Defensoria Pública explica por que defende delinquentes políticos que vandalizaram o consultado dos EUA em Porto Alegre

A nota a seguir é da Defensoria Pública Geral do Estado do RS. Ela rebate comentário do editor, que se insurgiu contra a decisão dos defensores de representar delinquentes políticos que invadiram o consultado dos EUA em Porto Alegre.

Ao ter conhecimento de postagem de sua autoria no sítio polibiobraga.blogspot.com.br, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul vem esclarecer a atuação institucional precipitadamente atacada.
A Defensoria Pública é Instituição que tem como função primordial promover a transformação social,garantir a mais ampla cidadania e principalmente buscar de forma incansável a garantia irrestrita aos direitos humanos.Através de leitura da carta constitucional, observa-se que o texto assegura ser direito de todos o contraditório e a ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes (art. 5º, LV).Nesse contexto, a Defensoria Pública é a Instituição a qual compete o importante dever de servir à defesa de qualquer cidadão. Presumindo-se a inocência, a Defensoria Pública atua no sentido de assegurar a minuciosa análise dos fatos e do direito para que essa presunção não seja afastada sem imperioso motivo.
 Saliente-se que a Defensoria Pública exerce a função constitucional de defender todo e qualquer ser humano, independentemente do rosto, do nome ou da opinião com relação à política interna ou externa. Esclareça-se, outrossim, que ao exercer a defesa criminal, a Defensoria Pública não apoia o fato supostamente praticado, mas assegura um processo justo, reto e sem prejulgamentos ou discriminações.
 Sendo assim, no caso em comento, como em qualquer outro, a presença da Defensoria será marcada por firme e combativo desempenho, no exercício dos direitos constitucionais do cidadão, a fim de bravamente evitar a condenação e a privação da liberdade de um inocente.
Nilton Leonel Arnecke Maria, Defensor Público Geral do Estado do RS

Nota do editor
As opiniões dos leitores, a seguir, foram mediadas pelo editor. Só não foram aprovadas as notas claramente ofensivas e com palavras de baixo calão - a maioria. O número editado bateu o recorde de opiniões do dia, o que é sintomático para um assunto aparentemente árido e restrito ao mundo jurídico.

39 comentários:

Anônimo disse...

Muito Bonito

Anônimo disse...

Que conversa fiada, bem ao estilo petista. Pelo palavreado, tem-se a impressão que eles também defendem os baderneiros depredadores (black blocs) e saqueadores de lojas de pequenos comerciantes, bancos, prédios públicos e privados

Anônimo disse...

sitio?

xi, promotoria que adota o "caetanês" com linguagem oficial nao eh um bom sinal...

MTV pra promotoria deve ser também MTevê..

Anônimo disse...

ISTO QUER DIZER SÃO IDIOTAS QUE PAGAM IMPOSTOS E TRABALHAM HONESTAMENTE E AINDA DEVEM CONTRATAR UM ADVOGADO COM SEUS RECURSOS. A BANDIDAGEM TEM APOIO DO ESTADO O CIDADÃO DE BEM, QUE CORRA ATRÁS!!!
ALTAMIRO

Anônimo disse...

e aí um pai de família que depende dessa mesma defensoria fica três dias na fila do fórum pra ser atendido e tirar uma ficha.... cara de pau este Nilton

Anônimo disse...

Sr Polibio Braga:

Frequento um centro de estudos orientais,lá aprendi que o silêncio é uma dádiva.
Saudações

lilico disse...

Aonde estão os inocentes? Eles cometem um ilícito e os procuradores
os chama de inocentes. Meu Deus! Assim fica difícil entender esse comu
nicado dos senhores procuradores.

Anônimo disse...

Este serão os futuros Levandowiskis e Tofolis. Utilizam brechas técnicas das leis para prevalecerem sobre valores morais do que é certo errado.

Anônimo disse...

Esta nota realmente explica que a estupidez humana não tem limite.

Anônimo disse...

Termina o texto assim:A fim de bravamente evitar a condenação e privação de liberdade de um inocente.
Não entendí:Os que invadiram o Consulado Americano não foram pegos em flagrante delito?Como inocente?

Anônimo disse...

