CEEE vai cobrar aumento de 13,45%. Distribuidoras privadas já cobram tarifas 30% menores no Estado.

Empreendedora de um dos piores serviços de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do País, a CEEE aumentou suas tarifas em 13,45%. A CEEE está com transformadores, conversores e linhas de distribuição sucateados, o que potencializa apagões como o de segunda-feira. Regiões inteiras de Porto Alegre ficaram sem luz o dia inteiro. 

. Trata-se de um aumento abusivo, porque supera o dobro da inflação dos últimos 12 meses.

. A estatal controlada pelo governo estadual - um paquiderme cada vez mais ineficiente -  não explicou nada, mas especialistas analisam que isto se deve a necessidade de recomposição do caixa da distribuidora, que no início do ano teve de pagar caro para comprar energia de termelétricas, tenha levado a Aneel a autorizar o reajuste.

. A diferença de tarifas da CEEE para outras distribuidoras de Energia que atuam no Estado, como RGE e AES Sul, está cada vez menor (em média, o preço da energia da empresa era 30% inferior ao das demais nos anos anteriores). O cálculo é da Fiergs. O aumento afetará 1,5 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios do Rio Grande do Sul, quase cinco milhões de gaúchos, ou quase metade da população do Rio Grande do Sul. Para os clientes de alta tensão, como as indústrias, o reajuste será ainda maior, de 16,61%.

11 comentários:

Unknown disse...

Por favor esclareça:
1. No titulo do post afirmas que as distribuidoras privadas cobram 30% mais barato que a CEEE.
2. No corpo do post afirmas que a diferença entre as tarifas estatais e privadas está cada vez menor e que chegava a 30 % menor.

Entendi mal ou é isto mesmo?

Surfista Prateado disse...

Ué, mas em fevereiro a dona Dilma não mandou baixar a tarifa na marra? Agora vem este aumento estratosférico, voltamos aos valores antigos? OUTRA PIADA PETRALHA.

Anônimo disse...

A ceee sempre cobrou menos e continua cobrando menos. A media é uma diferença de 30% nos últimos anos. Essa diferença diminuiu agora. A qualidade do serviço é semelhante nas 3 empresas.

Anônimo disse...

Onde o editor quer chegar, mentindo descaradamente desse jeito? A CEEE cobra mais barato e se faltou energia elétrica em pontos isolados em Porto Alegre foram pelos mesmos motivos que faltaram energia elétrica em cidade do interior, ou seja, o vento forte, ou seja, força da natureza. Só que em Porto Alegre a energia já voltou e no interior ainda não, em alguns locais.

Anônimo disse...

A população tem pagar pela ineficiência, incompetência e mau planejamento do estado. Fica facil governar desse geito ...

Anônimo disse...

A redução eleitoreira dilmática não se sustentou, porque artifical, sem base. Deveria ter reduzido os impostos altíssimos, mas optou pelo mais fácil, reduziu as tarifas e descapitalizou as empresas. Agora, para não ocorrer uma quebradeira geral, faz generosos reajustes correndo atrás do prejuizo. Esta é a maneira de governar de quem não é transparente e adota procedimentos "expertos" para enganar o eleitor medíocre ou desinformado. Aqui, viu Sgarbi, não cola.

Anônimo disse...

Também enchem uma estatal de CCs, alguém tem que pagar a conta.
Este era o motivo do PT não querer a privatização e o povo não entendia.



Eduardo Menezes

Anônimo disse...

Não acredito que o jornalista Políbio Braga esteja usando de má fé. Foi apenas engano dele o erro entre o título e o post.
Não há intenção alguma em querer falar mal da CEEE ou do governo do Estado. Apenas engano.
Na realidade o título que ele queria colocar era: CEEE vai cobrar aumento de 13,45%. Distribuidoras privadas ainda cobram tarifas 30% maiores no Estado.

Manoel disse...

Assim é fácil administrar. Empresa com monopólio da distribuição de energial elétrica, em toda uma região do Estado, serviço indispensável e essencial,foi e continua sendo sangrada permanentemente em ações trabalhistas com as mais absurdas exigências, por incompetencia de seus administradores. Só pode prestar um péssimo serviço, como em nossa região, na Vila Santa Isabel-Medianeira, em Viamão, com reclamações até na ouvidoria e sem solução. Apertou o cinto, aumenta a tarifa. O consumidor é obrigado a pagar, pois as "Agências Reguladoras" são só cabides de emprego, cada uma em sua área de atuação. Estes cabides elas regulam muito bem, mas agir em defesa da prestação de um bom serviço, nem pensar. É muito "tabalhoso".
Manoel

Anônimo disse...

É mentira que falta luz por causa de vendavais.
Moro em Eldorado do Sul, no Guayba Country Club. Lá se ventar ou molhar os fios falta luz. É toda semana!!!!
Só de aparelhos queimados meus são mais de vinte. Lâmpadas econômicas são queimadas 4 a 5 por mês.
É uma vergonha o serviços prestados por esta empresa.
Onde foi usado os 4 Bi recebidos do governo federal na ação judicial ganha pela estatal? Também foi para o caixa único para arcar com as despesas da contratação da companherada?

Anônimo disse...

Políbio, tu deveria ser humorista e não repórter.
De longe se vê que não ententes absolutamente nada do setor elétrico.
As comparações são confusas e somente fomentam o desentendimento do público.
Procure te informar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/