Itaú desenha três cenários para a economia brasileira: fraco, ruim e pior ainda

Infomoney de hoje ouviu o economista-chefe e sócio da banca de Roberto Setubal, Ilan Goldfajn, que pintou nuvens negras no céu da economia neste ano e do próximo. Ele falou em seminário de macroeconomia. O Itaú firma aposta de crescimento de 1,4% para 2014, bem abaixo da previsão do governo, de 2,3%. A banca, inclusive o Banco Mundial, também aposta em crescimento aquém dos 2%. Leia a reportagem:

As projeções não são as melhores para o Brasil este ano. A economia deve continuar patinando em um fraco crescimento, a meta fiscal ficará para trás e a inflação deve ir para o teto da meta, apontou Ilan Goldfajn, economista-chefe do Itaú Unibanco, durante a 20ª edição do Macroeconomia em Pauta, realizada nesta quinta-feira.
Isso significa que algumas mudanças devem ser vistas no ano que vem para que o crescimento da economia melhore. Para Goldfrajn, o mercado deve trabalhar com três cenários possíveis para o País no ano que vem.
São eles:
1°) cenário base de poucos ajustes: alguns ajustes necessários são feitos para manter o grau de investimento, crescimento segue baixo, juros ficam altos e câmbio se estabiliza em patamar mais alto e inflação não converge para a meta, ficando em 6%;
2°) cenário de mais ajustes: maiores ajustes, risco cai, investimento aumenta e crescimento melhora, juros convergem mais rapidamente, câmbio se aprecia e inflação cai;
3°) cenário sem ajustes: não ocorrem ajustes e fiscal deteriora, investimento decresce e crescimento piora, juro real aumenta, câmbio se deprecia e inflação ultrapassa a meta.
Segundo Goldfajn, o Itaú Unibanco acredita que é mais possível o primeiro cenário, de poucos ajustes no próximo ano.
PIB, inflação e política fiscal
A expectativa do Itaú Unibanco para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro é de 1,4% para 2014 e 2% para 2015%. A projeção é bem abaixo do esperado pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de crescimento de 2,3% da economia.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Nesta noite de sexta, 32 torneiras de chopes
artesanais de várias partes do mundo no Von Fass. 
Leve seus amigos nas duas casas. 


6 comentários:

Anônimo disse...

Eu arrisco em dizer que esse ano já está perdido e o governo petralha irá roubar o que puder, raspar o tacho, pois não sabe o que o povo brasileiro irá decidir nas eleições! Agora se o povo (coitado) decidir pela continuação do que está aí, eu acho que os petralhas irão roubar ainda mais, pois se sentirão mais donos do Brasil-sil, e estarão avalizado para uma total rapinagem do país!

Anônimo disse...

O Itaú com esses economistas ignorantes está errado. Nosso País tem um ministro da fazenda com alto e incontestável saber e um gerente do Banco Central genial, como podem não estar certos. Basta ver os índices invejáveis de crescimentos que temos anualmente,1,5%, e nossa divida interna bem controlada , trilhões de reais e aumentando bilhões de reais por ano, estamos cada vez melhor. As previsões desses economistas privados estão erradas. Isso sem falar no nossa presidanta que é economista de primeira linha! Linha de frente da guerrilha. O PT é um partido politico meio quadrilheiro onde estão os maiores cérebros pensantes do Brasil, basta ver pelo seu presidente de honra, pessoa com formação superior e com doutorado, além de ser quase um poliglota.

Anônimo disse...

O mercado esta ansioso para a Dilma e os petralhas incompetentes cairem fora.

Por mercado entenda-se gente que trabalha e paga impostos, gente que nao vive de cargos em comissao e bolsas familia.

Ninguem aguenta mais tanta incompetencia, caudilhismo e populismo.

Anônimo disse...

O mercado esta ansioso para a Dilma e os petralhas incompetentes cairem fora.

Por mercado entenda-se gente que trabalha e paga impostos, gente que nao vive de cargos em comissao e bolsas familia.

Ninguem aguenta mais tanta incompetencia, caudilhismo e populismo.

Anônimo disse...

o itaú financia a marina e aposta na desestabilização de luladilma amor do povo

Anônimo disse...

O POVO esta ansioso para a Dilma e os petralhas incompetentes cairem DENTRO.

Por POVO entenda-se gente que trabalha e paga impostos, gente que nao vive de BOLSA VUITON, EXPLORAÇÃO DE CAPITAL E RENDA.

Ninguem aguenta mais tanta inJUSTIÇA SOCIAL, EXPLORAÇÃO e NAZismo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/