Economistas do Itaú projetam recuo de 0,3% no PIB do terceiro trimestre do ano

O gráfico ao lado é do Itaú. Vale a pena examinar a trajetória de juros reais, câmbio real e CDS de janeiro do ano passado para cá. 



Os economistas do Banco Itaú projetam clima de recessão para o penúltimo trimestre do ano, prevendo que o PIB registrará recuo de 0,3% no período.

. Para o ano, o Itaú projeta crescimento minguado de apenas 2,4%.

. Leia a análise.

Projetamos ligeira contração da atividade econômica no Brasil no terceiro trimestre deste ano, revertendo parte da expressiva alta do segundo trimestre. Nossa projeção contempla queda da produção agropecuária e da indústria, pelo lado da oferta. Do lado da demanda, esperamos contração da formação bruta de capital fixo, após três trimestres de crescimento elevado. Uma incerteza adicional para o crescimento da economia no terceiro trimestre é a incorporação da Pesquisa Mensal de Serviços nos dados da Contas Nacionais. Essa mudança no conjunto de informação causará uma revisão nos dados a partir do primeiro trimestre de 2012. Um conjunto amplo de dados continua mostrando que a disseminação do crescimento é baixa, o que indica uma tendência de expansão moderada da economia adiante. Desta maneira, estimamos uma aceleração gradual no quarto trimestre, levando o PIB para um crescimento de 2,4% neste ano.

CLIQUE AQUI para ler a análise completa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Políbio,

Bom trabalho do Itaú.

Sou um pouco menos otimista em relação ao 4o.Tri(máx. 0,3%).

Previa 3o.Tri negativo e 4o.Tri zerado, mas ai o PT criou o "milagre" da multiplicação do PIB.

Isto dará um PIB 2013 de 2,1% e 2014 em 1,7%, com milagre e tudo.

JulioK


https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/