Política do governo prejudica Petrobras e etanol, diz analista

O governo Lula chegou a anunciar que o Brasil seria o maior produtor mundial de etanol, estimulou investimentos bilionários na área e agora a ambiciosa política que montou está em ruínas, com desinvestimentos, prejuízos e quebra de usinas. No RS, quem entrou na bravata do governo do PT acabou se dando muito mal. Leia tudo no material a seguir da Folha de ontem:

O controle do preço da gasolina é um dos responsáveis pelo retrocesso do setor de etanol no Brasil. Ao lado dos problemas climáticos e da crise de 2008, a política do governo na área energética, que também cria problemas para a Petrobras, desestimula os investimentos no setor.
Parece mais uma queixa dos usineiros, mas a análise é de um dos especialistas mais respeitados no setor de energia do mundo.
Segundo Antoine Halff, chefe da divisão de Mercados da Agência Internacional de Energia (AIE), apesar das dificuldades, o país será um grande fornecedor global de etanol e petróleo no futuro.

Folha - Apesar do potencial do Brasil em etanol, há desinvestimentos no setor. Qual é o principal entrave?

Antoine Halff - É uma combinação de fatores. Isso reflete problemas climáticos, que reduziram as safras recentes, o impacto da crise financeira na indústria --muitas quebraram-- e ainda há uma herança do alto endividamento do setor. Mas também há um fator político para essa desaceleração que tem a ver com a política de preços para a gasolina. Esse conjunto tornou mais difícil para o etanol competir com a gasolina;

CLIQUE AQUI para ler mais.


3 comentários:

jaco do morro belo disse...

O que não está em dificuldades com este governo do PT, até a turma do bolsa família anda se queixando com reajuste que não foi o prometido.
Com mais quatro anos de PT estaremos todos no mesmo nível.Lá no morro belo dizem MATANDO CACHORRO A GRITO.

Anônimo disse...

Essa é a gestão PeTralha, e seus planos mirabolantes, você não sabe o que irá acontecer daqui seis meses. O mais provável é que eles deixarão os empresários que apostaram nas suas ideia, segurando no pincel.

Anônimo disse...

Se este governo já teve alguma política energética, ela se perdeu em alguma garrafa de cachaça e nós estamos pagando e pagaremos muito mais pela incompetência oceânica deste parasitas, verdadeiras metástases do atraso.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/