Deputados aprovam mandato de cinco anos para todos. Voto facultativo foi rejeitado. Reforma política avança na Câmara.

A aprovação, ontem a noite, do mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, guarda coerência com outra mudança feita pela Câmara dos Deputados no âmbito da reforma política, no caso o fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos.

O mandato de cinco anos valerá até para parlamentares, incluídos senadores. 

Foram as duas mais importantes reformas aprovadas até agora.

Ontem, os deputados também rejeitarasm a coincidência das eleições. 

Com a retomada da votação da reforma política (PEC 182/07), nesta quarta-feira, a Câmara de Deputados rejeitou, no entanto, ontem a noite,  a proposta que visava acabar com o voto obrigatório —o destaque teve 311 votos contrários e 134, favoráveis. Ainda na sessão desta quarta, os deputados rejeitaram, por 225 votos a 220, emenda que previa a coincidência das eleições municipais e gerais. 

Nesta quinta-feira, a Câmara ainda deve discutir textos como cotas para mulheres na política, entre outros assuntos.  

Saiba o que mais já foi votado 
na reforma política:
- Fim da reeleição
- Cláusula de desempenho, segundo a qual o acesso dos partidos aos recursos do Fundo Partidário e o tempo gratuito de rádio e TV dependerão da eleição de, ao menos, um representante em qualquer das Casas do Congresso Nacional. O partido também deverá ter concorrido com candidatos próprios à eleição para a Câmara dos Deputados.
- Fim das coligações
- Financiamento misto de campanha
Foi aprovada emenda do financiamento misto de campanha, no dia 27 de maio. O texto integrará uma proposta de emenda à Constituição que ainda deverá ser analisado pela Câmara, e os limites máximos de arrecadação e os gastos de recursos para cada cargo eletivo deverão ser definidos em lei. Antes disso, foi rejeitada emenda que estabelecia o financiamento de campanha apenas por recursos públicos e pessoas físicas, proibindo doação de empresas, bem como a emenda do financiamento público exclusivo

Ao final, todo o teor da Reforma Político será votado em segundo turno pelos deputados e, se aprovado, seguirá para análise do Senado.


5 comentários:

Anônimo disse...

medo do lula..safados..como não conseguem ganhar apelam pro tapetão eheheh

Anônimo disse...

O dia (triste) que a direita raivosa chegar no poder (que Deus nos livre desse pesadelo), eles vão mudar novamente e aprovar a reeleição

Anônimo disse...

Sou fã da direita raivosa!

Marco Belotto disse...

O lado deles arrumaram ligeirinho passando de 4 para 5 anos o mandato. O voto obrigatorio mantido, ficando os currais eleitorais para se re-re-re-elegeram. Já não tinham vergonha, e agora para piorar perderam o medo.

Gustavo disse...

5 anos de mamata para todos?
voto facultativo rejeitado
lobo não mata lobo..
cabe ao eleitor matar os lobos.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/