Darcy Francisco Carvalho dos Santos adverte que o metrô de Porto Alegre é apenas o canto da sereia

A ilustração é da Pequena Sereia, Disney.



No artigo que escreve nesta terça-feira no jornal Zero Hora, RBS, o economista Darcy Francisco Carvalho dos Santos analisa a total impossibilidade que tem o governo estadual de investir no metrô de Porto Alegre. Eis o que ele denuncia:

- A Lei de Responsabilidade Fiscal, em boa hora, estipulou duas condições para que os entes públicos pudessem tomar novos empréstimos: o limite de endividamento e o superávit primário.Quanto à primeira condição, a margem de endividamento que existia em 2010 foi esgotada com os novos empréstimos e a que será formada pela renegociação da dívida (R$ 800 milhões) não será suficiente para compensar o crescimento da dívida decorrente dos déficits fiscais no exercício corrente e nos próximos cinco anos. O saque de R$ 4,5 bilhões de depósitos judiciais em abril passado deixa evidente a situação deficitária. A outra condição é o superávit primário, que é a poupança para pagar a dívida, condição indispensável a quem toma um empréstimo, sob pena de não poder honrá-lo.

Leia mais:
Ora, o Estado, a partir do próximo ano, terá superávit primário mínimo e até déficits no período governamental seguinte.

A aprovação de mais endividamento só será possível com a adoção de “contabilidade criativa”, o que, aliás, não será novidade para a Secretaria do Tesouro Nacional, à qual cabe aprovar a matéria. Mas isso tem consequências.

Assim sendo, sem dinheiro e com margens esgotadas, como ficarão os demais investimentos do Estado?

Ou será o metrô o canto da sereia?

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da análise.

8 comentários:

Anônimo disse...

Dixcordo!!! Isso está mais para canto do Monstro do Lago Ness!

Anônimo disse...

Outro investimento de papel que virou FUMAÇA:

www.baguete.com.br/noticias/11/10/2013/mixou-a-mega-fabrica-da-foxconn-no-brasil

Anônimo disse...

Somente a Rosane de Oliveira acredita no metro. É claro que um dia teremos metro em POA mas nao sera esse ai que a Dilma prometeu novamente.

Anônimo disse...

PT bom para criticar,ruim para administrar.Isso é fato.Juscelino fez uma cidade,Brasília, em 5 anos levando materiais por avião,não havia estrada.O PT em 12,com toda tecnologia atual, não consegue inaugurar um palmo do Canal da Transposição do Rio São Francisco e deixando o povo nordestino à míngua.

Anônimo disse...

Estão todos enganados, a Velhinha de Taubaté, a socialista francesa, acredita que o metro estara pronto no prazo previsto.

Anônimo disse...

Leitura para os envolvidos no "novo" projeto do metrô POA:
"O exercício da cidadania requer indivíduos que participem cotidianamente da vida de sua cidade. Organizados para alcançar o desenvolvimento da comunidade onde vivem, devem exigir inicialmente comportamento ético dos ocupantes dos poderes constituídos e eficiência na gestão dos serviços públicos. Uma das obrigações mais importantes do cidadão é não aceitar ser vítima da corrupção."

http://www.amarribo.org.br/assets/cartilha_pt.pdf

João Coragem disse...

O benefício da linha 1 do metro a mobilidade de Porto Alegre e' inequívoco. Não há como ir contra um investimento desses que, ainda mais, tem grande contrapartida federal.

Passado o oba-oba dos anúncios, agora é' hora de fazer acontecer. Só Dilma já anunciou o metro duas vezes, e isto enche o saco. Parece Lula com suas múltiplas inaugurações da duplicação da BR 101. Está sim e' a discussão que faz sentido! Cobrar trabalho e a conclusão célere!

Anônimo disse...

Foi só a Dilma falar em metrô aqui na capital e já estão providenciando uma SECRETARIA para fazer a licitação, se estes caras tivessem esta velocidade para trabalho onde estaria o Brasil.
Esta SECRETARIA vai virar emprego para CCs do MINICIPIO,ESTADO e UNIÃO.


Eduardo Menezes

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/