Outro navio de carga encalha no Lago Guaíba

A má conservação das hidrovias gaúchas fez outra vítima nesta quinta-feira no RS, porque o navio mercante Maple Star encalhou logo depois de ter saído da Lagoa dos Patos e ingressado no Lago Guaíba, Porto Alegre.

. As denúncias sobre a falta de empenho e competência por parte da Superintendência de Portos e Hidrovias são recorrentes, não são recentes e resultaram em denúncias seguidas por parte do Serviço d Praticagem da lagoa dos Patos e da Marinha do Brasil. 

. A economia gaúcha é quem mais sofre com o desleixo.      

7 comentários:

Anônimo disse...

Nada que uma EGH, Empresa Gaúcha de Hidrovias não possa resolver. Como cobrar pedágios dos navios é a questão a ser resolvida.

Anônimo disse...

o que nao da para entender e que um navio desse porte vai ate porto alegre para deixar uma carga que poderia ser levada em chata, para acontecer esse tipo de situaçao so para dizer que o porto tem movimentaçao de navios

Cap Caverna disse...

Isso é mais uma das qualidades dos vermelhos retrógrados: INCOMPETÊNCIA. Deveriam fazer o Atraso Genro, pagar as despesas que o armador terá com rebocadores, tempo perdido pelo navio por estar encalhado, mergulhadores que farão a vistoria no casco do navio para ver se não houve avarias, etc...Isso é o (des)governo petista.

Anônimo disse...

COM UM REBOCADOR E TRÊS CHATA, TENDO UMA PROFUNDIDADE DE 2 METROS SE TRANSPORTA MERCADORIA DE UM NAVIO COM 6100 TON PARA QUALQUER PARTE DESTE ESTADO.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Enquanto isso em Cuba e Uruguai... Os portos vão bem, obrigado.

Régis

Anônimo disse...

Anônimo das 16:28, isso é um navio de longo curso e de bandeira estrangeira e não de cabotagem, portanto precisa de mais calado para navegar. Além de não manter a profundidade do canal o governo nem batimetria faz para informar aos práticos da lagoa a Marinha do Brasil as condições de navegação interior. Hoje em dia com os sonares disponíveis em qualquer loja especializada, é muito fácil mapear os canais, basta querer e o SPH tem técnicos muito bons, basta lhes darem condições de trabalho que eles farão isso rapidamente, mas como as decisões são políticas e não técnicas acontece essas merdas.

ALMIR OLIVEIRA disse...

POLÍBIO.
O DESLEIXO EM RELAÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE NAVEGABILIDADE DE NOSSA ROTA MARINHA, NÃO É MENOR DO QUE O DESLEIXO COM OS NOMES DOS ACIDENTES GEOGRÁFICOS DO RIO GRANDE DO SUL.
1)O QUE COSTUMAM MENCIONAR ERRADAMENTE, COMO "LAGOA DOS PATOS" É UMA LAGUNA DOS PATOS, AFINAL, ESSA LAGUNA TEM UMA SAÍDA PARA O MAR, EM RIO GRANDE;
2)DA MESMA FORMA, CHAMAM RIO GUAÍBA OU LAGO GUAÍBA, O QUE NA VERDADE É UM ESTUÁRIO DA LAGUNA DOS PATOS, ONDE CHEGAM VÁRIOS RIOS VINDOS DO INTERIOR DO ESTADO. MELHOR DIZER: ESTUÁRIO GUAÍBA.
3) O MESMO SE DIGA SOBRE A LAGUNA MIRIM, JÁ QUE A MESMA COMUNICA-SE COM O MAR, ATRAVÉS DA LAGUNA DOS PATOS.
4)JÁ, A LAGOA MANGUEIRA, ESTÁ CORRETA A DESIGNAÇÃO, POR SE TRATAR DE UMA LAGOA, PROPRIAMENTE DITA, I.É, SEM COMUNICAÇÃO COM O MAR.
QUE FALEM OS GEÓGRAFOS.POIS O ENSINO DA GEOGRAFIA, FICA MUITO A DESEJAR.

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