Tarso, Fortunati e Inter enganaram deputados: ZH prova que responsabilidade era do Inter e Fifa.

Cláusula 31 diz que Fifa pode bancar as obras temporárias e depois cobrar do Inter.



A reportagem a seguir dos repórteres Pedro Moreira e Rodrigo Müzell, do jornal Zero Hora, comprova que a maioria dos deputados foi enganada pelo governador Tarso Genro, pelo prefeito José Fortunati e pelo presidente do Inter, Giovani Luigi, porque todos sabiam que era responsabilidade do clube e da Fifa o pagamento pelas chamadas estruturas temporárias no novo estádio.

. Nenhum deputado teve acesso ao Contrato. Todos os 55 deputados votaram no escuro, baseados no projeto de Tarso e nas pressões de Fortunati e Luigi, que sonegaram as informações. Só hoje o MPE conseguiu uma cópia. 

Leia a reportagem dos jornalistas:

Assinado pelo então presidente do Inter, Vitorio Píffero, e pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, o aditivo ao contrato para sediar a Copa do Mundo no Beira-Rio prevê que o clube se responsabilize por toda a operação dos jogos e pela instalação dasestruturas temporárias.
Porém, prevê uma saída para que o evento seja realizado mesmo que a busca por empresas interessadas em bancar os custos, estimados em R$ 25 milhões, não dê em nada: a Fifa poderia instalar os equipamentos e depois cobrar do Inter.

A cláusula 31 do aditivo inclui, no Contrato Para Sediar original, a determinação de que, se a "Stadium Authority" — o Inter — deixar de cumprir obrigações do contrato, a Fifa ou o COL podem realizar essas tarefas e, depois, o clube reembolsar a entidade.O assunto chegou a ser discutido durante as negociações para a resolução do problema das estruturas temporárias, mas foi descartado pela Fifa.

- Em São Paulo, Valcke, Fifa, ambém nesta quinta, mostrou confiança, principalmente na Odebrecht, responsável pela construção do estádio e que vai montar também as estruturas temporárias. Sem revelar detalhes, ele deixou a entender que o Corinthians irá acertar a questão financeira com a empreiteira.

22 comentários:

Anônimo disse...

Então o COL vai fazer e depois tudo será cobrado do Inter. Acho que é a previsão que o Ministério Público já estava com intenção de fazer.
Com o disposto no contrato é o que vai acontecer.
Como parece ter havido dolo de uma das partes envolvidas isto deve caracterizar uma ação judicial de modo a essa parte envolvida ser penalizada pela ação dolosa e que enganou todos os gaúchos.

Anônimo disse...

Políbio! esperar o que destes socialistas, nunca sabem de nada, não viram nada e não são responsáveis por nada. Assinaram o contrato, todos sabiam de tudo e engambelaram alguns políticos, pois os da situação deviam saber de tudo. MPF em cima deles.

João Coragem disse...

O colorado já está no lucro. A economia pelo financiamento amigo do BNDES, paga, várias vezes, o custo destas estruturas temporárias. Coisa de chinelao a postura do Luigi de "agora não e' comigo".

Anônimo disse...

Conta outra editor pois todos sao macacos velhos e gordos e sabiam minunciosamente sobre o contrato inclusive o MP estão apenas fazendo o jogo de enrolation e as mídias aproveitam para faturar em noticias.A verdade verdadeira e que mais uma vez a conta estoura no lombo gordo da população que vai bancar a conta isentando empresários corruptos e sonegadores que vão se banquetear nas isenções fiscais.

Anonimato disse...

Mais um mico...
Quase um estelionato...
Os repórteres são cúmplices pois obviamente tinham a informação antes... deixaram o circo pegar fogo parra valorizar-se...
Eta kakaka............

Anônimo disse...

Que 171 aplicaram nos deputados, não foi uma roubada, foi um estelionato!

Anônimo disse...


SÃO FARINHAS DO MESMO SACO.

Unknown disse...

E so o MP entrar na Justica pra responsabilsar o TARSO, O FORTUNATI E TODOS AQLES que patrocinaram a vigarice. Simples assim!

jaco do morro belo disse...

Ainda tem tempo para mandar esta Copa longe de Porto Alegre, Se o RS através do Estado e PMPOA não tem condições de bancar uma merreca de R$ 25 milhões que peçam concordata e deixem SP e Rio de Janeiro sediar o evento.
Meia dúzia de turistas que vão andar por aí não tirará o RS da pindaíba que se encontra.

Anônimo disse...

NINGUÉM QUER FALAR DESTE ASSUNTO, PARABÉNS POLÍBIO!

DEPUTADOS NOS ENVERGONHAM,PODERIAM TER ASSINADO E ASSUMIDO, MAS ASSINAR NÃO SABENDO É VERGONHOSO, NÃO SERVEM NEM PARA LIMPAR LATRINA!

VERGONHA,VERGONHA...

SOU COLORADO MAS ESTA DOS DEPUTADOS PASSAREM RECIBO IRRESPONSAVELMENTE É LAMENTAVEL, REPETEM A MARACUTAIA DO CHEFE DO MENSALÃO, VÃO DIZER O QUE LULA DISSE?