Depois de decadas de hegemonia cultural esquerdista gramsciana no ensino superior temos aí o resultado...
Defensoria pública como agente de transformação social????
Ou seja: ente da revolução marxista...
Os adeptos do direito achado na rua (ou no lixo)...
Achava que a Defensoria tinha o papel de fornecer advogados para aqueles que não tem como pagar...
Meu Deus.
Próxima parada: Venezuela!

Anônimo disse...

Cospem na cidadania democrática.

Anônimo disse...

Defensoria publica vcs recebem seus vencimentos através de impostos pago pelo povo que não aguenta mais tanta baderna e quando tem a possibilidade do criminoso responder em regime fechado pela invasão e crime de rasgar a bandeira de um país amigo dentro da embaixada, vcs fazem um uma defesa e poem o vagabundo na rua.



Eduardo menezes

Anônimo disse...

hahahahahahahahaha
O distinto se dignou a tentar convencer alguém que a "defesa dos cidadãos que vandalizaram" mereceria tamanha atenção de um ministério público voltado para a "transformação social (?????), garantir a mais ampla cidadania (vandalismo cidadão????) e principalmente buscar de forma incansável a garantia irrestrita aos direitos humanos (do manos!?) seria aceitável por uma sociedade mínimamente esclarecida. Ainda, seria a mesma atenção dispensada para garantir àqueles que sofreram danos em suas lojas, provocados pelo "vandalismo cidadão"????
hahahahahahahahahaha
Que nível chegamos neste estado.

Anônimo disse...

Quanta generosidade desses defensores de araque.O cidadão comum que precisar dos serviços desses caras precisa entrar em uma fila, enquanto que, para esses baderneiros e vândalos, os defensores já estão na delegacia esperando para liberá-los da cadeia.Esse país é mesmo uma vergonha.

mairacolorada disse...

Mais ou menos o seguinte:Defensoria é o "SUS jurídico"daqueles que não podem pagar por assistência particular.
Bom lembrar que, se a Defensoria e os advogados só devessem se ocupar de "inocentes" então não seria necessário que deles se ocupassem.
Ou será que ninguém NUNCA procurou serviços de um advogado?E quando o fizeram estavam estritamente cobertos de razões e estas amparadas pela lei?
Também cabe perguntar, DE NOVO< se médicos só devem prestar socorro às " pessoas de bem"???!
É assim que deveria ser?Olho por olho, dente por dente e em breve todos estariam CEGOS.
TODOS têm direito a socorro médico, assim como a socorro jurídico.E não é uma sociedade revoltada com os desmandos institucionais reiterados que deveria pautar via do ódio e do inconformismo suas opiniões.
Os que não podem pagar, recorrem ao SUS, à Defensoria.Assim que funciona uma sociedade CIVILIZADA.Contrário, voltaríamos à barbárie.

Anônimo disse...

Eu, vocês, parcela trabalhadora e pagadora dos impostam, que pagam os salários destes funcionários públicos através dos nossos impostos, não queremos nosso dinheiro sendo usado para defender vagabundos e bandidos.

Vocês, senhores funcionários públicos, são nossos funcionários, e não nossos patrões, entendam isto !

Um dia um governo descente assumira o poder nesta baderna e o couro vai pegar pro lado de vocês !

Trabalhem para quem é direito e não para bandidos! Os bandidos tem as ONGs chapa branca do PT para defendê-los.

Anônimo disse...

A coisa anda mesmo complicada.
A defensoria saindo às ruas para defender os que praticam vandalismo é a prova mais transparente de que nossa adolescente democracia precisa urgentemente de balizamento.
A posição adotada pela Defensoria no texto sob comento é demagógica, fora de foco e além de suas atribuições legais.
Enquanto isso, aos pobres e necessitados, aquelas poucas fichas de atendimento prá quem madruga !

Estamos na ERA INVERSA... a vítima é prepotente e culpada, o réu é vítima indefesa... disse...

Tio Tardo mandou,
Quem tem ..
Obedece e "justifica" bem direitinho...

"Que vergonha do Varti..."

Até quando os cofres públicos aguentarão? Ou, e quando a economia não gerar mais riquezas e deixar de abastecer os cofres públicos?

