Avaliação da refinaria de Pasadena pela Petrobras foi feita às pressas

O processo de compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras envolveu um prazo “muito curto” de due diligence — espécie de auditoria considerada um dos passos essenciais em processos de fusões e aquisições, na qual são avaliadas questões jurídicas, financeiras e operacionais. A afirmação foi feita pela própria Petrobras e está em documento confidencial, datado de 31 de janeiro de 2006, ao qual o jornal O Globo teve acesso.

. Ao todo, o processo levou cerca de 20 dias. Especialistas ressaltam que essa etapa de análise de informações de uma empresa consome, em média, de dois a três meses. Em um dos anexos do documento, a consultoria contratada pela estatal na ocasião, a BDO Seidman, de Los Angeles, nos EUA, diz que, em razão do “tempo limitado”, a estatal deveria buscar sua própria avaliação de dados.

. Batizada de Projeto Mangueira, a compra da refinaria envolveu a reorganização de cinco afiliadas da Astra Trading. De acordo com o documento da Petrobras, ocorreu a fusão de três destas companhias, criando a chamada Pasadena Refining Systems (Nova PRSI), dona da refinaria em si, na qual a Petrobras comprou 50% em 2006. Paralelamente, para vender combustível de Pasadena, a Petrobras criou com a Astra outra empresa, a PRSI Trading.


6 comentários:

Anônimo disse...

O título "Projeto Mangueira" foi bem apropriado, supondo-se que tenha sido pensado naquele tubo de plástico, comprido, grosso e preto e que seria encaixado num furo na outra ponta, onde casualmente, estaria o fiofó do povo brasileiro.

Anônimo disse...

Este foi o autêntico projeto Bananeira. A pressa de fazer a tal compra já evidencia a má fé envolvida, pois nem quando vamos comprar uma casa demoramos normalmente menos de um mês fazendo verificações e cálculos para evitar surpresas no futuro. Uma casa comum custa R$150.000,00, já uma refinaria custa muitíssimos milhões de dólares e fazer uma compra desta monta sem ter muitas cautelas é no mínimo de uma irresponsabilidade avassaladora, incompatível para um gestor de qualquer tipo. Nisto Dilma e Gerdau se nivelaram bem por baixo e lamento dizer, Dilma sempre foi Stella e Gerdau o que é agora?

Anônimo disse...

ANONIMO DAS 10:01, O GERDAU É NOVO JUDAS DO´SÉCULO XXI.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Dizem as más linguas que o Sgarbi, pessoalmente, ajudou a fazer o tal projeto... Foi ele que escolheu o nome do projeto rsrsrsrs.

Anônimo disse...

Foi feito as pressas ou nas cochas?Antigamente as mulheres faziam as telhas nas cochas e é por isso que as telhas da época não tinham padrões, cada mulher tinha cochas de direrentes diâmetros.

Anônimo disse...

Tô procurando alguma coisa aqui em casa, que não serve mais, pra vender pra Petrobrás! kkkk

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/