Herança maldita de Tarso pode chegar a R$% 7,1 bilhões este ano, diz PwC

O déficit projetado nas contas públicas para este ano pela PricewaterhouseCoopers, PwC, R$ 7,1 bilhões, é muito mais assustador do que previam os próprios técnicos da secretaria da Fazenda e até mesmo os mais pessimistas números encontrados pelo economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos.

. O resultado foi apresentado ontem ao governador José Ivo Sartori aos deputados e dirigentes partidários da base aliada.

. O diagnóstico sobre a herança maldita deixada pelo governo Tarso Genro, PT, foi feito pela PwC, como consequência de contrato bancado pelo Movimento Brasil Competitivo.

. O estudo mostra que as contas públicas são tratadas com bastante descaso, voluntarismo, imprudência, demagogia, populismo, autismo e simples incompetência.

. A base do problema está em contas de despesas que sempre crescem mais do que as contas de receitas. Entre 2009 e 2014, por exemplo, a receita aumentou na média anual de 13,6%, mas as receita avançou apenas 11,3%.

. O governo Tarso Genro cobriu os rombos com saques em cima de dinheiro que não era gerado pelo seu Tesouro, como depósitos judiciais, caixa único, empréstimos.

. Até o final do mês, o governo quer encontrar meios de alcançar para o grande público toda a herança maldita que recebeu. Sartori, no entanto, recomendou que a comunicação “não atire pedras no passado”.

- O estudo da PwC avança em direção a algumas soluções, quase todas já sugeridas em todos os diagnósticos parecidos feitos nos últimos 30 anos. Entre elas: venda de patrimônio público, cobrança da dívida ativa, PPPS e concessões, renegociação da dívida com a União, pente fino na Folha, diminuição do tamanho do Estado. O PwC não foi a fundo no exame do saco sem fundo que é o atual e caótico modo de aplicação de aposentadorias e pensões públicas estaduais. Já há mais funcionário parado do que na ativa, quem para ganha mais, e as aposentadorias precoces (brigadianos, policiais e professores – 70% da Folha) asfixia o contingente à disposição do público, o que já provocou rombos bilionários – e que não cessam de crescer.

2 comentários:

Anônimo disse...

E a responsabilização de governantes por administrações inconsequentes e incompetentes onde é que fica ??
O governo Tarso foi de uma irresponsabilidade financeira flagrante e nada acontecerá ?

Anônimo disse...

a responsabilização dos governantes que criaram este precipício é zero e ainda saem ganhando uma aposentadoria milionária vitalícia,vergonha.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/