Artigo, Roberto Requião - Trocar Libra por superávit primário é crime contra o Brasil

O artigo a seguir é de  Raul Tadeu Bergamnn e Roberto Requião. Requião é senador do PMDB e ex-governador do Paraná. O texto foi publicado no Jornal dos Economistas, do Corecon e Sindecon do Rio. Leia tudo.

As privatizações e desnacionalizações feitas por FHC foram os maiores crimes já perpetrados contra a sociedade brasileira.
Significaram a entrega de centenas de bilhões de dólares de patrimônio do povo a preços aviltantes, milhões de empregos destruídos, perda de autonomia tecnológica, substituição de fornecimento de máquinas e insumos nacionais por importados, centenas de bilhões de dólares de remessas de lucros para o exterior e tarifas de serviços públicos extorsivas, as maiores do mundo.

Elas continuam causando sérios problemas econômicos e são as principais responsáveis pela séria crise que poderemos ter no futuro muito próximo. As elevadas tarifas de serviços públicos privatizados são um dos principais fatores que fazem com que nossa moeda se mantenha tão valorizada. Portanto, são uma das principais causas da desindustrialização.

A indexação dessas tarifas é a responsável pelo fato de a inflação no Brasil ser tão resistente. Esses fatores, mais a grande remessa de lucros das empresas desnacionalizadas e importação de insumos e equipamentos por elas realizadas são responsáveis por boa parte do rombo em nosso balanço de pagamentos. O buraco no balanço de pagamentos e essas tendências inflacionárias dos serviços públicos privatizados colocam o governo em posição difícil, sendo praticamente impossível evitar uma crise inflacionária ou de desemprego.

Apesar disso, há quem advogue que mais privatizações sejam a solução para os males causados pelas privatizações do passado. Ao contrário, isso alimenta uma bola de neve: as privatizações e desnacionalizações geram mais remessa de lucros, mais déficit em transações correntes, mais necessidade de atrair capital estrangeiro para cobrir o déficit, gerando um círculo vicioso que redundará em falência do país, esvaindo o pré-sal sem retorno para o Brasil.

O lucro do pré-sal tem que ser reinvestido no desenvolvimento nacional, o que não ocorrerá se ele for entregue ao cartel internacional. O leilão de Libra é uma forma de privatização, cujo valor supera todas as de FHC. Nesse sentido, Dilma estará cometendo um erro até maior do que os de FHC.

A produção de Libra sozinha permitiria um grande avanço econômico, financeiro e tecnológico, resolvendo muito do nosso histórico passivo social, resolvendo os nossos problemas de educação, saúde, segurança, tecnologia, mobilidade urbana, tornando-nos uma sociedade mais próspera e justa.

Com o leilão, o governo entregará para o cartel das multinacionais a propriedade da maior parte do petróleo a ser extraído do campo recém-descoberto e o maior do mundo, com 15 bilhões de barris.

CLIQUE AQUI para ler mais. 

12 comentários:

Anônimo disse...

Claro que esses Senhores são contra a venda e exploração desse poço de petróleo, pois os interesses dos homens públicos desse País não e com o social em si, mas para criação de mais e mais cabides de empregos no setor público como moeda de troca !!
O governo deve entrar na regularização do setor e não operar como um empresa privada.

Anônimo disse...

CAIU A FIXA!!

O BRASILEIRO, RICO EM PETRÓLEO, TEM QUE IMPORTAR PARA NÃO FALTAR COMBUSTÍVEL NA BOMBA.

NA FALTA DE COMBUSTÍVEL, ADICIONAM MAIS ÁLCOOL NA GASOLINA E MAJORAM OS PREÇOS NA BOMBA.

QUEM DISSE QUE O PETRÓLEO É NOSSO?!

Anônimo disse...

Polibio, não entendi. Uma sucessão sem fim de asneiras, ditas ao léu, sem qualquer fundamento. Uma logorréia irresponsável, recheada de refrões populistas e demagógicos. Eca.....

Anônimo disse...

E pergunta ao imbecil do Requião com que dinheiro a Petrobrás entra sozinha no negócio ?

Anônimo disse...

má que conversa mole!

o Requeijao esta chorando porque sobrou menos teta publica para ele mamar...

bom deve ser agora, com o estado explodindo de pelegos pendurados em todo tipo de cargo publico e o serviço sendo a mesmíssima merda que sempre foi...

Anônimo disse...

Privatizacao já! Ou alguem pensa que com a Petrossauro Petista teremos petróleo no futuro proximo?

Anônimo disse...


Deus, meu Deus, quanta imbecilidade. De onde tirar o dinheiro para investir? Um dos geradores da desgraça da Petrobrás foi a trágica decisão do governo ( Lei? ) obrigando a Petrobrás a participar com o minimo de 30% de todo e qualquer campo licitado. Diga-me imbecil, da onde sairá esta necessária dinheirama para exploração?
A única solução para nosso pais sair do atoleiro em que se meteu é , o mais rápido possível, fatiar a Petrobrás em, no mínimo, quatro empresas para que num prazo curto venhamos a investir em exploração e refino do petróleo. Contrário, a conta importação de gasolina e derivados, vai "estourar" nossas tão preciosas divisas, com tanto esforços acumuladas nos últimos 10 anos!
Grato
João Paulo / Taquari

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:SR Requião o que é melhor,o petróleo no fundo do mar ou parte dele transformado em benefícios aos brasileiros a curto ou médio prazo?De que adianta ter uma fortuna e não poder usufruir dela?Por quê então os políticos enterraram a Paulipetro do Sr.Paulo Maluf heim?Acho que hoje São Paulo com a Paulipetro poderia contribuir com esse leilão e com os brasileiros ou não?

Surfista Prateado disse...

Evidente, se as coisas ficarem todas na mão do Estado, Requião e outros políticos enchem os bolsos dos seus partidários e familiares, e sobra para a população produtos e serviços de péssima qualidade, já que quem está lá não é para trabalhar, é apenas para embolsar salários, gratificações, "avanços" e todas estas cretinices de empregados de estatais e servidores públicos.

FAÇANHA disse...

Deixaram as portas do museu político abertas, e o Requião escapou para entoar a ladainha estatizante, muito ao gosto dos fósseis ideológicos que atualmente governam o Brasil; já virou tara.

Anônimo disse...

Não sei prá que o Estado vai administrar empresa. Sabemos que só dá prejuízo. então privatiza que a arrecadação dos impostos entra toda nos cofres do Tesouro. Daí é só investir bem o imposto arrecadado.
Deixa os fundos de pensão e os empresários ficarem ricos com o empreendedorismo privado. Todo lucro que for gerado obrigatoriamente terá que pagar imposto.

Anônimo disse...

Se a receita do petróleo fosse a solução de nossos a Venezuela estaria anos luz a nossa frente, no entanto...

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/