Entrevista, Jerônimo Goergen - O governo não quer mais apostar no biodiesel, o que é um erro

Jerônimo Goergen, PP do RS

O que os senhores querem do governo federal?
Queremos que do governo federal a revisão da postura sobre o congelamento das negociações sobre o novo marco regulatório para o setor.

Dilma não quer discutir mais nada.
Ela está desinformada ao apostar que o melhor para a balança comercial brasileira é a importação do diesel fóssil e exportação do óleo de soja. A minuta do marco regulatório está pronta, no entanto a presidenta determinou que a proposta fosse reavaliada em cima da situação econômica que vive o Brasil.

Por que razão?
Hoje há um recuo total da política que amplia a mistura do biodiesel no diesel fóssil
O governo alega que não existem ganhos para o País. Segundo dados do setor, o diesel fóssil é 60 vezes mais poluente e está cotado a R$ 1,930/litro no porto, contra R$ 1,790/litro do biodiesel (ambos livres de impostos). Com a previsão de manutenção do dólar no patamar atual, a vantagem do combustível verde se mantém.  Sem previsão legal de aumento da mistura, o setor deixa de ter uma perspectiva de crescimento.

Como está a situação neste momento?
“Hoje, as empresas trabalham com uma ociosidade de 60%. Tem plantas de biodiesel prontas e que não devem entrar em operação. O Programa Nacional de Produção de Uso do Biodiesel (PNPB) trouxe a previsão máxima de mistura de 5% do biodiesel no diesel fóssil, índice alcançado em 2010. Desde então, o setor vem produzindo nos mesmos patamares.

Como ficará?
A segunda versão do PNPB eleva dos atuais 5% (B5) para 7% (B7) o nível de mistura do produto. O cronograma prevê um aumento gradual até chegar a 10% (B10) em 2020. Hoje, essa agenda não existe mais, mas estamos abertos a construir uma alternativa pelo diálogo”, afirmou Jerônimo.

E?
O setor vai aguardar até agosto na expectativa de que o governo possa revisar a postura contrária ao avanço do PNPB2. Depois disto, buscaremos outras formas de ação. 

4 comentários:

Anônimo disse...

Este deputado foi a minha maior decepção, imaginava que seria um político ímpar no combate a corrupção que se instalou no país, mas se revelou um oportunista, aliás como toda bancada estadual e federal do PP, que nos brindam com sua conivência e omissão.

Anônimo disse...

Políbio,

A Carris testou ônibus movido a gás a mais de 20 anos!!

O Proalcool já é passado, pois importamos dos USA.

Hidroelétricas são atrasadas por índios, mas as Termoelétricas poluentes estão a pleno!!

Deputado, com a Dillma+PT no poder é melhor preparar um cheque com 30% para azeitar os tramites!!!

JulioK

Anônimo disse...

gente, este cara e da base aliada, mas se finge de oposição....

Anônimo disse...

Políbio, este politico não sabe nem que horas são, seus comentários são de uma mediocridade e de um desconhecimento científico atroz, pergunte se ele já ouviu falar em diesel de cana!!!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/