Americanos já tiram gás do xisto. O que o Brasil espera para usar a mesma técnica ?

Muito pouca gente prestou atenção ao trecho da entrevista que o ex-presidente FHC concedeu ao programa Roda Viva há uma semana, quando destacou e sublinhou com insistência a nova conjuntura em que entrará os EUA com a esperada superprodução de gás.

. Gás de xisto. Os americanos descobriram formas mais eficazes e baratas para extrair gás das rochas, o que eram impedimentos anteriores. A exploração já começou de fato.

. O diretor da Brasoja, Antonio Sartori, que mantém negócios diários com Chicago, acompanha esta dramática mudança do perfil das fontes de suprimento de energia nos EUA e aconselha o Brasil a também investir em xisto, no seu próprio xisto, já que reservas monumentais do minério existem no País, com ênfase para o Paraná.

- Essa nova situação que tem nos EUA, uma situação política do governo do presidente Barack Obama apostando no gás, significa que estão conseguindo energia mais barata, o que já propicia o retorno de indústrias que estavam na China. Os EUA possuem quase a metade de todas as reservas medidas de xisto do planeta. 

. Com mais gás de xisto e com maior produção de petróleo, os EUA também passaram a importar menos petróleo do Oriente Médio, porque até 2020 serão totalmente autossuficientes.

CLIQUE AQUI para saber como tornou-se mais eficaz e barato explorar gás do xisto.
CLIQUE AQUI para entender o tamanho das reservas por continentes e países. 

8 comentários:

Anônimo disse...

Não será competitivo explorar petróleo de grandes profundidades. Não terá viabilidade econômica, até por que vai sobrar petróleo no mercado mundial.
Com base nisso: Pré-Sal vai render a fortuna que os políticos esperam? etanol e motor flex terão futuro?

A Bem da Verdade disse...


Me desculpa mas o Canadá é que tem as maiores reservas disto.

Anônimo disse...

Se isso acontecer, o Oriente Médio vai derreter completamente...

Gil Rikardo disse...

Parece que o pré-sal já é pré-candidato a pré-juízo

Anônimo disse...

http://www.asiacomentada.com.br/2013/06/continuam-os-problemas-com-a-explorao-do-xisto/#more-12810

Anônimo disse...

O pré-sal brasileiro é que nem as empresas do Eike Batista ... só futurologia !

Anônimo disse...

Motores flex são um peso do passado a ser esquecido, são mais caros, gastam mais, são menos resistentes e servem somente para discutir sexo dos anjos! Biodiesel é outra aposta tecnicamente que precisa de muitos avanços, atualmente os fundos dos tanques de combustível ficam em estado lastimável por causa do biodiesel, quem adora são os mecânicos que limpam bombas injetoras!

Anônimo disse...

ISTO não dá MARKETING para os PTRALHAS!

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/