Anônimo disse...

Manipulando a informação caro jornalista? Na mesma matéria podemos ler:
"Apesar de o poder público não constar do documento, um acordo de cavalheiros o teria incluído como corresponsável, de acordo com o Comitê Organizador Local (COL).Em ofício de agosto de 2013, o COL cobra do Inter, prefeitura e Estado, providências sobre o assunto, que se arrasta até hoje."

É FÁCIL ENTENDER, PARA QUEM NÃO É UM DELINQUENTE INTELECTUAL, que todos na Assembléia Legislativa sabiam desse ACORDO e por isso os governos municipal e estadual assumiram o compromisso e, inclusive, foram criadas Secretarias Especiais para a Copa etc etc. Pare de Grenalizar esse fato e faça um jornalismo de qualidade e honesto!

Anônimo disse...

-por acaso não é governo do PT? Coincidência não... Tem que cobrar doa em quem doer (inter, governo ou o diabo a quato)

Anônimo disse...

O inter e sua trupe não são diferentes do Brasil e da maioria dos brasileiros, espertalhões tirando vantagem em tudo. Assumiram a copa porem não assumem o ônus. Por essas e outras que o Brasil é o que é.

Anônimo disse...

Políbio,

Parabéns aos 19 deputados que votarm contra o Tarsinho, contra o Fortunatti e contra o MEU clube!!

Essa "Copa do Lulla" é uma desgraça para o Brasil.

O Lulla PEDIU para a FIFA!!

JulioK

Clóvis disse...

O João Coragem (que pelo jeito não tem coragem nenhuma) deveria se informar melhor: Se ao Inter foi emprestado dinheiro do BNDES com juro subsidiado (e foi), não é mesmo verdade de que ao Grêmio foi dado o mesmo benefício para construção da Arena (estádio de suporte para a copa). Ou não? Tenha CORAGEM e admita isto, pelo menos. Quanto ao Editor, informo que ninguém desconhecia o acordo (nem ele) entre os governos estadual e municipal e o Inter, que está sendo cumprido. Simples assim.

Marcos - Santa Rosa - RS disse...

Ei Anônimo de:
28 de março de 2014 00:05
Não quero puxar o saco do Dr. Políbio mas você o acusa de manipular a informação e usa para isto uma informação manipulada ?
E ainda por cima fala em "delinquência intelectual". Quer dizer que a matéria do Dr. Políbio é manipulada e a publicação do jornal DEPOIS da votação não é ? Acharia muito interessante que o contrato tivesse sido publicado ANTES da votação, você não acha ?
Por favor não diga que o jornal só teve acesso ao contrato agora porque aí sim teremos um primor de delinquência intelectual. São todos pobrezinhos e desinformados ! e há quem acredite !

Justiniano disse...

Desde o começo estava claro que era obrigação do clube arcar com esses custos.

Aí vem aquele patético do Luigi dizer que não tem nada a ver com isso, que isso é obra do governo.

Se queriam a copa que assumissem todos os encargos.

A palhaçada maior foi o Luigi dizer que o Inter tinha feito a parte dele, que era construir o estádio, o resto não era com ele.

Aplicar 171 em toda gauchada!!!

Anônimo disse...

SEM COMENTÁRIOS, MANDEM MINHA PARTE PARA PAGAR, DE PREFERENCIA BEM LUBRIFICADA.


EDUARDO MENEZES

Anônimo disse...

Gente quem queria a copa era o Lula. Então ele que pague a despesa. Tá rico de tanta comissão que levou nestes estádios todos. 25 milhas não é nada pra ele. E nada de fazer guerrinha grenal...

João Coragem disse...

Vai lá Clovis mostra aí taxa de juros, prazo de carência, contrapartidas do Beira Rio e da Arena.

Anônimo disse...

Que nível moral desses deputados estaduais que estão deitados de bruços no leito do Tarso, do Fortunatti e do Luiggi !
Foram vítimas do velho conto do vigário.
São incompetentes, omissos ou coniventes com a fraude?
Lulla foi lá implorar para que a FIFA sorteasse o Brasil para sediar a copa de 2014.
O que elle terá oferecido a mais para o Blatter ? Colocou o país todo (menos a petralhada) no endividamento para trazer este inócuo campeonato mundial de futebol dentro da nossa casa.
Espero que esses deputados tenham a dignidade de rever a aprovação de um estelionato moral, intelectual e financeiro perpetrado contra o povo que eles deveriam representar condignamente.
E que o MP exerça, de fato, as atribuições que lhe são outorgadas pelo povo, para atuar em seu benefício e em sua defesa. Mas que o faça já.
Basta de fraudes e roubos do dinheiro público em nossa pátria, que não é a delles.
Gaudêncio.

Anônimo disse...

Parece que quem assinou o contrato foi o presidente Pífio, que deixou a bomba para o seu sucessor! Bem coisa de político brasileiro, assina sem ler (vejam o caso da refinaria de Pasadena), e depois acham que as coisas se resolvem por si mesmo!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/