Na área de TI nada é inviolável, nem as urnas eletrônicas.

No comentário a seguir, o editor fala sobre a possibilidade de violação das urnas eletrônicas. O assunto foi levado esta semana ao Senado por iniciativa da senadora Ana Amélia.

. Apesar de reconhecer que “os testes de segurança das urnas eletrônicas fazem parte do conjunto de atividades que garantem a melhoria contínua deste projeto”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não fará nenhum antes das eleições de outubro. Desde 2012, aliás, quando uma equipe de técnicos da Universidade de Brasília (UnB) simulou uma eleição com 475 votos na urna eletrônica e conseguiu colocá-los na ordem em que foram digitados, o tribunal não expõe seus sistemas e aparelhos à prova de técnicos independentes. Mesmo assim, continua a afirmar que eles são seguros e invioláveis.

. O editor sugere o uso de impressoras para que o eleitor e as urnas tenham comprovante material da votação eletrônica.

CLIQUE AQUI para examinar reportagem sobre o assunto.

Clique na imagem a seguir para ver e ouvir o editor. O comentário intitula-se Na área de TI nada é inviolável, nem as urnas eletrônicas. 

23 comentários:

Anônimo disse...

Uma simples pergunta: qual motivo de NENHUM país do mundo utilizar urnas eletrônicas ?

Anônimo disse...

Tudo é fraudado no Brasil! Por que razão as urnas nao seriam tambem?

Anônimo disse...

todo mundo sabe que em TI tudo é violável...

os caras violam sites de segurança máxima, como os dos bancos, em países muito mais avançados do que nos em TI...

capaz que essas estrovengas eletrônicas brasileiras seriam a unica porcaria inviolável desse mundo...

Anônimo disse...

Isso eu já tinha percebido e reclamei, que deveria ser emitido uma espécie de TICK com o nome do eleitor e que aparecesse o nome das pessoas em quem votou, para depois confrontar se naquela seção o voto apareceu.

Nenhum providência foi tomada, e continuo a afirmar, não tenho garantia que meu voto vai para quem votei. Não confio na urna eletrônica, e muito menos no TSE.

Anônimo disse...

AQUELE VELHO CORRUPTO DA BAHIA ACM E OUTRO GRANDÃO DO PMDB CONSEGUIRAM ENTRAR NO PLACAR DO CONGRESSO, IMAGINEM ESTE SISTEMA DE URNAS.

EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Evidentemente a roubalheira começa nas pesquisas, que dá condições ao roubo nas Urnas eletrônicas.
O PT rouba em tudo, porque não roubaria nas eleições para continuar com seu projeto de poder ??
O TSE ( Tribunal Superior Eleitoral) tá com o Ministro Toffoli, o STF, a maioria absoluta tá "Dominado", ou seja estamos FU......DOS.
O PT só sai do Poder quando Enjoar, até lá ninguém tira eles.

Glauco Fonseca disse...

Meu querido Políbio, sabes que sou um fã incondicional teu, mas acredito que não há vida compatível entre urna eletrônica e documento físico que possa ser impresso para comprovar o voto. Uma eleição qualquer jamais terminaria, pois todas as partes irão pedir "recontagem" dos votos em papel, o que tornaria incipiente a ...urna eletrônica!
Desta forma, as opções são COM urna eletrônica ou SEM urna eletrônica. Híbrido não tem serventia, desde, é claro, que haja provas incontestes da violabilidade do sistema. NEste caso, a casa cai inteirinha, o que ainda não aconteceu depois de tantos anos.

Anônimo disse...

As urnas eletrônicas foram utilizadas pela primeira vez em eleições gerais em 1996, ou seja, sob gestão tucana. Os incautos que lêem os blogueiros direitistas e os comentários dos seus seguidores imaginam ser as tais urnas uma invenção petista!

Anônimo disse...

Então a YEDA ganhou por meio de fraude nas urnas????

Pela tua tese posso concluir isso.

Ademais, como você ligado
umbilicalmente a ex-governadora deve saber como se procedeu a fraude.

Logo, mente para seus leitores!!!

Obs. Vossa Senhoria não publicará este comentário, pois é um ditador do tipo daquele que comanda Cuba

Anônimo disse...

