O editor alerta para golpe com fraude em boleto

O editor também recebeu boletos aparentemente confiáveis, mas não abre nada. Estes são os cuidados que recomenda:

Manter sistema anti vírus atualizado;
Não abrir link de origem desconhecida principalmente e-mails contendo anexos;
Bancos, receita federal, banco central e outras repartições públicas não enviam e-mail solicitando qualquer informação;
Todo e qualquer e-mail de origem desconhecida, por segurança deve ser deletado.
Uma das formas de evitar o risco do boleto bancário é aderir em seu Banco ao DDA ( Débito Direto Autorizado )
Cuja apresentação se dá através de meio eletrônico, ou seja, você terá que entrar em sua conta corrente através de
Seu computador/smartfone/iphad  e autorizar/Programar para débito em conta corrente o respectivo compromisso. O Banco sempre avisa
Através de torpedo (SMS), para o telefone cadastrado que existe um novo compromisso.

A seguir, vale a pena examinar reportagem de hoje do jornal Brasil Econômico sobre o assunto:

O consumidor deve verificar os dados impressos, como número do banco
Antes de pagar qualquer boleto bancário, o consumidor deve verificar os dados impressos, como número do banco, se o número do código de barra corresponde ao da parte de cima da fatura, CNPJ da empresa emissora do boleto, data de vencimento do título e se o valor cobrado corresponde ao devido pelo consumidor. A dica vale tanto para os boletos impressos pelo consumidor através de sites na internet quanto para os que chegam na residência pelos Correios.
O alerta é dos órgãos de defesa do consumidor, que registram casos de fraude em boletos bancários. De acordo com o diretor jurídico da Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro(Procon-RJ), Carlos Eduardo Amorim, quando a autarquia recebe esse tipo de reclamação, verifica se houve falha na relação de consumo ou descuido da pessoa. Mas, como se trata de um crime, o consumidor lesado deve procurar a polícia.
"No Procon há gente que reclama que fez a compra e o produto não foi entregue. Aí a gente tem que ver se houve fraude ou se é problema na relação de consumo. Se o boleto foi enviado para a casa da pessoa por um criminoso, é questão de polícia, não é questão de Procon. Pelo boleto, a polícia consegue identificar para que conta esse depósito foi feito e descobre um laranja ou outra pessoa e consegue chegar ao fraudador", disse.
Amorim ressalta que, caso o boleto falso tenha sido emitido no site da loja, a empresa também é responsável. "Se o boleto foi realmente emitido no espaço seguro da loja, a loja é responsável, mas se é um boleto que a pessoa recebe por e-mail e paga ou pelo correio e a empresa não enviou, isso é fraude. Há muita coisa que é golpe, questão de polícia. Mas se você entra no site da empresa, o verdadeiro, não o site forjado, emite o boleto e o boleto sai forjado, aí é responsabilidade da empresa".
Para a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci, as empresas podem ser responsabilizadas por possíveis fraudes, já que é dever delas se cercar dos cuidados necessários para que o consumidor não seja penalizado.
"Se o consumidor for vítima do golpe, deve fazer contato com a empresa, mostrar os comprovantes de pagamento realizados. Mesmo que seja uma fraude de terceiros, esse é um vício oculto de serviço, que o cliente não tem como identificar e portanto a empresa emissora do boleto tem que ser solidária e tem que responder por esse problema", disse.
De acordo com ela, é possível que a fraude ocorra na emissão de segunda via dos boletos e também que a abordagem ocorra por telefone. "O estelionatário liga, se passa pelo credor e o consumidor acaba repassando os seus dados, inclusive os dados do boleto original para o falsário, que emite um novo documento com alteração da fonte que vai receber o valor a ser pago".
De acordo com a Polícia Civil, o crime que envolve boleto falso é registrado como fraude e entra nas estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) como estelionato, sem tipificação específica. Os dados do ISP mostram que, de janeiro a abril desde ano, houve 11.470 casos de estelionato no estado, que incluem também outros tipos de tentativa de se obter vantagem indevida com prejuízo alheio.


6 comentários:

Anônimo disse...

Já recebi boleto via correio de empresa de cobrança de são paulo, mas postado em estancia velha.

Era de telefonia móvel, mas nunca tive esta operadora.

Minha esposa recebe ligações no celular de débitos que também não existem.

Mas sabem nome, endereço, cpf tudo.

Outro cuidado: quando receber qualquer correspondêcia, ao jogar fora rasgar tudo primeiro, pois nos lixões eles podem pegar dados, ou melhor ainda queimar.





Anônimo disse...

Pra descobrir o safado vá em propriedades do e-mail, sem abrir e vera a origem, depois coloque va junk-email faça bloquear o remetente.
Joel

Anônimo disse...

Prezado Polibio,tem uma maneira de ver se é fria.

Quando receber boleto ou anotação de qualquer entidade,tipo ,audiência,voce está devendo,dicas para ganhar na loteria sozinho,etcetc.

Basta ,ao receber não abrir nenhum arquivo, ai vai na coluna de responder e aí aparecerá o falso endereço de e-meio.
clique em responder ai na linha para escreve, tire sarro.do tipo ; a é, to deendo 1 trilhão, vai receber do abreu,se ele não pagar nem eu.
e cliar para enviar a resposta.dali a pouquinho o arquivo vai voltar, ou seja era falso e para fiscar dados,portanto. fazendo assim, diminui a chance dos malandros pegarem alguma coisa.

se for boleto enviado pelo correio e de origem desconhecido, não pague nem a pau,pois perderá eu suado dinheirinho. Infelizmente a bandalheira tá solta para todo lado.
obs; algums e-meios, tem final it, fra, etc, ou seja ficam em outros países, tipi it-italia, fra- frança e por ai vai, outra dica, é so ver a quantidade de erro de português que essa turma comete.
tipo açociação , voça senhuria, dotor, portanto só cai em quer....

Anônimo disse...

E a policia ? se voce pagar o boleto ele vai para uma conta bancaria e todas as contas bancaria tem um TITULAR correto ?????????????????????? E fica assim.

Anônimo disse...

Polibio, creio que em torno de 1 ano atrás noticiário falou de uma cidade do interior em Pernambuco, se não me engano, que todos pagaram conta de energia elétrica falsa. Foram feitos contas falsas de todos no município, como se fossem da empresa de energia.

Até isso temos que tomar cuidado.

Está na hora também das operadoras adotarem o relógio com possibilidade de crédito. Evitaria isso e não teriam custos de conta em papel.

Várias cidades brasileiras já usam.

Anônimo disse...

verificar também o código do banco no boleto: os 3 primeiros dígitos linha digitável correspondem ao banco, ex.: 001 - Banco do Brasil, 041 - Banrisul, 341 - Itaú, etc. se não conferir com o logo do banco ou se o código de barras acusar outro banco, é fraude na certa.

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