Anônimo disse...

Deixa, quando a coisa degringola de vez (pelo jeito não demora) esses 'inocentes' úteis vão ver a m* que ajudaram a construir.

Considerando que tem nivel superior, esperávamos mais discernimento dos nobres defensores, mas, no mínimo foram (de)formados da UFRGS..

Anônimo disse...

Políbio,

Bandido de Esquerda tem prioridade, não necessita de "ficha"!!

JulioK

Joao Coragem disse...

Sr. Defensor Público Geral: espero, como contribuinte, que a defensoria tenha no mínimo esta mesma celeridade que foi conferida aos Black Blocs, quando um assitido vier bater as portas de sua repartição pleiteando que o SUS dê a competente assistência médica a um familiar em situação de calamidade e desamparo pelo estado. Porque, como o Sr. disse, a defensoria "assegura um processo justo, reto e sem prejulgamentos ou discriminações". Realmente se é JUSTO espero todo o assistido nunca encontre uma atendente com má vontade e afeita a procrastinar, diferente da força tarefa empenhada pela sua defensoria aos Black Blocs.

E mais uma coisa, contra outra! Acha que todo mundo é idiota!

Anônimo disse...

ALÉM DE MENTIROSOS E PETISTAS, AINDA APÓIAM O TERROR CONTRA O CIDADÃO BRASILEIROS E CONTRA ESTADOS ESTRANJEIROS.
A DEFENSORIA PÚBLICA DO RS É DE DAR INVEJA AO TALIBÃ.

Anônimo disse...

corrigindo, escrevi promotoria...

me enganei...

eh defensoria...

Anônimo disse...

INOCENTES !!!!!!!! Mas isso é um acinte com o bom senso e a vergonha na cara !!!!
Quem é esse Nilton ??? Queria ver se o vandalismo fosse na casa dele !!!

mairacolorada disse...

senhor Anônimo, não é assim a relação entre cidadãos e funcionários, e um governo "descente" seria o caos, porque desceríamos lomba abaixo rumo à desordem social.E também a gramatical.Dá uma lida no Contrato Social de J.J.Rousseau, que talvez possa lhe explicar melhor como funciona essa relação intensa entre diversos segmentos.Não vale a pena debater com quem não quer compreender,por isso recomendo LEITURA<porque sempre é o melhor caminho,inclusive para que se tome decisões e se forme opiniões com base no próprio raciocínio e não com o decantado e equivocado " grito das ruas" que não passa de repetição de um eco sem cara e SEM NOÇÃO.

Anônimo disse...

Para Maira Colorada:
O JJ Rousseau com cujo nome enche a boca só é levado a sério neste fim-de-mundo. Só vigaristas para fins de aprendizado e otários por adoração pura dedicam-se a ler coisas desse mitômano, safado, psicopata, gigolô que, entre outras coisas generosas, colocou na Roda dos Enjeitados os 5 filhos que teve. Sugiro que procure ler Autores, não chorume de lixo pseudocultural.

Surfista Prateado disse...

Só o que eu posso dizer é AHÃ.

Anônimo disse...

Eles não cometeram o crime em território nacional. Deveriam responder à Justiça Norte Americana e não uma defensoria pública local interessada nos holofotes.

Anônimo disse...

O que mais dói é que o contribuinte é que paga o salário desta gente.

Cesar disse...

Esse sujeito investido de defensor publico, deve ser um daqueles NERDS que tem em todas as turmas na faculdade. É um CDF almofadinha que não sabe nada da vida, só o que diz nos livros, nunca brincou na rua, nunca jogou uma pelada, para não ficar com "dodói" nas canelinhas brancas por falta de sol e que dormiu chupando bico até os doze anos, e somente soltou pandorga no vento do ar condicionado ao apartamento do papai! Cara, eu já vi escreverem asneiras e tu estás entre os melhores colocados. Por causa de gente igual a ti, é que este País está cada vez pior. Tomara que estes vandalos invadam tua casa e quero ver tu dizeres o que dissestes! Ridiculo e imPresTável.

Anônimo disse...

O que falta é vergonha na cara, o resto é enrolação ideologica.

