Oito empreendedores manifestam interesse pela construção do Metrô de Porto Alegre

A entrega das Propostas de Manifestações de Interesse na obra do metrô de Porto Alegre ocorreu nesta segunda-feira . Um total de oito empresas,consórcios e pessoas físicas interessados em participar da elaboração do projeto se cadastraram.

. Os inscritos foram as empresas ETM Engenharia, do Rio Grande do Sul; Triunfo Participações e Investimentos, do Paraná; Construtora Queiroz Galvão, do Rio de Janeiro; Logistel, de Portugal, ATP Engenharia, de São Paulo; CR Almeida, do Paraná; Invepar/Odebrecht, do Rio de Janeiro; e a pessoa física Paulo Affonso Soares Pereira.

.Nesse primeiro momento, eles entregaram a documentação exigida e um projeto funcional, com as linhas gerais do desenho do metrô. 

As empresas habilitadas terão 90 dias para entregar projetos. O edital de construção sairá no primeiro semestre do ano que vem. Caso as obras iniciem imediatamente, o metrô estará pronto em 2020.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ué, mas tu não disse que era uma "obra de ficção" o metro de porto Alegre?

Que ouve?

Será que não podemos mais confiar em ti?

Anônimo disse...

Entrega de propostas não significa obra pronta ou a realizar, anônimo das 18:16, só petralhas vendem essa idéia...

Anônimo disse...

Ainda não começou, portanto não se pode festejar.Quando será inaugurado o metrô?

Anônimo disse...

O que me preocupa não é o valor e sim os ADITIVOS, ai mora o perigo, neste segundo item é que os caras enchem os bolsos. Que Deus tenha misericórdia dos Portoalegrenses, esta obra vai ter data de inicio e fim só Deus sabe, vai iniciar com um valor e terminará superfaturada, vai ser um negocio pior que a arena do Grêmio.





Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Leia-se futuras empresas que irão superfaturar a obra, além de atrasá-la.

Anônimo disse...

Quem é Paulo Affonso Soares Pereira, Marco Arildo mudou o nome?
E piada né?

Luiz Vargas disse...

O PeTralha das 18h16min, foi educado na madrassa PeTralha que ensina e incute em seus cérebros com meia dúzia de neurônios que intenção ou inauguração de placa de obra significa obra concreta e concluída.

Anônimo disse...

o petralhão das 18:16 eh adepto das inaugurações de pedras fundamentais e lançamentos de editais...

pra tipos como ele, basta assinar um papel que a obra já pode ser comemorada e propagandeada...

Anônimo disse...

A pluralidade das propostas apresentadas mostra apenas interesse empresarial nos valores financeiros previstos. Afinal, onde se conseguir um contrato para construir um metrô de apenas 11 km por cerca de R$ 4,8 bilhões?

Obra mais segura e barata? Mesmo que o terreno após a FIERGS fosse um aterro sanitário que nem a área junto a Trensurb (cujos prédios estão sempre cedendo devido às condições do solo), o custo estimado do túnel (deve ficar cerca de 300 milhões de reais) para levar o metrô até a área de manutenção prevista certamente será bem maior que a adoção de modernas técnicas de engenharia atualmente existentes para construções em áreas como as próximas a FIERGS. Se estas técnicas fossem realmente necessárias.

Mas, como parece que a engenharia gaúcha e brasileira não deve ser qualificada para tal, a decisão política mais uma vez supera a decisão técnica-financeira. Ou vamos esquecer que num futuro próximo haverá o “pacotão” Metrô+Trensurb e um terminal junto à FIERGS complicaria este acordo?

Expansão para atender Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí de que maneira, se o projeto não prevê atingir o final da Assis Brasil nem o final da Baltazar? Ônibus até o terminal Triângulo? Isto vai melhorar a situação atual dos usuários da região?

Parece que o projeto do metrô foi convenientemente resumido a discussões de métodos construtivos e supressão de traçado, levando a população esquecer o mais importante: como estará sendo aplicado seu dinheiro.

Onde fica o orgulho de ser gaúcho quando se é obrigado a engolir condições duvidosas determinadas pelo Governo Federal? Perdemos a bravura de pelear?

Anônimo disse...

O Metrô da Bahia do Governador do PT está sendo construído 6 Kms há 15 anos e ainda não sabem quando será inaugurado.Os trens estão se deteriorando há 6 anos no páteo de manobras. É só entrar no You Tube ou no Google e perguntar sobre o Metrô da Bahia.Quem acredita em promessas de político morre doido.

Anônimo disse...

Neste momentos o Fortunati comparece para a foto.

Vamos lá, a primeira proposta do Fortunati era de que a linha do metro fosse do centro até o estádio Beira Rio, foi a primeira grande piada.

Depois o metro iria até a FIERGS, fizeram orçamento (sem projeto) e apresentaram em Brasília, o governo federal deu Ok. Foram reexaminar o orçamento constataram que o dinheiro não daria. Moral da história o metro virou perna de anão, terminará no viaduto Obirici.

Agora, pasmem senhores, o prefeito fortunati está contratando o um "projeto funcional" que será feito em 90 dias (num prazo deste não se faz nem um projeto de um prédio de 4 andares).

Moral da história o valor vai ser muitas e muitas vez maior que o inicial, a obra deve demorar uma década ou mais.

Pensem bem na capacidade desta gestão municipal em execução de obras, é pífia para não dizer zero.

Rafael F. R. disse...

Enquanto isto, na Turquia, com um custo similar ao do inicialmente estimado para o Metrô de Porto Alegre (e tempo de construção originalmente estimado em cerca de 5 anos, adiado por mais 4 anos em razão da descoberta de importantes sítios arqueológicos), foram construídos mais de 13km de linhas de metrô - incluindo um túnel submerso no Estreito de Bósforo com aproximadamente 1,4km de extensão e resistente à terremotos de magnitude até 7,5 Graus -, a melhoria de 63km de linhas de trem para suporte de trens de alta capacidade, a revitalização de 37 estações, a construção de 3 novas estações e disponibilizados 440 vagões novos, divididos em 34 composições de 10 vagões e 20 composições de 5 vagões...

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