônimo disse...

Precisam tomar cuidado para o pt não assumir o governo, pois eles tentarão acabar com esse colégio, assim como tentaram acabar com o colégio Tiradentes aqui no estado na época do Olivio.

Anônimo disse...

Claro, agora virou um colégio preparatório para ingressar na Policia Militar de Manaus. No âmbito federal tem os Colegios Militares e aqui no RS tem o Colégio Tiradentes da Brigada. São muito bons, só que os Policias Militares que coordenam tanto o Tiradentes, como esse colégio e Manaus estão em desvio de função, fizeram concurso para trabalhar na rua, dar segurança para população.

São exceções a regra, como os colégios de padres nos interiores, o próprio colégio americano, etc. Para entrar tem provinha, acaba virando um vestibular, só entra quem tem $ para se preparar.

Carlos Flávio disse...

A ordem e disciplina são fundamentais para conseguirmos vencer na vida. A libertinagem promovida por pedagogos e psicólogos ao longo de muitos anos, buscando criar a ideia de que pessoas não podem ter limites (disciplina moral) pré-estabelecidos, pois afetaria o seu desenvolvimento e criatividade, trouxe enormes prejuízos. Um dos grande efeitos foi a perda de respeito pela figura do professor, que desqualificado por pares e pais corroborou para com a decadência do ensino no país.

Cap Caverna disse...

Concordo com o anonimo das 15:56 hrs! E poderias acrescentar mais sobre os esquerdistas: eles não sabem também o que é caráter, dignidade, palavra, honra, etc...! São podres , fedorentos, verdadeiros vermes!

Anônimo disse...

Essa juventude precisa de disciplina,pulso firme,autoridade e muuuuuito respeito.
São pré-requisitos para que o ensino possa efetivar-se. Os professores estão sem autoridade,sim,primeiro porque os próprios pais vão à escola desentender-se com eles por admoestarem ou reprovarem seus filhos,depois porque a figura do auxiliar de disciplina,que vigiava os corredores e o pátio foi extinta da vida escolar.
Acrescento ainda,que se um professor recorrer à direção ou à coordenadoria,não receberá apoio nenhum,tendo de aturar os maus elementos em sala de aula,que agora passarão a ridicularizá-lo. Os professores estão órfãos do sistema,entregues à própria sorte, com alunos encaminhados pelos conselhos tutelares, e deficientes "incluídos",inclusão para inglês ver...

Justiniano disse...

Aqui o no estado o vagabundo do Olívio Dutra (que nunca trabalhou na vida, vivia tomando trago e fazendo piquete no sindicatos dos bancários), quis acabar com o colégio militar Tiradentes da Brigada, pois era contra a disciplina militar. Hoje é um dos exemplos de sucesso nas notas do Enem e vestibulares mais concorridos.
Pena não ser possível colocar colégios militares em muitas cidades no estado.

Quanto aos professores, muitos são tremendos enganadores e dão meia duzia de aulas e recebem por quarenta horas. Em colégio militar esses pseudo-professores se dão muito mal, tipo: professor é perguntado sobre o que é pH, depois de um tempo ele saí com essa pérola: por hipótese.

Anônimo disse...

Só tem um problema, pois os policiais estão nas salas de aula ensinando e com resultados, entretanto a segurança fica cada vez mais desfalcada de agentes. Quem sabe mandamos os professores para fazer patrulhamento nas ruas das cidades? Infelizmente vai dar M......

Anônimo disse...

Educação, valorização, disciplina, dignidade. Alunos em contato diário com valores positivos não em como dar errado.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/