Anônimo disse...

PREZADO ANONIMO DAS 15:21:
O SILÊNCIO TAMBÉM É O RECURSO DOS COVARDES E, DOS CULPADOS.
OS VALENTES NÃO SE CALAM PERANTE A INJUSTIÇA DO QUE DEVERIA SER A JUSTIÇA.
A JUSTIÇA BRASILEIRA FOI COMPRADA PELO PT.

Justiniano disse...

Pelo menos assim os americanos sabem que além de daqueles vândalos, devem começar investigar também esses caras da defensoria, porque há sinais inequívocos de atitude anti-ianque nestes caras, porque chamar isso de advogado é uma ofensa a classe.

*****Lembrem-se do nome desse cara embaixada americana quando ele pedir visto para viajar para os EUA.

NEWTON disse...

Maira Colorada, o que me chama atenção nesse episódio, é que esses invasores agora "necessitados" dos serviços da defensoria pública, não entraram na fila de atendimento, foram classificados pelos agentes da defensoria, como "mais iguais", com direito a resposta imediata, instantânea da ação do leque de proteção do estado. Será que foi para mostrar ao Obama, que esta repartição funciona exemplarmente? Milhares de brasileiros humildes, que de alguma forma foram aviltados em seus direitos, e que tem na defensoria publica sua única chance de justiça,devem estar intrigados com este "espasmo" de eficiência ocorrido neste caso.

Anônimo disse...

Lamentável. Ainda bem que fui embora deste país.

Anônimo disse...

A MAIRACOLORADA, ninguem é contra defesa de baderneiro o que fica no ar é, se os caras invadiram uma sala de embaixada e rasgaram o simbolo maior de uma nação amiga(com todo respeito, acredito que vc não saiba o que é patriotismo)no minimo estes caras devem ficar 81 dias presos e após solto de não forem julgados. Se leitura resolvesse os juizes seriam responsabilizados por suas assinaturas, veja que nem o estudo resolveu o carater de nosso governador, pois não cumpre a lei que cria.
Quanto a lei olho por olho, chama-se lei de tabelião no antigo Israel e prova que funciona ninguem ficou cego, muito pelo contrario, veja como está o estado Hebreu.
Quem precisa de defesa é o cidadão trabalhador que paga pesados impostos para manter esta maquina governamental com servidores em sua maioria não comprometido com trabalho, falo com conhecimento pois trabalhei 39 anos para o governo e muitas vezes a sala parecia assombrada tinha cadeiras com casaco e não havia o dono, hoje o casaco tem dono mas está inchado de CCs mamadores, vcs devem defender o cidadão que está morrendo nas filas dos hospitais, isso sim que é crime, e crime contra a humanidade, não me venhas com conversas fiada de quem a pouco tempo saiu de uma uma universidade com pensamentos socialista. Tua conversa é muito boa para acompanhar um chop, mas na pratica estamos presos atrás de grades em nossas casas e apto, não podemos estacionar o carro que já vem um marginal morder, não podemos parar numa sinaleira a noite somos assaltados,MAIARACOLORADA vai viver a vida tu não conheces nada de cidade grande onde somos apenas uma estatística e se bobiarmos seremos um numero no cemitério. Em que ´país pensa que moras? EUA, Japão, Europa, quando se mora em país civilizado pensa-se como civilizado, quando mora em meio a uma guerra civil, pensa como sobrevivente.




Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Achei justo o texto. É coerente com o objetivo da instituição. Também precisamos pensar pelo outro lado da questão.

Anônimo disse...

PELO QUE EU SEI A PESSOA PARA SER ATENDIDA PELA DEFENSORIA TEM QUE TER A RENDA MÁXIMA EM TORNO DE 1.500 REAIS. ESSA BANDIDAGEM, GRANDE MAIORIA FILHOS DE PAPAI, POIS NÃO TRABALHAM E DEPEDRAM O PATRIMÕNIO ALHEIO, TEM RENDA SUPERIOR, POIS OCARA COM RENDA ATÉ 1.500 NÃO TEM TEMPO DE FICAR INFERNIZANDO A VIDA DOS OUTROS. AÍ TEM BOLCHEVISMO OCULTO.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/