Saiba por que Leonel ganhou de novo e Adriana perdeu na disputa pela Defensoria Pública do RS

No dia 21 de março houve eleição na Defensoria Pública do RS. A eleição, a exemplo do Ministério Público, ocorre através de lista tríplice. Os três nomes mais votados foram encaminhados dia 24 de março ao governador, Tarso Genro, para escolha, que acabou ocorrendo esta semana.m Concorreu o Defensor Público-Geral, Nilton Leonel,  que já havia sido escolhido pelo governador em 2012, por pressão da corrente interna do PT (DS). Como nome de oposição, concorreu Adriana Chaves Barcellos.
O governador acabou reconduzindo Nilton Leonal. A candidata de oposição é esposa de Afonso Motta, do PDT, partido que deixou o Governo e lançou candidato próprio. Além disso, a pauta de Adriana foi considerada "corporativa". Ocorre que sua pauta pregava a despartidarização da Defensoria Pública.

Na Defensoria Pública são 388 defensores ativos que votam. O eleitor pode votar em até 3 nomes. Pode votar em um nome, dois nomes, ou três nomes (votação plurinominal).

Nilton Leonel  fez 242 votos. A candidata de oposição, Adriana Chaves Barcellos, fez 179 votos, sem o uso da máquina. 

. Até hoje na história, tanto no Ministério Público como na Defensoria Pública do RS nenhum candidato da Administração e com a máquina na mão perdeu uma eleição.

. E como se vê da nota da jornalista Rosane de Oliveira (ZH, p. 10, 5/4), que costuma refletir o pensamento do Piratini,  pesou o fato de ter sido o mais votado e o fato de ter sido "elogiado" pelo governo.

. Ocorre que Nilton Leonel é na verdade um Secretário de Estado, quando se sabe que a Defensoria Pública não é mais Secretaria de Estado.

. O governador do Estado, ao justificar a escolha de Nilton, teria dito: "esse rapaz não me incomoda, por que iria muda-lo?"

2 comentários:

Anônimo disse...

Recentemente, quando YEDA, do PSDB, recebeu uma lista triplice do MP, para escolher um para ser PGJ do Estado, casualmente, a escolha caiu sobre a Procuradora, menos votada, quebrando uma tradição dentro do MP e entre governadores, que sempre escolheram o Procurador mais votado, por que será?

Sérgio. disse...

Mais calma nessa hora. Nilton Leonel secretário de estado? com qual argumento escreve isso? Nilton foi responsável pela criação do primeiro concurso para servidor da DPE, onde inclusive, devolveu cargos CC´S. Um secretário faria isso? ou pediria mais cargos em comissão para utilizar como quisesse?

Nilton foi o mais votado nas ultimas três eleições. Inclusive quando ainda não estava na administração, o que torna ainda mais evidente a competência do Nilton frente a "oposição" que é formada em 90% por defensores que já fizeram parte da administração do própio Nilton.

Despartirização da DPE? escreva sobre isso se sabe de algo...mas como não sabe, não escreverá. Isso não existe.Existiria se Adriana fosse escolhida. Não é?

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/