Prezados!
Não sou defensor da urna eletrônica, muito pelo contrário. Há 3 gerações de urnas. A brasileira é a primeira geração. A última geração não é inviolável, mas difícil de hackear. Há um hacker protegido pela PF, durante 24 horas, pois elegeu 3 vereadores. No Brasil funciona e funcionará assim: os institutos de pesquisa inflam os dados do candidato que deverá ganhar a eleição. Depois, é só mexer no sistema para validar o candidato. De todas as pessoas com que tenho conversado somente uma votará no PT. E todos se queixam da mesma forma, de que não conhecem pessoas que votaao no PT, mas o partido está na frente. Alguém acredita que a eleição de Tarso Genro foi limpa para ser ganha no 1o. turno? A turma da sinagoga é que definiu a eleição do atual governador ainda durante o Governo Yeda. além disto, a dívida tanto da RBS como Globo com o fisco federal, em análise há 10 anos no comitê dos contribuintes, causaria a quebra das 2 empresas. Com todo este dinheiro em jogo fica fácil investir para fraudar as urnas.

Luiz Vargas disse...

Se fossem seguras o peremPTório embu$teiro não teria ganho a eleição de 2010 em primeiro turno. Algo me diz que ali teve maracutaia e as PaTas digitais M. Branco.

Anônimo disse...

Essa oposição é patética. Agora a preocupação são as urnas eletrônicas. Apresentem propostas ao invés de ficar procurando cabelo em ovo.

Anônimo disse...

Á a maior arma do PT: a manipulação das urnas.

Anônimo disse...

O TSE pelo simples fato de saber
da possibilidade de violabilidade
demonstrada e silenciar já pode
ser classificado de qualquer coisa
ruim por antecipação, seus representantes devem ser declarados impedidos de conduzir
o pleito eleitoral, e, se
sabedores da violabilidade do
sistema e se manifestarem favoráveis a continuidade do erro deveriam ser demitidos a bem do serviço por justa causa e processados. As eleições não
podem ser roubadas, embora se
reconheça que esta é a intenção de muita gente.Se nada for feito,
a segurança naacional estará em jogo, aí o jeito é passar a bola
para as forças armadas, que com os recursos de hoje devem estar muito bem informadas sobre o
que se passa sobre a posibilidade da fraude das eleições e que
atitude tomar com o TSE, pois
as forças armadas são as guardiãs
da Pátria e da democracia, o seu
derradeiro bastião.

Anônimo disse...

As "carroças" eletrônicas podem ser manipuladas assim como as pesquisas eleitorais, e ambas já estarão "combinadas" para uma validar a outra! Vocês acreditam que uma pesquisa para presidente do Brasil que entreviste 2.506 eleitores em 175 municípios em um total de 140 milhões, pode ser confiável?!!!

Anônimo disse...

Acredito nas urnas eletrônicas como acredito em Papai Noel,Mula sem Cabeça,Curupira,Sací Pererê etc...Até hoje nunca entendí por quê não saímos das Seções Eleitorais com nosso voto na mão,Até vendedor de cachorro quente dá a você o comprovante da compra paga com cartão de crédito ou débito.Até o painel eletrônico do Senado já foi alvo de trambicagem,lembram.

Anônimo disse...

Tudo isso é medo do PT? o Polibio é o campeão quando o assunto é teoria da conspiração, vide o embuste Eixo do Mal.

Anônimo disse...

Ói, é o siguinti: quando você tasca 45 a bixinha comPUTA 13!!! Mero detalhe!!!!

Anônimo disse...

Pois é POLIBIO, te chamam de castrista e conspirador.

Por rejeição explicitada acima NUNCA SERÁS, POLIBIO BRAGA, um PTISTA numa prefeitura. Assim jamais será amigo e cumpanheiro de ALBERTO YOUSSEF, JOSE DIRCEU e outros da descaracterizada quadrilha pelo amigo do Lula, o Levandowski.


Anônimo disse...

Complementando acima. POLBIO, deste jeito NUNCA IRÁS ocupar uma cadeira no CONSELHO de ITAIPU, quando um dia Collares a deixar, e nem na PTROBRAS.

Anônimo disse...

Cada idéia que surge aqui. Um acha que não existe urna eletrônica em lugar nenhum do mundo; existe, inclusive nos EUA, têm estados que usam e outros não. Imprimir o voto com nome e em quem votou, sugere outro; esse é gênio, só esqueceu do voto de cabresto. Qualquer sistema é fraudável, incluindo a urna com papel ou sem ele. Ou alguém aqui não lembra da duvidosa eleição do Bush lá nos ``states``. Além disso, a totalização sempre acontecerá por alguma máquina. O sistema precisa de auditoria independente e aperfeiçoamentos, mas veio para ficar.

Anônimo disse...

Políbio: Pela retrospectiva dos recentes escândalos e a declaração de nossa presidenta, de que vai "fazer o diabo" para ganhar esta eleição, tudo pode acontecer no "Brazuela". Quem viver verá!

Anônimo disse...

Parabéns Pobílio Braga, finalmente algum jornalista tocou no assunto. Continue assim e você vai longe.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/